conecte-se conosco




CRUZ DAS ALMAS

Comerciantes de Cruz das Almas e Amargosa avaliam cenário sem São João e relembram festas

Publicado

em

A prefeitura de Amargosa, cidade a cerca de 240 km de Salvador e uma das mais famosas no quesito São João, estima que cerca de R$ 20 milhões deixem de circular na cidade por causa do cancelamento dos festejos juninos no município.

“O São João de Amargosa é a data mais importante para economia local. Tanto para o comércio quanto para o setor de serviços e a gente estima que há uma perda de R$ 20 milhões de recursos, dinheiro que deixa de circular na cidade pela não realização da festa”, explica o prefeito Júlio Pinheiro.

São João é tempo de dançar coladinho e ficar bem próximo um do outro por causa do frio predominante nas cidades do interior baiano. Um cenário, que nem de longe, pode ser vivenciado por causa da Covid-19. Este é o segundo ano que a festa não será realizada devido à pandemia. Além do comércio da cidade, os impactos com cancelamento dos festejos juninos atingem artistas locais, que ficam sem fazer shows, e pessoas que alugam casas. “Aqui, na alternativa local, as pessoas começaram a sair das suas casas e alugar para ter uma renda extra para o ano inteiro”

A moradora Dinalva Pereira conta que este ano ficará sem a renda extra de aluguel de imóveis. Ela fica à frente do aluguel de casas de amigos e outros moradores de Amargosa. Atualmente trabalha em uma academia e contava com as comissões que ganhava do aluguel das casas para começar a construir a casa própria.

“São João dá uma boa renda para todos os setores de Amargosa. O aluguel de casas é bem forte. Então era um extra para mim e para quem aluga casa. Com certeza a pandemia causa todo esse impacto”, revela.

Assim como Amargosa, outras famosas cidades que têm os festejos juninos como ‘carro-chefe’ da economia também resolveram cancelar a festa.

O empresário Bruno Nunes, que atua no ramo de restaurante em Cruz das Almas, cidade a cerca de 150 km de Salvador, opina que o cenário econômico devido à pandemia é nacional. Ele era dono de uma pousada que foi fechada a cerca de 30 dias e o restaurante que possui, precisou investir no delivery para não fechar as portas. Para ele, mais um ano sem São João é preocupante para comerciantes e moradores das cidades do interior da Bahia, inclusive para Cruz das Almas.

“Nosso São João aqui era a nossa Boda de Ouro. A gente tinha um fluxo muito grande. O mês de junho alimentava toda economia A a Z. Não só o ramo de restaurante, mas de hotel, comércio, tudo. Era como se fosse o carnaval em Salvador”, compara.

O vendedor de bebidas Albérico Moraes, de 63 anos também relembra os festejos juninos, principalmente o último São João realizado na Bahia, em 2019. Ele monta barraca no local da festa para vender seus produtos.

“Em 2019, a gente achou que por ser primeiro dia, não ia dar ninguém, mas foi um São João que surpreendeu. As pessoas que iam para outras cidades, pareciam que tinha começado a entrar aqui [Cruz das Almas] e curtir do São João. Eu tinha ido trabalhar apenas com minha filha, porque a gente realmente achava que não ia ter muita gente, mas nesse dia a gente não conseguia nem se olhar dentro da mesma barraca de tanto trabalho”, relembra Albérico, conhecido na cidade como Bel.

Este ano, Bel conta que vai viver da saudade e da esperança de que em 2022 a festa tão esperada pelos baianos, aconteça de forma segura e possa reunir uma multidão.

“Que ano que vem tudo isso acabe para meus colegas e eu voltarmos a trabalhar. A gente também quer ver a alegria das pessoas e a economia girar”, completou.

Conteúdo G1

Compartilhe

CRUZ DAS ALMAS

Cruz das Almas vai receber ‘Feira Saúde Mais Perto’ nos dias 23 e 24 de maio

A informação foi divulgado ontem, 30, pelo ex-prefeito Orlandinho.

