conecte-se conosco




ESPORTE

Brasil busca nono título da Copa América, contra o Peru

Publicado

em

“Domingo, eu vou ao Maracanã, vou torcer para o time que sou fã, vou levar foguetes e bandeiras, não vai ser de brincadeira, ele vai ser campeão”. O samba de Neguinho da Beija Flor ilustra bem como vai ser este domingo (7). Depois de 30 anos, o Rio de Janeiro volta a ser a capital do futebol no continente Sul-Americano. A partir das 17h Brasil e Peru entram em campo, no Maracanã, em busca de um sonho: conquistar o título da Copa América.

Para a seleção brasileira, vencer a Copa América tem uma importância histórica. Quatro dos oito títulos que o Brasil tem do torneio foram conquistados em casa. A equipe nunca deu brecha aos adversários e levou a melhor todas as vezes em que foi sede fixa da competição.

Além disso, o Brasil volta neste domingo a um dos principais templos do futebol mundial. Foram seis anos de espera até que a Seleção pudesse jogar outra vez no Maracanã. E a última vez foi com título nos 3×0 aplicado sobre a Espanha na final da Copa das Confederações de 2013.

A tendência é de que o torcedor brasileiro faça uma grande festa no Maracanã, mas nem tudo são flores e existe uma dupla pressão para que o time brasileiro saia campeão hoje.

A primeira está no jejum sem conquistas. O Brasil não levanta uma taça há seis anos. Foi exatamente na última vez em que esteve no Maraca. Na Copa América, a seca é ainda maior. Já se passaram 12 anos desde a vitória por 3×0 sobre a Argentina, na edição de 2007, na Venezuela, que marcou a última volta olímpica brasileira no torneio.

A outra pressão está na cabeça de Tite. O desempenho ruim na Copa do Mundo da Rússia e o fraco futebol apresentado pelo Brasil após o Mundial colocaram questionamentos no trabalho no treinador. Oficialmente, a CBF banca que Tite continuará no cargo até a Copa do Mundo de 2022, no Catar. Mas perder o título em casa pode ser considerado um desastre.

Moral e pouca tradição
Depois do início fraco na Copa América, o Brasil chega à decisão com a moral de ter vencido e convencido no clássico contra a Argentina, pela semifinal. Do outro lado, o time verde e amarelo vai encontrar um rival bem conhecido e de pouca tradição no torneio.

Enquanto muitos apostavam em Brasil, Uruguai, Chile e Colômbia, além da própria Argentina, como possíveis finalistas, o Peru voltou a fazer história. Depois de quebrar o jejum de 44 anos sem disputar uma Copa do Mundo e ir ao Mundial da Rússia, o time liderado por Paolo Guerrero encerrou outra espera de 44 anos ao passar pelo Chile e se classificar à final da Copa América.

Será apenas a segunda vez que os peruanos jogarão a decisão. A última vez foi em 1975, quando bateu a Colômbia em três jogos. Na campanha do primeiro título, em 1939, o torneio era disputado em turno único, sem final. O Brasil não participou desta edição da Copa América.

A missão de surpreender os brasileiros em seus próprios domínios, também não será nada fácil. Apenas o Uruguai conseguiu a façanha de arrancar um título do Brasil em solo verde e amarelo. Na Copa de 1950, no Maracanã, e na edição da Copa América de 1983, na Fonte Nova.

Esse ano, Brasil e Peru já se enfrentaram pela primeira fase da Copa América. Na Arena do Corinthians, em São Paulo, o resultado foi um acachapante 5×0 para o Brasil. Agora, a expectativa é por um duelo mais duro, mas com a torcida de que o Seleção possa jogar um futebol envolvente e volte a gritar ‘É campeão!’.

Compartilhe
CONTINUE LENDO

ESPORTE

Bahia vence o Criciúma e larga em vantagem por vaga nas oitavas da Copa do Brasil

Esquadrão fez jogo de ataque contra defesa e poderia ter construído placar elástico.

Compartilhe

Publicado

em

Crédito: Paula Fróes/CORREIO

O Bahia largou em vantagem por uma vaga nas oitavas de final da Copa do Brasil. Na noite desta terça-feira (30), o Esquadrão venceu o Criciúma por 1×0, na Fonte Nova, pelo jogo de ida da terceira fase da competição nacional.

Em um jogo de ataque contra defesa, o Bahia massacrou o Tigre, mas só abriu o placar no segundo tempo, com gol marcado por Thaciano. O resultado dá ao Esquadrão a vantagem do empate no segundo jogo. Em caso de derrota por um gol de diferença, a decisão vai para os pênaltis.

O confronto de volta será no dia 23 de maio, no estádio Heriberto Hülse, em Santa Catarina. Antes disso, o Esquadrão encara o Botafogo, neste domingo (5), no Engenhão, pelo Campeonato Brasileiro.

Conteúdo Correio

Compartilhe
CONTINUE LENDO

ESPORTE

Bahia encara o Criciúma em busca de vantagem em primeiro confronto na Copa do Brasil

Tricolor encara o time catarinense, às 19h, pela terceira fase da competição.

