conecte-se conosco




MUNICÍPIOS

Protesto com cruzes no Cristo da Barra lembra mortos por Covid-19 no Brasil

Publicado

em

Um protesto realizado na manhã deste sábado (3), em Salvador, relembra vítimas da Covid-19 no Brasil. Trezentas cruzes foram colocadas no Cristo da Barra, no bairro da Barra, para simbolizar as mais de 300 mil mortes provocadas pela doença no país. O ato é organizado pela Central Única dos Trabalhadores na Bahia (CUT-BA), o Partido dos Trabalhadores (PT) e movimentos sociais.

De acordo com a presidente da CUT-BA, Maria Madalena Oliveira, a manifestação faz parte de um calendário de ações da entidade no Brasil para apontar o “descaso do governo federal” com as vidas perdidas na pandemia. “A gente exige vacinação em massa e auxílio emergencial de R$ 600”, afirmou a dirigente sindical, também conhecida como Leninha.

Desde o início da pandemia, o Brasil registrou 328.366 óbitos pela Covid. Só nesta Sexta-feira Santa (2), o país teve 2.807 mortes pela doença em 24 horas. Com isso, a média móvel de mortes no país nos últimos 7 dias ficou acima da marca de 3 mil pelo segundo dia consecutivo e chegou a 3.006. Na Bahia, 15.599 vidas foram perdidas para a doença, segundo dados da Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab).

Compartilhe
CONTINUE LENDO

MUNICÍPIOS

Jacaré é resgatado em praia de Salvador

Animal estava em praia no bairro da Pituba. Resgate foi feito pela Guarda Civil Municipal.

Compartilhe

Publicado

em

Foto: Divulgação GCM

Banhistas que aproveitavam o feriado de sol em uma praia no bairro da Pituba, em Salvador, foram surpreendidos com a companhia de um jacaré. O caso aconteceu na manhã desta quarta-feira (1º).

As pessoas acionaram a Guarda Civil Municipal (GCM), que fez o resgate do réptil. Um vídeo mostra o momento em que os agentes capturaram o animal.

De acordo com a GCM, o jacaré do tipo anão, de cerca de 1,5 m, será entregue a uma unidade do Grupo Especial de Proteção Ambiental (Gepa).

O departamento ficará responsável pelo encaminhamento ao Centro de Triagem para Animais Silvestres do Instituto Do Meio Ambiente E Recursos Hídricos (Inema).

Questionada pelo g1, a assessoria de comunicação da Guarda Municipal disse que suspeita que o réptil tenha chegado ao mar a partir de “algum rio que desemboque em alguma praia da cidade”.

Os agentes fizeram rondas na região e não detectaram a presença de outros animais silvestres fora do seu ambiente natural.

Conteúdo G1

Compartilhe
CONTINUE LENDO

MUNICÍPIOS

Pré-candidata a prefeita de Muritiba, Rose Reis, anuncia filiação ao PSD

Em um vídeo compartilhado em rede social, Rose aparece ao lado de Danilo de Babão e de Otto Alencar.

Compartilhe

Publicado

em

A atual diretora de Saúde e pré-candidata a prefeita de Muritiba, Rose Reis, se filiou ao Partido Social Democrático (PSD) nesta quarta-feira, 01.

Em um vídeo compartilhado em rede social, Rose aparece ao lado do prefeito Danilo de Babão e do senador Otto Alencar, ambos lideranças da legenda.

“Esta filiação representa um passo importante na nossa caminhada, fortalecendo nossos laços com um partido que compartilha da nossa visão de progresso e desenvolvimento. Juntos, iremos trabalhar incansavelmente para transformar nossas ideias em ações concretas, sempre em prol do bem-estar e do futuro de Muritiba”, escreveu.

FORTE NA NOTÍCIA

Compartilhe
CONTINUE LENDO

MUNICÍPIOS

Fachada de casarão desaba em Ilhéus; imóvel construído na década de 20 é tombado pelo município

De acordo com o secretário de Cultura de Ilhéus, Geraldo Magela, o imóvel foi construído em 1929.

Compartilhe

Publicado

em

Foto: Reprodução / Redes Sociais

A fachada de um casarão tombado desabou, na tarde desta terça-feira (30), no Centro Histórico de Ilhéus, no sul da Bahia. Pessoas no local filmaram o exato momento em que a estrutura colapsou.

De acordo com a Defesa Civil, pessoas em situação de rua ocupavam o imóvel, que é tombado pelo município, mas não há registro de feridos. A prefeitura de Ilhéus informou, por meio de nota, que ninguém estava dentro ou próximo ao edifício no momento do desabamento.

A estrutura da fiação elétrica foi atingida e parte da região na Avenida Dois de Julho ficou sem energia. Equipes técnicas da Neoenergia Coelba foram acionadas para atuar na resolução do problema.

De acordo com o secretário de Cultura de Ilhéus, Geraldo Magela, o imóvel foi construído em 1929.

Em 2023, um relatório de vistoria, emitido pela Defesa Civil, indicou que o imóvel tinha rachaduras, fissuras e oxidação, além das ferragens expostas visíveis na parte externa. A análise da época identificou a presença de descolamento de placas do revestimento das alvenarias, além da presença de fissuras, rachaduras, desgastes nos pilares e oxidação na ferragem do casarão.

De acordo com a prefeitura, o local foi interditado e foi recomendada a desocupação imediata. Apesar disso, pessoas em situação de rua ocuparam o imóvel.

No prédio funcionou a Sociedade Protetora dos Artistas e Operários de Ilhéus e, ainda conforme informado pela prefeitura de Ilhéus, o casarão estava sob o controle da Associação Protetora dos Artistas.

A prefeitura ainda disse que tentou assumir o prédio junto a associação, mas não obteve êxito. O g1 tenta contato, mas ainda não localizou um representante da entidade.

Conteúdo G1

Compartilhe
CONTINUE LENDO

Mais Lidas