conecte-se conosco




ESPORTE

Com técnico e elenco renovados, Vitória estreia hoje no Baianão

Publicado

em

Hoje é dia de matar a saudade. Depois de um mês e meio, os rubro-negros voltarão a ver o time do coração em campo neste domingo (16), quando o Vitória estreia na temporada às 16h, contra a Juazeirense, no Barradão, pelo Campeonato Baiano. Com técnico e elenco novos, o Leão vai apresentar seu cartão de visitas a no máximo 3 mil torcedores, devido ao novo decreto do governo do estado que limita a quantidade de público nos estádios. O clube decidiu disponibilizar os ingressos apenas para sócios.

Dado Cavalcanti vai mostrar o que conseguiu preparar em 13 dias de pré-temporada. Além do curto prazo de treinamento, o novo técnico ainda teve que lidar com as baixas provocadas pelo surto de covid-19 que o clube enfrentou nesta semana. Sete jogadores testaram positivo, estão isolados e fora da estreia: o goleiro Caíque, os zagueiros Mateus Moraes e Carlos, o volante Alan Santos e os atacantes David, Dinei e Jefferson Renan.

Segundo o coordenador médico rubro-negro, Ivan Carilo, estes jogadores passarão por nova testagem na segunda-feira e só depois serão reintegrados ao grupo. Em outros cargos no departamento de futebol, 11 membros foram infectados.

Inicialmente foram diagnosticados os auxiliares Ricardo Silva e Pedro Gama, os preparadores Leonardo Fagundes e Rodrigo Santana, os treinadores de goleiro Itamar Ferreira e Victor Muller (base), além de Willian Jesus, que trabalha no setor de inteligência, e do diretor de futebol Alex Brasil. Posteriormente, os preparadores físicos Júlio César Sacramento e Jeferson Queiroz, ambos das divisões de base, e o fisiologista Rafael Daltro também contraíram coronavírus.

“Vamos trabalhar em cima das adversidades, equacionar os problemas que temos de escalação, de escolha de atletas, principalmente de entender quem são os melhores jogadores para o momento, do ponto de vista técnico, tático e físico principalmente, para escolher as peças certas para iniciar o jogo e depois os outros que vão entrar no decorrer para nos ajudar”, afirmou Dado Cavalcanti.

Dos 14 recém-contratados, ele só não contará com Jefferson Renan e Alan Santos, e a tendência é que o torcedor veja muitas caras novas em campo. No único jogo-treino da pré-temporada, disputado na quarta-feira contra a equipe sub-20, Dado Cavalcanti escalou sete reforços.

Do time titular que encerrou a Série B no ano passado com a derrota por 1×0 para o Vila Nova, no Barradão, que selou o rebaixamento à terceira divisão nacional, somente o goleiro Lucas Arcanjo e o meia Eduardo foram mantidos. Os dois começam esta temporada com moral, especialmente Eduardo, citado por Dado durante a semana em um raro momento de elogio individualizado. Ele está com nova função e vai atuar como ponta esquerda.

A camisa 10 e a missão de armar os atacantes será primordialmente de Jadson. O veterano de 38 anos tem o currículo mais recheado do elenco e é a principal contratação do clube no ano.

O time escalado no jogo-treino tende a ser o que vai iniciar contra a Juazeirense: Lucas Arcanjo, Alemão, Alisson Cassiano, Marco Antônio e Salomão; João Pedro, Pablo e Jadson; Roberto, Guilherme Queiroz e Eduardo.

Sem vencer o estadual – e qualquer competição – há quatro anos, o Vitória quer acabar com o jejum de títulos este ano. O Leão foi campeão em 2017 em cima do Bahia e não coloca a mão na taça desde então. Em 2018, foi vice-campeão diante do maior rival e em 2019, 2020 e 2021 não conseguiu sequer passar da fase classificatória. No ano passado, o fracasso custou a vaga na Copa do Nordeste 2022.

Juazeirense

Adversário do Vitória na estreia, a Juazeirense tenta dar o passo a mais após ter se firmado como um clube de trabalho sólido no interior baiano. Semifinalista em três das quatro últimas edições (2018, 2020 e 2021), o Cancão confia ao técnico Francisco Diá o desafio de colocar o time na inédita final.

A equipe fez três amistosos na pré-temporada, com vitória de 4×0 sobre o Crato-CE em casa e derrotas para Lagarto (1×0) e Itabaiana (2×1) em uma excursão a Sergipe. Em meio à renovação ocorrida no elenco do ano pasado para cá, destaques como o goleiro Calaça, o volante Patrik e o meia Clebson seguem na Juazeirense, mas este último está machucado e não enfrenta o Vitória.

Uma possível escalação tem: Calaça, Rodriguinho, Ramón, Wendell e Thalison; Tibiri, Patrik e Deizinho; Elias, William Anicete e Dênis.

Compartilhe
CONTINUE LENDO

ESPORTE

Bahia vence o Criciúma e larga em vantagem por vaga nas oitavas da Copa do Brasil

Esquadrão fez jogo de ataque contra defesa e poderia ter construído placar elástico.

Compartilhe

Publicado

em

Crédito: Paula Fróes/CORREIO

O Bahia largou em vantagem por uma vaga nas oitavas de final da Copa do Brasil. Na noite desta terça-feira (30), o Esquadrão venceu o Criciúma por 1×0, na Fonte Nova, pelo jogo de ida da terceira fase da competição nacional.

Em um jogo de ataque contra defesa, o Bahia massacrou o Tigre, mas só abriu o placar no segundo tempo, com gol marcado por Thaciano. O resultado dá ao Esquadrão a vantagem do empate no segundo jogo. Em caso de derrota por um gol de diferença, a decisão vai para os pênaltis.

