conecte-se conosco




ESPORTE

Bahia tem quatro confrontos diretos seguidos para se manter na Série A

Publicado

em

As últimas rodadas do Campeonato Brasileiro têm funcionado quase como uma gangorra para os times que estão na luta contra o rebaixamento. Um triunfo é capaz de jogar para o meio da tabela, mas basta apenas um deslize para que o Z4 se torne uma realidade.

O Bahia, por exemplo, conseguiu acumular uma gordurinha e abriu seis pontos da zona ao vencer o São Paulo, por 1×0, na Fonte Nova. Mas a derrota para o Flamengo por 3×0, somada à folga que teve no final de semana – o jogo contra o Atlético-MG foi adiado -, deixou o time na boca do Z4.

Com uma partida a menos, o Esquadrão tem os mesmos 36 pontos do Juventude (17º colocado) e supera os gaúchos no número de vitórias (9 a 8). Para acabar com a agonia e se livrar de vez do risco de rebaixamento à Série B, o Bahia vai ter uma sequência de quatro confrontos diretos, contra times que estão entre os quatro últimos do Brasileirão ou orbitando nas proximidades da zona de degola.

Além do Sport, adversário desta quinta-feira (18), às 21h, na Arena Pernambuco, em São Lourenço da Mata (PE), os comandados do técnico Guto Ferreira terão pela frente confrontos com Cuiabá (13º) e Grêmio (19º), ambos na Fonte Nova, e Atlético-GO (14º), fora de casa, nesta ordem.

Com uma série dos chamados “jogos de seis pontos”, o tricolor pode dizer que as próximas quatro partidas serão fundamentais para garantir a presença do clube na Série A de 2022. Se fizer a sua parte, no melhor dos cenários, o Bahia pode terminar a sequência com 48 pontos, número que seria mais do que suficiente para evitar a queda.

Trazendo os números para uma realidade mais modesta, se mantiver nos próximos confrontos o aproveitamento de 54% alcançado após a chegada de Guto Ferreira, o Bahia somará cerca de sete dos 12 pontos possíveis, chegando a 43, o que seria um passo importante na campanha.

“Creio que a gente está bem focado. Essa semana é decisiva, porque é um adversário direto para nossa briga no momento, lá embaixo. Então acredito que a gente está bem focado, bem convicto de que é uma decisão. A gente vai com muita vontade e muita garra para conseguir o triunfo lá”, afirmou o volante Edson.

Entre os adversários diretos, o Sport é o que vive a situação mais complicada. O Leão pernambucano tem 30 pontos, é o atual 19º colocado e já disputou dois jogos a mais do que Bahia e Juventude, e um a mais do que o Grêmio.

Com mais cinco partidas para realizar, o Sport teria que alcançar 100% de aproveitamento na reta final para chegar ao número ‘mágico’ de 45 pontos, considerado a margem de segurança para se manter na primeira divisão. Por isso, uma derrota amanhã praticamente sentencia o rubro-negro a jogar a Série B na próxima temporada.

O Grêmio também tem vida difícil. Ontem, os gaúchos esboçaram uma reação ao vencerem o Red Bull Bragantino por 3×0 em Porto Alegre. Com o resultado, o time subiu para a 18ª colocação, com 32 pontos. No entanto, os gremistas têm um jogo a mais do que o Bahia na tabela. Contratado na reta final, o técnico Vagner Mancini se vê cada vez mais pressionado, apesar do pouco tempo no comando.

Por outro lado, Cuiabá e Atlético-GO se encontram em situações mais favoráveis. Fora da zona, os representantes do Centro-Oeste passaram boa parte do Brasileirão no meio da tabela, mas resultados ruins na recentes os colocaram na briga na parte de baixo.

Restando sete jogos para o fim da temporada, o Bahia enfrentará ainda o líder Atlético-MG (casa), Fluminense (casa) e Fortaleza (fora).

Compartilhe
CONTINUE LENDO

ESPORTE

Bahia vence o Criciúma e larga em vantagem por vaga nas oitavas da Copa do Brasil

Esquadrão fez jogo de ataque contra defesa e poderia ter construído placar elástico.

Compartilhe

Publicado

em

Crédito: Paula Fróes/CORREIO

O Bahia largou em vantagem por uma vaga nas oitavas de final da Copa do Brasil. Na noite desta terça-feira (30), o Esquadrão venceu o Criciúma por 1×0, na Fonte Nova, pelo jogo de ida da terceira fase da competição nacional.

Em um jogo de ataque contra defesa, o Bahia massacrou o Tigre, mas só abriu o placar no segundo tempo, com gol marcado por Thaciano. O resultado dá ao Esquadrão a vantagem do empate no segundo jogo. Em caso de derrota por um gol de diferença, a decisão vai para os pênaltis.

O confronto de volta será no dia 23 de maio, no estádio Heriberto Hülse, em Santa Catarina. Antes disso, o Esquadrão encara o Botafogo, neste domingo (5), no Engenhão, pelo Campeonato Brasileiro.

Conteúdo Correio

Compartilhe
CONTINUE LENDO

ESPORTE

Bahia encara o Criciúma em busca de vantagem em primeiro confronto na Copa do Brasil

Tricolor encara o time catarinense, às 19h, pela terceira fase da competição.

