conecte-se conosco




BAHIA

Baiano ajuda a criar norma mundial para setor florestal

Publicado

em

Cerca de dois terços da madeira negociada no mundo atualmente têm origem ilegal. Em meio a esse cenário pouco animador, uma nova norma que será lançada até o final deste ano terá o desafio de agregar mais sustentabilidade aos produtos de base florestal. Trata-se da ISO (International Organization for Standardization) 38.200.

Liderada pelo baiano Jorge Cajazeira, executivo com mais de duas décadas de atuação na Suzano Papel e Celulose, a norma contará com a participação de mais de cem países e terá a missão de fazer com que o consumidor, ao comprar uma peça ou bem proveniente de base florestal, tenha a garantia de que a produção utilizou critérios íntegros, sempre em respeito à legislação do país de origem.

“Vamos pegar o exemplo da Rússia, onde 60% da produção de madeira é ilegal, sendo que metade do que ela exporta provém de madeira ilegal. Na Libéria, 100% do que é produzido em madeira é ilegal. Na China, 50%. No Brasil, estima-se que um terço da produção seja ilegal. No Peru, 90%. Então, a madeira ilegal permeia o comércio mundial e não se pode permitir isso”, acrescenta o executivo.

A última reunião para discutir a ISO 38.200 foi realizada em fevereiro, em Berlim (Alemanha). Na ocasião, os temas que envolvem a norma foram debatidos já em caráter conclusivo, ao contrário do que vinha sendo registrado nos encontros anteriores, quando os pontos mais polêmicos ainda eram recorrentes.

“Por ser uma norma internacional, ela precisa ser aplicável em todo o mundo. Tivemos um grande processo nas negociações, que geraram um conjunto de regras aceitas por todos”, observa a advogada especialista em Direito Ambiental Erica Rusch, que participou das discussões na capital alemã.

Manejo

De acordo com Cajazeira, a nova norma pretende que o fabricante faça uma avaliação da legalidade de sua plantação, de como ele atende os principais requisitos internacionais de florestas bem manejadas. “Uma outra discussão abordou as utilizações da madeira, que não serve só para fazer papel e celulose. Serve para a construção civil e milhares de outros usos. Portugal tem interesse no manejo da cortiça para fazer rolhas para vinhos, por exemplo, uma vez que, segundo especialistas, a rolha tem um papel muito importante na preservação das propriedades da bebida. Os portugueses querem que a norma se aplique a esse tipo de produto”, explica.

O cumprimento da norma será em caráter voluntário, mas Erica Rusch acredita que a tendência será de que as empresas que não se adequarem à ISO enfrentarão dificuldades para comercializar seus produtos, tanto no Brasil como no Exterior.

Bahia

Considerada uma potência no setor florestal, com mais de 700.000 hectares locados para diversas finalidades, a Bahia tem grande interesse na sustentabilidade desse segmento, que faturou no ano passado cerca de R$ 9 bilhões e gera, no Estado, aproximadamente 320 mil postos de trabalho (diretos e indiretos).

“O setor de papel e celulose é o que mais exporta no Estado, por meio de suas principais empresas, Suzano, Fibria e BSC. Agora, para ter sucesso na exportação, essas empresas precisam ter suas bases certificadas. Hoje, esses certificadores são, basicamente, os selos FSC e PEFC. São dois certificadores que não têm origem internacional aceita, como a ISO, uma norma mundial aceita pela Organização Mundial do Comércio. Por isso, eu creio na vantagem indiscutível da ISO assim que ela esteja em pleno uso em relação aos outros padrões de certificação”, projeta Cajazeira.

Compartilhe
CONTINUE LENDO

BAHIA

Força Total reforça policiamento na Bahia nesta terça-feira (30)

Ação utiliza toda a frota e os recursos disponíveis da corporação.

Compartilhe

Publicado

em

Crédito: Divulgação

As equipes da Polícia Militar atuam nas ruas com o emprego máximo do efetivo desde as primeiras horas da manhã desta terça-feira (30), nos 417 municípios baianos, durante a 24ª edição da Operação Força Total.

A intensificação das ações contra a criminalidade, com a realização de abordagens preventivas, tem o objetivo de ampliar o policiamento no estado, apreender drogas e armas de fogo, além do cumprimento de mandados de prisão expedidos pela justiça.

O reforço, inclusive com o emprego do efetivo administrativo nas ruas, utiliza toda a frota e os recursos disponíveis da corporação, a exemplo de viaturas, motocicletas, bases móveis, aeronaves e drones.

Nas últimas 23 edições da Força Total, a operação realizou apreensão de um total de 505 armas de fogo, 805 prisões em flagrante e cumprimento de 310 mandados de prisão em todo o estado.

Conteúdo Correio

Compartilhe
CONTINUE LENDO

BAHIA

Trabalhadores da rede estadual de educação paralisam atividades por 48 horas na Bahia

Categoria rejeitou proposta de 5,69% de reajuste nos salários, com pagamentos fracionados, feita pela Secretaria de Educação.

Compartilhe

Publicado

em

Foto: Reprodução/TV Bahia

Os trabalhadores da rede estadual de educação paralisaram as atividades nesta segunda-feira (29), por 48 horas, após rejeitarem a proposta de 5,69% de reajuste nos salários, com pagamentos fracionados, feita pela Secretaria de Educação da Bahia (SEC).

A decisão foi tomada pela categoria na quinta-feira (25), durante uma assembleia do Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado da Bahia (APLB). Com isso, as escolas da rede estadual da Bahia não terão aulas nesta segunda e na terça (30).

A categoria pede 10% de reajuste, seguindo o percentual unificado pela Federação da Entidades Sindicais dos Servidores Públicos. Segundo a APLB, a proposta do governo foi rejeitada por 90% dos funcionários que votaram.

Além do reajuste, a categoria pede:

  • a restruturação de planos de carreiras;
  • pagamento imediato da 3ª parcela dos precatórios Fundo de Desenvolvimento da Educação Fundamental (Fundef), que seria encaminhado para a votação na Assembleia Legislativa da Bahia (Alba) em abril deste ano, com previsão de pagamento para o mesmo mês, o que não aconteceu.

Em nota, a Secretaria de Educação da Bahia informou que está aberta para negociar com o sindicato e que as escolas estão abertas durante o período da paralisação.

Conteúdo G1

Compartilhe
CONTINUE LENDO

BAHIA

Acidente grave em Pedra do Cavalo provoca interdição em trecho da BR-101

Até a divulgação dessa notícia não havia informações sobre vítimas.

Compartilhe

Publicado

em

Um acidente grave envolvendo uma carreta-baú foi registrado na noite desta sexta-feira, 26, no trecho da BR-101 na região de Pedra do Cavalo.

Uma carreta envolvida na batida ficou atravessada na pista e acabou provocando interdição nos dois sentidos da rodovia. Até a divulgação dessa notícia não havia informações sobre vítimas.

FORTE NA NOTÍCIA

Compartilhe
CONTINUE LENDO

Mais Lidas