O confronto de volta será no dia 23 de maio, no estádio Heriberto Hülse, em Santa Catarina. Antes disso, o Esquadrão encara o Botafogo, neste domingo (5), no Engenhão, pelo Campeonato Brasileiro.

Conteúdo Correio

Compartilhe
CONTINUE LENDO

ESPORTE

Bahia encara o Criciúma em busca de vantagem em primeiro confronto na Copa do Brasil

Tricolor encara o time catarinense, às 19h, pela terceira fase da competição.

Compartilhe

Publicado

em

Crédito: Tiago Caldas/EC Bahia

Depois de vencer o Grêmio e subir na tabela de classificação do Brasileirão, o Bahia mira agora a Copa do Brasil. Nesta terça-feira (30), o Esquadrão encara o Criciúma, às 19h, na Fonte Nova, pelo jogo de ida da terceira fase da competição.

Em casa, o objetivo do tricolor é conseguir uma boa vantagem para ficar mais perto das oitavas de final. Para isso, o time sabe que precisa ser cirúrgico no ataque. Diante do Grêmio, o clube baiano teve chances para fazer um placar elástico, mas parou no goleiro Rafael Cabral e venceu por apenas 1×0.

Para o atacante Everaldo, aproveitar o mando de campo será fundamental para os objetivos do clube, mas ele alerta que não será um duelo fácil.

“Vai ser um jogo difícil, um time de Série A, a gente vem acompanhando os jogos deles, é um time postado, bem montado, e temos que respeitar. Mas vamos jogar dentro de casa e, na Fonte Nova, é diferente, a torcida comparece, a energia é outra. São dois jogos, é importante conquistar o resultado positivo pois a gente sabe que o jogo lá vai ser difícil. A Copa do Brasil é um dos nossos objetivos na temporada”, afirmou.

Contra o Criciúma, Rogério Ceni tem o importante retorno do zagueiro Victor Cuesta. O argentino ficou fora do último compromisso após passar por cirurgia no nariz. Ele treinou normalmente ontem, com o auxílio de uma máscara de proteção facial, e está à disposição.

Ceni deixou aberta a possibilidade de preservar alguns jogadores por conta do desgaste físico, mas a tendência é que ele repita a base do time que disputou as últimas partidas no Brasileiro. Autor de um golaço sobre o Grêmio, Everaldo deve ser mantido ao lado de Thaciano no ataque.

O jogo de volta entre Bahia e Criciúma será no dia 23 de maio, no estádio Heriberto Hülse, em Santa Catarina. Pelo regulamento da Copa do Brasil, não há vantagem de gols fora de casa.

CRICIÚMA

Apesar de contar com a força da Fonte Nova, o Bahia sabe que precisa ficar ligado ao Criciúma. O Tigre vem de goleada por 4×0 sobre o Vasco em São Januário. O técnico Cláudio Tencati, no entanto, tem problemas para montar o time.

O volante Barreto foi expulso contra o Brasiliense, na segunda fase, e vai cumprir suspensão. Já o atacante Arthur Caíke, ex-Bahia, disputou a Copa do Brasil pelo Sport e está impedido de entrar em campo.

Por outro lado, o clube conta com o atacante Yannick Bolasie como principal arma. O francês naturalizado congolês foi o grande destaque contra o Vasco, com duas assistências e um gol. Apesar da boa fase, Cláudio Tencati adotou mistério sobre a escalação.

“Ah, vai ser essa equipe que iniciou [contra o Vasco]? Não. E já vai ter mudanças, por necessidade. […] Mas, ao mesmo tempo, a gente pode vir com outra formação, e isso que o Criciúma vai variar na competição. […] Não se surpreendam quando a gente vir com dobra de lateral, com três meias, com dois atacantes. A gente sempre vai analisar o adversário e ver o que é possível fazer”, disse o treinador.

Conteúdo Correio

Compartilhe
CONTINUE LENDO

ESPORTE

Vitória perde para o Cruzeiro e segue sem vencer no Brasileirão

O próximo compromisso do Leão será na próxima quinta-feira (2).

Compartilhe

Publicado

em

Foto: Victor Ferreira/EC Vitória

Em sua primeira partida fora de casa no Campeonato Brasileiro, o Vitória perdeu para o Cruzeiro, por 3 a 1, no Mineirão, neste domingo (28), em duelo válido pela 4ª rodada da Série A. Os gols da partida foram marcados por Matheus Pereira, Rafa Silva e Arthur Gomes para o Cruzeiro enquanto Lucas Silva (contra) descontou para o Vitória.

Com o resultado, o Rubro-Negro segue sem vencer na Série A e chegou ao quarto jogo sem vitória na temporada. Com duas derrotas e um empate, o Leão soma um ponto no Brasileirão e tem uma partida a menos já que o duelo contra o Cuiabá, válido pela 2ª rodada, foi adiado. No momento, o Vitória está na 18ª colocação e ainda pode ser ultrapassado pelo Atlético Goianiense, que enfrenta o Internacional, neste domingo, às 20h.

O próximo compromisso do Leão será na próxima quinta-feira (2), às 19h, contra o Botafogo, no Estádio Nilton Santos, pelo jogo de ida da 3ª fase da Copa do Brasil. Pelo Campeonato Brasileiro, o Vitória volta a jogar contra o São Paulo, no próximo domingo (5), às 16h, no Barradão. Na rodada seguinte, no domingo (12), o time do técnico Léo Condé enfrenta o Vasco, em São Januário, às 11h, no Rio de Janeiro.

Bahia Notícias

Compartilhe
CONTINUE LENDO

Mais Lidas