conecte-se conosco




ESPORTE

Com time alternativo, Bahia empata com o xará de Feira na estreia do Baianão

Publicado

em

O Bahia e seu xará de Feira fizeram suas respectivas estreias na temporada 2022, mas ninguém saiu com o triunfo da Arena Cajueiro. Os dois times empataram em 2×2, neste sábado (15), pela primeira rodada do Campeonato Baiano.

O primeiro tempo foi melhor para o Tremendão, que abriu o placar com Diones. Mas Marcelo Ryan deixou tudo igual no fim da etapa, de pênalti. Na volta do intervalo, Caíque recolocou o mandante à frente no marcador, e Raí Nascimento assinalou o 2×2.

Na próxima rodada, o Bahia recebe o Unirb na Arena Fonte Nova, em jogo marcado para a quarta-feira (19), às 19h15. Já o Bahia de Feira visita o Vitória da Conquista no Lomanto Júnior no sábado (22), às 16h.

Primeiro tempo

Para a primeira partida no ano, o Bahia utilizou uma equipe alternativa. O grupo de transição é quem ficou responsável por representar o Esquadrão no Campeonato Baiano – a ideia é garantir ao técnico Guto Ferreira mais tempo de preparação do elenco principal. Mas o clube sofreu um surto de covid-19, 13 jogadores testaram positivo e o time ficou com somente 16 atletas à disposição.

Ficaram de fora os laterais Jonathan e Luiz Henrique, os zagueiros Felipe Torres, Gustavo Henrique, Ignácio e Ligger; os meio-campistas Jeferson Douglas, Luizão e Willian Maranhão, os atacantes Hugo Rodallega, Marcelo Cirino, Ronaldo e Oscar Ruiz, e o técnico da equipe sub-23, o português Bruno Lopes – sendo substituído na beira do campo pelo auxiliar Vinícius Rovaris. Já Douglas Borel, Mugni e Matheus Bahia foram vetados por gripe.

Com tantas ausências, o Bahia começou sofrendo para atacar. O meio de campo do Bahia de Feira não dava muitos espaços para o visitante, que, com dificuldades, acabava trocando passes no campo de defesa.

Em meio à dificuldade do rival, o Tremendão aproveitou e abriu o placar aos 14 minutos. Cazumba cobrou escanteio na área, a defesa do Bahia não conseguiu afastar e a bola sobrou para Diones. O volante matou no peito, girou e, de voleio, mandou para o fundo das redes.

O Bahia de Feira por pouco não ampliava aos 23, quando, mais uma vez, a defesa do Esquadrão afastou mal após escanteio. Quatro minutos depois, o anfitrião teve uma nova boa chance: Caíque recebeu dentro da área com espaço e chutou de primeira, mas a bola subiu demais. Melhor em campo, o Tremendão voltou a assustar aos 40: Diones cabeceou e a bola passou bem perto da meta defendida por Dênis Júnior.

Já o Bahia apresentava muitos problemas para atacar, e era dominado pelo rival. Até que o cenário mudou aos 46 minutos: Thayllon foi derrubado pelo goleiro Adilson, e o árbitro marcou o pênalti. Na cobrança, Marcelo Ryan mandou a bola no canto direito, o arqueiro até acertou o lado, mas não segurou: 1×1 na Arena Cajueiro.

Segundo tempo

O segundo tempo foi ainda mais movimentado em campo. Mais uma vez, o Bahia de Feira foi quem assustou primeiro, quando Diones completou cruzamento de cabeça, obrigando Dênis Júnior a trabalhar aos 2 minutos. Mas, dessa vez, o Bahia respondeu de imediato: Marcelo Ryan invadiu a área e tentou o chute, mas parou em Adilson.

Aos 7 minutos, Deon recebeu em velocidade em contra-ataque e chutou bem perto do gol. Diones também tentou ampliar, só que Dênis Júnior defendeu. Até que a pressão deu certo aos 13 minutos: Caíque surgiu pela esquerda em velocidade e foi até a linha de fundo. Quando parecia já estar sem ângulo, ele chutou forte e fez o 2×1 para o Tremendão.

A vantagem do Bahia de Feira no placar não durou muito tempo. Aos 20 minutos, Raí Nascimento recebeu, disparou e saiu na cara do goleiro. Ele parou em Adilson na primeira tentativa, mas aproveitou a sobra e mandou para o fundo das redes, assinalando o empate.

Nos minutos finais, o Tremendão fez pressão. Aos 34, Diones perdeu uma chance incrível, quando recebeu na linha da pequena área sozinho, mas, na hora do chute, furou. Sete minutos depois, Rhuann tentou uma bomba, só que Dênis Júnior, de pé, defendeu. Sem ninguém marcar mais nada, o placar foi decretado: 2×2.

Compartilhe
CONTINUE LENDO

ESPORTE

Bahia vence o Criciúma e larga em vantagem por vaga nas oitavas da Copa do Brasil

Esquadrão fez jogo de ataque contra defesa e poderia ter construído placar elástico.

Compartilhe

Publicado

em

Crédito: Paula Fróes/CORREIO

O Bahia largou em vantagem por uma vaga nas oitavas de final da Copa do Brasil. Na noite desta terça-feira (30), o Esquadrão venceu o Criciúma por 1×0, na Fonte Nova, pelo jogo de ida da terceira fase da competição nacional.

Em um jogo de ataque contra defesa, o Bahia massacrou o Tigre, mas só abriu o placar no segundo tempo, com gol marcado por Thaciano. O resultado dá ao Esquadrão a vantagem do empate no segundo jogo. Em caso de derrota por um gol de diferença, a decisão vai para os pênaltis.