Compartilhe

Publicado

em

Foto: divulgação / Governo do Estado da Bahia

O município de Cruz das Almas vai receber nos próximos dias 23 e 24 de maio a Feira Saúde Mais Perto, iniciativa promovida pela Secretaria da Saúde do Estado (Sesab). A informação foi divulgado ontem, 30, pelo ex-prefeito Orlandinho.

“Essa é a mesma feira que trouxemos no nosso terceiro mandato. Vem vários especialistas, psicólogos, médicos, enfermeiros, para realizar diversos procedimentos em várias especialidades. Quero aqui agradecer ao nosso querido governador Jerônimo Rodrigues por estar atendendo nosso pedido e a secretária de Saúde do Estado Roberta. Gratidão!”, disse o ex-gestor.

Entre os serviços de saúde oferecidos estão consultas e procedimentos oftalmológicos como rastreamento para cirurgia de catarata de idosos acima de 60 anos, exame de refração, limpeza da lente para quem já fez cirurgia de catarata, atendimento odontológico, preventivo ginecológico, exames de ultrassonografia, eletrocardiograma, raio-x, mamografia, exames laboratoriais, dentre outros.

O agendamento será 100% online, por meio do site saudemaisperto.saude.ba.gov.br, e cada cidadão poderá fazer o agendamento de até três serviços, selecionando o dia e turno do atendimento. Além dos serviços de saúde, a Feira também oferecerá a emissão gratuita de segunda via do RG e antecedentes criminais.

Para ter acesso aos serviços oferecidos é necessário se dirigir até o local do evento portando o cartão do SUS, RG e CPF. No caso de exames de ultrassonografia e exames laboratoriais, é preciso apresentar a solicitação médica.

FORTE NA NOTÍCIA

Compartilhe
CONTINUE LENDO

CRUZ DAS ALMAS

Colisão entre três veículos é registrada na BR-101, no trevo de Cruz das Almas

Apesar do susto, não houve feridos.

Compartilhe

Publicado

em

Uma colisão envolvendo três veículos foi registrada na noite de ontem, 30, na BR-101, no trevo de Cruz das Almas.

De acordo com informações repassadas ao Forte na Notícia, um Fiat Uno teria provocado o acidente ao tentar fazer uma ultrapassagem, momento em que foi atingido por um caminhão baú. Outro veículo de carga que vinha logo atrás não conseguiu frear a tempo e também se envolveu na batida.

Apesar do susto, não houve feridos. Por conta do acidente, o trânsito ficou lento no trecho.

FORTE NA NOTÍCIA

Compartilhe
CONTINUE LENDO

CRUZ DAS ALMAS

NAFC e São Felipe estão na final da Copa Cruzalmense de Futsal Feminino

A Copa Cruzalmense de Futsal Feminino é promovida pela Prefeitura de Cruz das Almas.

Compartilhe

Publicado

em

Foto: divulgação / ASCOM

Com o ginásio de esportes lotado e torcida animadíssima, a Prefeitura de Cruz das Almas promoveu mais um emocionante jogo com a semifinal da Copa Cruzalmense de Futsal Feminino na noite desta terça-feira, (30). Em uma disputa eletrizante, a grande final será entre os times NAFC e São Felipe no dia 09 de maio.

No primeiro jogo da noite, o NAFC enfrentou o União, ganhando por 6 a 0. O segundo jogo da semifinal foi entre o São Felipe e o Inter. O São Felipe venceu por 2 a 1. Os times da final disputarão o cobiçado título e 3 mil reais em premiações.

A Copa Cruzalmense de Futsal Feminino é promovida pela Prefeitura de Cruz das Almas, por meio da Secretaria de Esporte, Cultura e Lazer. A população está convidada para a final do campeonato no dia 09 de maio às 21h, que promete ser repleta de grandes emoções.

ASCOM

Compartilhe
CONTINUE LENDO

Mais Lidas