conecte-se conosco




CRUZ DAS ALMAS

Cruz das Almas: depósito do Master Atacado é atingido por incêndio de grandes proporções

As causas do incêndio são desconhecidas.

Compartilhe

Publicado

em

O depósito do Master Atacado foi atingido por um incêndio de grandes proporções na noite deste sábado, 30, em Cruz das Almas.

Em vídeos compartilhados em rede social, é possível observar diversos funcionários e moradores trabalhando na retirada das mercadorias do imóvel.

Homens do Corpo de Bombeiros Militar foram acionados e estão tentando debelar as chamas antes que se propaguem atingido as residências próximas. As causas do incêndio são desconhecidas.

FORTE NA NOTÍCIA

Compartilhe

CRUZ DAS ALMAS

Cruz das Almas: após colidir com veículos que estavam estacionados, caminhonete capota em via pública

Após o acidente, o motorista fugiu do local.

Compartilhe

Publicado

em

Um acidente de trânsito foi registrado na madrugada deste sábado, 22, no Parque Santa Cruz, em Cruz das Almas.

De acordo com informações repassadas ao Forte na Notícia, o condutor de uma caminhonete teria perdido o controle da direção e acabou capotando após ter colidido com outros dois veículos que estava estacionado na via.

Após o acidente, o motorista fugiu do local. Não há informações sobre feridos.

FORTE NA NOTÍCIA

Compartilhe
CONTINUE LENDO

CRUZ DAS ALMAS

Cruz das Almas: família eleva tradição junina com licor que sai da torneira em casa

Técnica foi criada há mais de 20 anos por família.

Compartilhe

Publicado

em

Foto: Fernando Oliveira

É comum encontrar garrafas de licor nas residências durante os festejos de São João. Mas uma família baiana foi além ao criar uma técnica em que a bebida sai da torneira.

A invenção foi na casa da família Lôrdelo Cerqueira, em Cruz das Almas. Por lá, três sabores de licor saem direto da “bica”: os clássicos jenipapo, maracujá e jabuticaba.

Em entrevista ao G1, o personal trainer Thiago Lôrdelo conta que a técnica é executada há mais de 20 anos. O idealizador foi seu pai, Valtercio Cerqueira, que cuidava de todos os detalhes da festa.

Tercinho, como o homem era mais conhecido, costumava deixar o licor armazenado em um pote de barro. Até que um dia esse pote quebrou e passaram o São João sem a tradicional bebida alcoólica.

“No ano seguinte, meu pai resolveu desenvolver essa ideia. Ele furou a parede, colocou uma prateleira atrás e aí conectou uns canos e colocou uma torneira”, descreve Lôrdelo.

Com isso, a fonte da bebida se tornou um atrativo na celebração junina da família. Seu Tercinho faleceu em 2018, mas os filhos levam à frente o legado, assumindo a organização do evento.

“Aqui, carinhosamente, é o São João de Seu Tercinho e Dona Lousane, meu pai e minha mãe. A gente mantém a tradição e o nome”.

Casa cheia, fogueira e muito forró

Embora a torneira de licor seja inusitada, esse não é o único destaque da festa de Lôrdelo. O profissional de Educação Física mostra que a família decora toda a casa, usa bandeirolas, acende fogueira e faz até forró ao vivo no dia 24 de junho.

No passado, eles contratavam um trio de forró, com sanfona, triângulo e zabumba. Mas nos últimos anos, seu irmão, também Valtercio, assumiu a produção musical. Atualmente é ele quem toca sanfona para a plateia amiga.

“Hoje ele é atração principal. Tem gente que vem aqui gratuitamente tocar. Artistas que passam, cantam uma música e vão embora. (…) Então, a gente organiza de uma forma que tem estrutura de som e se a banda quiser chegar e fazer um show, ela faz”.

Suas duas irmãs também colaboram com a festa, enquanto a mãe “fica na administração”, orientando os filhos. Assim, a união da família é um elemento a mais para garantir que a festa seja regada a muita alegria, forró e licor.

Conteúdo G1

Compartilhe
CONTINUE LENDO

CRUZ DAS ALMAS

Confira a programação da terceira noite do São João de Cruz das Almas

Segunda noite foi de animação e muito forró.

Compartilhe

Publicado

em

A animação e o forró tomaram conta dos moradores e turistas nos shows de Kaik Góis, João Gomes, Filipe Ramos, Solange Almeida, Calcinha Preta e Alcymar Monteiro na segunda noite do São João de Cruz das Almas nesta sexta-feira, 21. E neste sábado, 22, não promete ser diferente. Confira a programação abaixo:

Dia 22

20:00 – Paulinha Oliveira
21:30 – Flávio José
23:00 – Kart Love
00:30 – Matheus Vargas
02:00 – Tanury
03:30 – Mari Fernandez

FORTE NA NOTÍCIA

Compartilhe
CONTINUE LENDO

Mais Lidas