Compartilhe

Publicado

em

Crédito: Tiago Caldas/EC Bahia

Depois de vencer o Grêmio e subir na tabela de classificação do Brasileirão, o Bahia mira agora a Copa do Brasil. Nesta terça-feira (30), o Esquadrão encara o Criciúma, às 19h, na Fonte Nova, pelo jogo de ida da terceira fase da competição.

Em casa, o objetivo do tricolor é conseguir uma boa vantagem para ficar mais perto das oitavas de final. Para isso, o time sabe que precisa ser cirúrgico no ataque. Diante do Grêmio, o clube baiano teve chances para fazer um placar elástico, mas parou no goleiro Rafael Cabral e venceu por apenas 1×0.

Para o atacante Everaldo, aproveitar o mando de campo será fundamental para os objetivos do clube, mas ele alerta que não será um duelo fácil.

“Vai ser um jogo difícil, um time de Série A, a gente vem acompanhando os jogos deles, é um time postado, bem montado, e temos que respeitar. Mas vamos jogar dentro de casa e, na Fonte Nova, é diferente, a torcida comparece, a energia é outra. São dois jogos, é importante conquistar o resultado positivo pois a gente sabe que o jogo lá vai ser difícil. A Copa do Brasil é um dos nossos objetivos na temporada”, afirmou.

Contra o Criciúma, Rogério Ceni tem o importante retorno do zagueiro Victor Cuesta. O argentino ficou fora do último compromisso após passar por cirurgia no nariz. Ele treinou normalmente ontem, com o auxílio de uma máscara de proteção facial, e está à disposição.

Ceni deixou aberta a possibilidade de preservar alguns jogadores por conta do desgaste físico, mas a tendência é que ele repita a base do time que disputou as últimas partidas no Brasileiro. Autor de um golaço sobre o Grêmio, Everaldo deve ser mantido ao lado de Thaciano no ataque.

O jogo de volta entre Bahia e Criciúma será no dia 23 de maio, no estádio Heriberto Hülse, em Santa Catarina. Pelo regulamento da Copa do Brasil, não há vantagem de gols fora de casa.

CRICIÚMA

Apesar de contar com a força da Fonte Nova, o Bahia sabe que precisa ficar ligado ao Criciúma. O Tigre vem de goleada por 4×0 sobre o Vasco em São Januário. O técnico Cláudio Tencati, no entanto, tem problemas para montar o time.

O volante Barreto foi expulso contra o Brasiliense, na segunda fase, e vai cumprir suspensão. Já o atacante Arthur Caíke, ex-Bahia, disputou a Copa do Brasil pelo Sport e está impedido de entrar em campo.

Por outro lado, o clube conta com o atacante Yannick Bolasie como principal arma. O francês naturalizado congolês foi o grande destaque contra o Vasco, com duas assistências e um gol. Apesar da boa fase, Cláudio Tencati adotou mistério sobre a escalação.

“Ah, vai ser essa equipe que iniciou [contra o Vasco]? Não. E já vai ter mudanças, por necessidade. […] Mas, ao mesmo tempo, a gente pode vir com outra formação, e isso que o Criciúma vai variar na competição. […] Não se surpreendam quando a gente vir com dobra de lateral, com três meias, com dois atacantes. A gente sempre vai analisar o adversário e ver o que é possível fazer”, disse o treinador.

Conteúdo Correio

Compartilhe
CONTINUE LENDO

ESPORTE

Vitória perde para o Cruzeiro e segue sem vencer no Brasileirão

O próximo compromisso do Leão será na próxima quinta-feira (2).

Compartilhe

Publicado

em

Foto: Victor Ferreira/EC Vitória

Em sua primeira partida fora de casa no Campeonato Brasileiro, o Vitória perdeu para o Cruzeiro, por 3 a 1, no Mineirão, neste domingo (28), em duelo válido pela 4ª rodada da Série A. Os gols da partida foram marcados por Matheus Pereira, Rafa Silva e Arthur Gomes para o Cruzeiro enquanto Lucas Silva (contra) descontou para o Vitória.

Com o resultado, o Rubro-Negro segue sem vencer na Série A e chegou ao quarto jogo sem vitória na temporada. Com duas derrotas e um empate, o Leão soma um ponto no Brasileirão e tem uma partida a menos já que o duelo contra o Cuiabá, válido pela 2ª rodada, foi adiado. No momento, o Vitória está na 18ª colocação e ainda pode ser ultrapassado pelo Atlético Goianiense, que enfrenta o Internacional, neste domingo, às 20h.

O próximo compromisso do Leão será na próxima quinta-feira (2), às 19h, contra o Botafogo, no Estádio Nilton Santos, pelo jogo de ida da 3ª fase da Copa do Brasil. Pelo Campeonato Brasileiro, o Vitória volta a jogar contra o São Paulo, no próximo domingo (5), às 16h, no Barradão. Na rodada seguinte, no domingo (12), o time do técnico Léo Condé enfrenta o Vasco, em São Januário, às 11h, no Rio de Janeiro.

Bahia Notícias

Compartilhe
CONTINUE LENDO

Mais Lidas