O confronto de volta será no dia 23 de maio, no estádio Heriberto Hülse, em Santa Catarina. Antes disso, o Esquadrão encara o Botafogo, neste domingo (5), no Engenhão, pelo Campeonato Brasileiro.

Conteúdo Correio

Compartilhe
CONTINUE LENDO

ESPORTE

Bahia encara o Criciúma em busca de vantagem em primeiro confronto na Copa do Brasil

Tricolor encara o time catarinense, às 19h, pela terceira fase da competição.

Compartilhe

Publicado

em

Crédito: Tiago Caldas/EC Bahia

Depois de vencer o Grêmio e subir na tabela de classificação do Brasileirão, o Bahia mira agora a Copa do Brasil. Nesta terça-feira (30), o Esquadrão encara o Criciúma, às 19h, na Fonte Nova, pelo jogo de ida da terceira fase da competição.

Em casa, o objetivo do tricolor é conseguir uma boa vantagem para ficar mais perto das oitavas de final. Para isso, o time sabe que precisa ser cirúrgico no ataque. Diante do Grêmio, o clube baiano teve chances para fazer um placar elástico, mas parou no goleiro Rafael Cabral e venceu por apenas 1×0.

Para o atacante Everaldo, aproveitar o mando de campo será fundamental para os objetivos do clube, mas ele alerta que não será um duelo fácil.

“Vai ser um jogo difícil, um time de Série A, a gente vem acompanhando os jogos deles, é um time postado, bem montado, e temos que respeitar. Mas vamos jogar dentro de casa e, na Fonte Nova, é diferente, a torcida comparece, a energia é outra. São dois jogos, é importante conquistar o resultado positivo pois a gente sabe que o jogo lá vai ser difícil. A Copa do Brasil é um dos nossos objetivos na temporada”, afirmou.

Contra o Criciúma, Rogério Ceni tem o importante retorno do zagueiro Victor Cuesta. O argentino ficou fora do último compromisso após passar por cirurgia no nariz. Ele treinou normalmente ontem, com o auxílio de uma máscara de proteção facial, e está à disposição.

Ceni deixou aberta a possibilidade de preservar alguns jogadores por conta do desgaste físico, mas a tendência é que ele repita a base do time que disputou as últimas partidas no Brasileiro. Autor de um golaço sobre o Grêmio, Everaldo deve ser mantido ao lado de Thaciano no ataque.

O jogo de volta entre Bahia e Criciúma será no dia 23 de maio, no estádio Heriberto Hülse, em Santa Catarina. Pelo regulamento da Copa do Brasil, não há vantagem de gols fora de casa.

CRICIÚMA

Apesar de contar com a força da Fonte Nova, o Bahia sabe que precisa ficar ligado ao Criciúma. O Tigre vem de goleada por 4×0 sobre o Vasco em São Januário. O técnico Cláudio Tencati, no entanto, tem problemas para montar o time.

O volante Barreto foi expulso contra o Brasiliense, na segunda fase, e vai cumprir suspensão. Já o atacante Arthur Caíke, ex-Bahia, disputou a Copa do Brasil pelo Sport e está impedido de entrar em campo.

Por outro lado, o clube conta com o atacante Yannick Bolasie como principal arma. O francês naturalizado congolês foi o grande destaque contra o Vasco, com duas assistências e um gol. Apesar da boa fase, Cláudio Tencati adotou mistério sobre a escalação.

“Ah, vai ser essa equipe que iniciou [contra o Vasco]? Não. E já vai ter mudanças, por necessidade. […] Mas, ao mesmo tempo, a gente pode vir com outra formação, e isso que o Criciúma vai variar na competição. […] Não se surpreendam quando a gente vir com dobra de lateral, com três meias, com dois atacantes. A gente sempre vai analisar o adversário e ver o que é possível fazer”, disse o treinador.

Conteúdo Correio

Compartilhe
CONTINUE LENDO

ESPORTE

Vitória perde para o Cruzeiro e segue sem vencer no Brasileirão

O próximo compromisso do Leão será na próxima quinta-feira (2).

Compartilhe

Publicado

em

Foto: Victor Ferreira/EC Vitória

Em sua primeira partida fora de casa no Campeonato Brasileiro, o Vitória perdeu para o Cruzeiro, por 3 a 1, no Mineirão, neste domingo (28), em duelo válido pela 4ª rodada da Série A. Os gols da partida foram marcados por Matheus Pereira, Rafa Silva e Arthur Gomes para o Cruzeiro enquanto Lucas Silva (contra) descontou para o Vitória.

Com o resultado, o Rubro-Negro segue sem vencer na Série A e chegou ao quarto jogo sem vitória na temporada. Com duas derrotas e um empate, o Leão soma um ponto no Brasileirão e tem uma partida a menos já que o duelo contra o Cuiabá, válido pela 2ª rodada, foi adiado. No momento, o Vitória está na 18ª colocação e ainda pode ser ultrapassado pelo Atlético Goianiense, que enfrenta o Internacional, neste domingo, às 20h.

O próximo compromisso do Leão será na próxima quinta-feira (2), às 19h, contra o Botafogo, no Estádio Nilton Santos, pelo jogo de ida da 3ª fase da Copa do Brasil. Pelo Campeonato Brasileiro, o Vitória volta a jogar contra o São Paulo, no próximo domingo (5), às 16h, no Barradão. Na rodada seguinte, no domingo (12), o time do técnico Léo Condé enfrenta o Vasco, em São Januário, às 11h, no Rio de Janeiro.

Bahia Notícias

Compartilhe
CONTINUE LENDO

Mais Lidas