conecte-se conosco




BAHIA

Hospital Geral do Estado registra mais de 30 casos de queimaduras no período do São João

Ainda há cinco pacientes hospitalizados por causa dos ferimentos, todos oriundos do interior baiano.

Compartilhe

Publicado

em

Foto: Internet/Reprodução

O Hospital Geral do Estado (HGE), em Salvador, registrou 33 casos de pessoas que deram entrada na unidade após sofrerem queimaduras entre os dias 20 e 26 de junho, semana das festas de São João. Os dados foram divulgados nesta segunda-feira (27), pelo diretor-médico da unidade, Marcos Almeida.

De acordo com o gestor, deste total, 11 pessoas foram atingidas especificamente em festas de São João, dias 23 e 24, e cinco seguem com acompanhamento de profissionais do Centro de Tratamento de Queimados.

“Nenhum deles está com o quadro de gravidade que precise de uma UTI. São pacientes que vão seguir com o tratamento de rotina do nosso setor especializado”, reforça Almeida.

Interior

Marcos Almeida detalhou que a maior parte do pacientes precisou de atendimento de ortopedia, e que quase todos eram provenientes de cidades do interior. Segundo ele, todos os que permanecem no HGE são de fora da capital.

No estado, três unidades possuem Centro de Tratamento de Queimados (CTQ), que ganharam reforço nos plantões durante o período das festas juninas, conforme a Secretaria da Saúde da Bahia (Sesab). São elas: Hospital Geral do Estado (HGE), Hospital Regional de Santo Antônio de Jesus (HGRSAJ), no recôncavo, e Hospital do Oeste (HO), em Barreiras.

O CTQ é uma espécie de UTI especial para este tipo de atendimento, e conta com médicos plantonistas, enfermeiros, técnicos de enfermagem e fisioterapeutas 24 horas.

Em Santo Antônio de Jesus, entre 1º de junho até o dia 26, foram registradas 27 ocorrências por queimaduras. Nesta segunda-feira (27), seis pessoas permanecem internadas. A reportagem entrou em contato com o Hospital do Oeste e aguarda retorno.

Ainda de acordo com a Sesab, o HGE registrou 90 casos de acidentes com fogos de artifício no São João de 2018 e outros 85 em 2019. Nos anos de 2020 e 2021, que não tiveram festas por causa da pandemia, foram 31 e 45 pessoas internadas, respectivamente, no mesmo período.

Conteúdo G1

Compartilhe
CONTINUE LENDO

BAHIA

Força Total reforça policiamento na Bahia nesta terça-feira (30)

Ação utiliza toda a frota e os recursos disponíveis da corporação.

Compartilhe

Publicado

em

Crédito: Divulgação

As equipes da Polícia Militar atuam nas ruas com o emprego máximo do efetivo desde as primeiras horas da manhã desta terça-feira (30), nos 417 municípios baianos, durante a 24ª edição da Operação Força Total.

A intensificação das ações contra a criminalidade, com a realização de abordagens preventivas, tem o objetivo de ampliar o policiamento no estado, apreender drogas e armas de fogo, além do cumprimento de mandados de prisão expedidos pela justiça.

O reforço, inclusive com o emprego do efetivo administrativo nas ruas, utiliza toda a frota e os recursos disponíveis da corporação, a exemplo de viaturas, motocicletas, bases móveis, aeronaves e drones.

Nas últimas 23 edições da Força Total, a operação realizou apreensão de um total de 505 armas de fogo, 805 prisões em flagrante e cumprimento de 310 mandados de prisão em todo o estado.

Conteúdo Correio

Compartilhe
CONTINUE LENDO

BAHIA

Trabalhadores da rede estadual de educação paralisam atividades por 48 horas na Bahia

Categoria rejeitou proposta de 5,69% de reajuste nos salários, com pagamentos fracionados, feita pela Secretaria de Educação.

Compartilhe

Publicado

em

Foto: Reprodução/TV Bahia

Os trabalhadores da rede estadual de educação paralisaram as atividades nesta segunda-feira (29), por 48 horas, após rejeitarem a proposta de 5,69% de reajuste nos salários, com pagamentos fracionados, feita pela Secretaria de Educação da Bahia (SEC).

A decisão foi tomada pela categoria na quinta-feira (25), durante uma assembleia do Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado da Bahia (APLB). Com isso, as escolas da rede estadual da Bahia não terão aulas nesta segunda e na terça (30).

A categoria pede 10% de reajuste, seguindo o percentual unificado pela Federação da Entidades Sindicais dos Servidores Públicos. Segundo a APLB, a proposta do governo foi rejeitada por 90% dos funcionários que votaram.

Além do reajuste, a categoria pede:

  • a restruturação de planos de carreiras;
  • pagamento imediato da 3ª parcela dos precatórios Fundo de Desenvolvimento da Educação Fundamental (Fundef), que seria encaminhado para a votação na Assembleia Legislativa da Bahia (Alba) em abril deste ano, com previsão de pagamento para o mesmo mês, o que não aconteceu.

Em nota, a Secretaria de Educação da Bahia informou que está aberta para negociar com o sindicato e que as escolas estão abertas durante o período da paralisação.

Conteúdo G1

Compartilhe
CONTINUE LENDO

BAHIA

Acidente grave em Pedra do Cavalo provoca interdição em trecho da BR-101

Até a divulgação dessa notícia não havia informações sobre vítimas.

Compartilhe

Publicado

em

Um acidente grave envolvendo uma carreta-baú foi registrado na noite desta sexta-feira, 26, no trecho da BR-101 na região de Pedra do Cavalo.

Uma carreta envolvida na batida ficou atravessada na pista e acabou provocando interdição nos dois sentidos da rodovia. Até a divulgação dessa notícia não havia informações sobre vítimas.

FORTE NA NOTÍCIA

Compartilhe
CONTINUE LENDO

Mais Lidas