Compartilhe

Publicado

em

Crédito: Tiago Caldas/EC Bahia

Depois de vencer o Grêmio e subir na tabela de classificação do Brasileirão, o Bahia mira agora a Copa do Brasil. Nesta terça-feira (30), o Esquadrão encara o Criciúma, às 19h, na Fonte Nova, pelo jogo de ida da terceira fase da competição.

Em casa, o objetivo do tricolor é conseguir uma boa vantagem para ficar mais perto das oitavas de final. Para isso, o time sabe que precisa ser cirúrgico no ataque. Diante do Grêmio, o clube baiano teve chances para fazer um placar elástico, mas parou no goleiro Rafael Cabral e venceu por apenas 1×0.

Para o atacante Everaldo, aproveitar o mando de campo será fundamental para os objetivos do clube, mas ele alerta que não será um duelo fácil.

“Vai ser um jogo difícil, um time de Série A, a gente vem acompanhando os jogos deles, é um time postado, bem montado, e temos que respeitar. Mas vamos jogar dentro de casa e, na Fonte Nova, é diferente, a torcida comparece, a energia é outra. São dois jogos, é importante conquistar o resultado positivo pois a gente sabe que o jogo lá vai ser difícil. A Copa do Brasil é um dos nossos objetivos na temporada”, afirmou.

Contra o Criciúma, Rogério Ceni tem o importante retorno do zagueiro Victor Cuesta. O argentino ficou fora do último compromisso após passar por cirurgia no nariz. Ele treinou normalmente ontem, com o auxílio de uma máscara de proteção facial, e está à disposição.

Ceni deixou aberta a possibilidade de preservar alguns jogadores por conta do desgaste físico, mas a tendência é que ele repita a base do time que disputou as últimas partidas no Brasileiro. Autor de um golaço sobre o Grêmio, Everaldo deve ser mantido ao lado de Thaciano no ataque.

O jogo de volta entre Bahia e Criciúma será no dia 23 de maio, no estádio Heriberto Hülse, em Santa Catarina. Pelo regulamento da Copa do Brasil, não há vantagem de gols fora de casa.

CRICIÚMA

Apesar de contar com a força da Fonte Nova, o Bahia sabe que precisa ficar ligado ao Criciúma. O Tigre vem de goleada por 4×0 sobre o Vasco em São Januário. O técnico Cláudio Tencati, no entanto, tem problemas para montar o time.

O volante Barreto foi expulso contra o Brasiliense, na segunda fase, e vai cumprir suspensão. Já o atacante Arthur Caíke, ex-Bahia, disputou a Copa do Brasil pelo Sport e está impedido de entrar em campo.

Por outro lado, o clube conta com o atacante Yannick Bolasie como principal arma. O francês naturalizado congolês foi o grande destaque contra o Vasco, com duas assistências e um gol. Apesar da boa fase, Cláudio Tencati adotou mistério sobre a escalação.

“Ah, vai ser essa equipe que iniciou [contra o Vasco]? Não. E já vai ter mudanças, por necessidade. […] Mas, ao mesmo tempo, a gente pode vir com outra formação, e isso que o Criciúma vai variar na competição. […] Não se surpreendam quando a gente vir com dobra de lateral, com três meias, com dois atacantes. A gente sempre vai analisar o adversário e ver o que é possível fazer”, disse o treinador.

Conteúdo Correio

Compartilhe
CONTINUE LENDO

ESPORTE

Vitória perde para o Cruzeiro e segue sem vencer no Brasileirão

O próximo compromisso do Leão será na próxima quinta-feira (2).

Compartilhe

Publicado

em

Foto: Victor Ferreira/EC Vitória

Em sua primeira partida fora de casa no Campeonato Brasileiro, o Vitória perdeu para o Cruzeiro, por 3 a 1, no Mineirão, neste domingo (28), em duelo válido pela 4ª rodada da Série A. Os gols da partida foram marcados por Matheus Pereira, Rafa Silva e Arthur Gomes para o Cruzeiro enquanto Lucas Silva (contra) descontou para o Vitória.

Com o resultado, o Rubro-Negro segue sem vencer na Série A e chegou ao quarto jogo sem vitória na temporada. Com duas derrotas e um empate, o Leão soma um ponto no Brasileirão e tem uma partida a menos já que o duelo contra o Cuiabá, válido pela 2ª rodada, foi adiado. No momento, o Vitória está na 18ª colocação e ainda pode ser ultrapassado pelo Atlético Goianiense, que enfrenta o Internacional, neste domingo, às 20h.

O próximo compromisso do Leão será na próxima quinta-feira (2), às 19h, contra o Botafogo, no Estádio Nilton Santos, pelo jogo de ida da 3ª fase da Copa do Brasil. Pelo Campeonato Brasileiro, o Vitória volta a jogar contra o São Paulo, no próximo domingo (5), às 16h, no Barradão. Na rodada seguinte, no domingo (12), o time do técnico Léo Condé enfrenta o Vasco, em São Januário, às 11h, no Rio de Janeiro.

Bahia Notícias

Compartilhe
CONTINUE LENDO

Mais Lidas