conecte-se conosco




BAHIA

Em cinco meses, Bahia registra 18 mortes por meningite; oito foram em Salvador

Publicado

em

Dezoito mortes por meningite foram registradas na Bahia nos cinco primeiros meses de 2018, segundo dados divulgados nesta segunda-feira (4) pela Secretaria de Saúde do estado (Sesab). Desse total, oito óbitos foram em Salvador.

Os números correspondem ao período de 1º de janeiro a 12 de maio. Em comparação com o mesmo período do ano passado, houve uma redução do número de mortes — em 2017, nos cinco primeiros meses, foram contabilizados 21 óbitos. O número de diagnósticos da doença também caiu. Nesse ano, já foram contabilizados 116 casos, sendo 44 de meningite bacteriana, 43 de meningite viral, um caso de meningite por outro fator e 28 casos de meningite não especificada.

Já em 2017, de janeiro a maio, foram 185 casos, sendo 58 de meningite bacteriana, 72 de meningite viral, 3 por outro fator e 52 casos de meningite não especificada.

Morte
A última morte pela doença registrada no estado ocorreu no dia 31 de maio. Um morador de Jussari, na região sul da Bahia, morreu com diagnóstico de meningite bacteriana feito pelo Hospital de Base de Itabuna, sul da Bahia.

Manoel Ferreira de Oliveira, 75 anos, chegou à unidade médica no dia 29, em estado grave, e morreu por volta das 6h do dia 31. O idoso morava no distrito de Areia Branca, em Jussari, que fica a cerca de 50km de Itabuna. Segundo informações do Hospital de Base, o idoso chegou desorientado, com situação grave de otite, que é uma infecção no ouvido. Com suspeita de que o quadro tivesse evoluído para meningite, o paciente foi isolado e um exame constatou o diagnóstico de meningite bacteriana.

Em caso de uma infecção acentuada, há o risco de a otite desencadear uma meningite, pois a meninge (membrana que reveste o sistema nervoso central, o cérebro e a medula espinhal) passa próximo do ouvido médio. A Vigilância Epidemiológica de Jussari informou que medicou as pessoas da família e aquelas que tiveram algum contato com Manoel. Os especialistas também estão monitorando o local onde ele morava. O último caso de meningite registrado em Jussari foi há dois anos.

A meningite é uma inflamação das membranas que revestem o cérebro e a medula espinhal, geralmente causada por uma infecção, normalmente viral. Mas a doença também pode ser causada por bactérias ou fungos. Existem vacinas para a prevenção de algumas formas da meningite. Os sintomas incluem dor de cabeça, febre e torcicolo. Dependendo da causa, a meningite pode melhorar com o tempo, com tratamento a base de antibióticos, ou ser fatal.

Devem ficar atentas as pessoas que apresentarem os seguintes sintomas:

Dores locais: costas, nos músculos ou pescoço;

No corpo: calafrios, fadiga, febre, letargia, mal-estar, perda de apetite ou tremor;

No aparelho gastrointestinal: náusea ou vômito;

Na pele: erupções avermelhadas ou manchas vermelhas;

Também é comum a pessoa doente ter alimentação insuficiente, confusão mental, sensibilidade a barulhos altos, irritabilidade, meningismo, respiração acelerada, sonolência ou taquicardia.

Compartilhe
CONTINUE LENDO

BAHIA

Força Total reforça policiamento na Bahia nesta terça-feira (30)

Ação utiliza toda a frota e os recursos disponíveis da corporação.

Compartilhe

Publicado

em

Crédito: Divulgação

As equipes da Polícia Militar atuam nas ruas com o emprego máximo do efetivo desde as primeiras horas da manhã desta terça-feira (30), nos 417 municípios baianos, durante a 24ª edição da Operação Força Total.

A intensificação das ações contra a criminalidade, com a realização de abordagens preventivas, tem o objetivo de ampliar o policiamento no estado, apreender drogas e armas de fogo, além do cumprimento de mandados de prisão expedidos pela justiça.

O reforço, inclusive com o emprego do efetivo administrativo nas ruas, utiliza toda a frota e os recursos disponíveis da corporação, a exemplo de viaturas, motocicletas, bases móveis, aeronaves e drones.

Nas últimas 23 edições da Força Total, a operação realizou apreensão de um total de 505 armas de fogo, 805 prisões em flagrante e cumprimento de 310 mandados de prisão em todo o estado.

Conteúdo Correio

Compartilhe
CONTINUE LENDO

BAHIA

Trabalhadores da rede estadual de educação paralisam atividades por 48 horas na Bahia

Categoria rejeitou proposta de 5,69% de reajuste nos salários, com pagamentos fracionados, feita pela Secretaria de Educação.

Compartilhe

Publicado

em

Foto: Reprodução/TV Bahia

Os trabalhadores da rede estadual de educação paralisaram as atividades nesta segunda-feira (29), por 48 horas, após rejeitarem a proposta de 5,69% de reajuste nos salários, com pagamentos fracionados, feita pela Secretaria de Educação da Bahia (SEC).

A decisão foi tomada pela categoria na quinta-feira (25), durante uma assembleia do Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado da Bahia (APLB). Com isso, as escolas da rede estadual da Bahia não terão aulas nesta segunda e na terça (30).

A categoria pede 10% de reajuste, seguindo o percentual unificado pela Federação da Entidades Sindicais dos Servidores Públicos. Segundo a APLB, a proposta do governo foi rejeitada por 90% dos funcionários que votaram.

Além do reajuste, a categoria pede:

  • a restruturação de planos de carreiras;
  • pagamento imediato da 3ª parcela dos precatórios Fundo de Desenvolvimento da Educação Fundamental (Fundef), que seria encaminhado para a votação na Assembleia Legislativa da Bahia (Alba) em abril deste ano, com previsão de pagamento para o mesmo mês, o que não aconteceu.

Em nota, a Secretaria de Educação da Bahia informou que está aberta para negociar com o sindicato e que as escolas estão abertas durante o período da paralisação.

Conteúdo G1

Compartilhe
CONTINUE LENDO

BAHIA

Acidente grave em Pedra do Cavalo provoca interdição em trecho da BR-101

Até a divulgação dessa notícia não havia informações sobre vítimas.

Compartilhe

Publicado

em

Um acidente grave envolvendo uma carreta-baú foi registrado na noite desta sexta-feira, 26, no trecho da BR-101 na região de Pedra do Cavalo.

Uma carreta envolvida na batida ficou atravessada na pista e acabou provocando interdição nos dois sentidos da rodovia. Até a divulgação dessa notícia não havia informações sobre vítimas.

FORTE NA NOTÍCIA

Compartilhe
CONTINUE LENDO

Mais Lidas