conecte-se conosco




MUNICÍPIOS

Feira de Santana: morre servidora pública diagnosticada com Influenza B

Publicado

em

Morreu em Feira de Santana, na madrugada deste sábado (29), a servidora pública Leila Soraya Lima, 58 anos. Ela foi a primeira vítima fatal de Influenza B este ano na cidade, mas a nona na Bahia. Em toda o estado, até o dia 11 de agosto, tinham sido confirmados 51 casos de Influenza B, com oito mortes, conforme o último Boletim Epidemiológico da Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab).

Leila era funcionária da Câmara Municipal da cidade, no Centro-Norte da Bahia. Ela era viúva e deixou três filhas. Em nota, a Câmara de Feira lamentou a morte. “A Câmara Municipal de Feira de Santana lamenta o falecimento da servidora Leila Soraia Lima, ocorrido na madrugada deste sábado, e se solidariza com a família enlutada”, diz a nota.

De acordo com o diretor de saúde da macroregião Centro-Leste, em Feira de Santana, Edy Gomes, a servidora estava internada há 37 dias, mas o diagnóstico havia sido feito há um mês. “Quando foi fechado o diagnóstico, foi feito o bloqueio vacinal com as pessoas que trabalhavam com ela”, explicou o diretor.

Ainda conforme Edy Gomes, a servidora contraiu a doença na própria cidade de Feira de Santana. O corpo de Leyla está sendo velado na tarde deste sábado na capela do Hospital Dom Pedro. O sepultamento está marcado para as 15h, no Cemitério Piedade, próximo à Igreja Matriz de Feira de Santana.

Outros casos
Este ano, até o dia 11 de agosto, foram notificados na Bahia 1.698 casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), com 139 mortes confirmadas, segundo dados da Sesab.

Do total de casos registrados, 352 foram confirmados como Influenza, sendo 246 casos de H1N1 – com 29 mortes; 41 casos de Influenza A H3 Sazonal – com cinco mortes; 14 casos de Influenza A não subtipado – com uma morte; e 51 casos de Influenza B – com oito mortes, sem considerar o óbito de Leila Soraya.

De acordo com Edy Gomes, em Feira de Santana foram notificados 104 casos este ano, sendo que 25 foram confirmados como H1N1. Até o diagnóstico da servidora ser confirmado, não havia casos confirmados de Influenza B em Feira.

A doença
A Influenza B é, segundo o Ministério da Saúde, um dos tipos de vírus da gripe/influenza que circulam no Brasil e que, junto com o Influenza A, é responsável por epidemias sazonais. A diferença é que o vírus do tipo A tem sido o responsável pelas grandes pandemias.

O vírus do tipo B infecta exclusivamente seres humanos e podem ser divididos em dois grupos principais – Yamagata e Victoria. A vacina contra gripe ofertada no Sistema Único de Saúde (SUS) protege contra estes tipos de vírus.

Clinicamente, a doença começa com febre, em geral acima de 38°C, seguida de dor muscular e de garganta, prostração, cefaleia e tosse seca. A febre é o sintoma mais importante e dura em torno de três dias, informa o Ministério da Saúde.

Nos primeiros dias, os sintomas costumam ser mais intensos. Com a progressão, os sintomas respiratórios tornam-se mais evidentes e mantêm-se em geral por 3 a 4 dias, após o desaparecimento da febre.

Cuidados
A Sesab recomenda uma série de medidas de prevenção contra a Influenza:
– Lavagem das mãos várias vezes ao dia, principalmente antes de consumir algum alimento;
– Evitar tocar a face com as mãos e proteger a tosse e o espirro com lenço descartável;
– Utilizar lenço descartável para higiene nasal;
– Cobrir nariz e boca quando espirrar ou tossir;
– Evitar tocar mucosas de olhos, nariz e boca;
– Higienizar as mãos após tossir ou espirrar;
– Não compartilhar objetos de uso pessoal, como talheres, pratos, copos ou garrafas;
– Manter os ambientes bem ventilados;
– Evitar contato próximo a pessoas que apresentem sinais ou sintomas de influenza;
– Evitar sair de casa em período de transmissão da doença;
– Evitar aglomerações e ambientes fechados (procurar manter os ambientes ventilados);
– Adotar hábitos saudáveis, como alimentação balanceada e ingestão de líquidos

Compartilhe
CONTINUE LENDO

MUNICÍPIOS

Pré-candidata a prefeita de Muritiba, Rose Reis, anuncia filiação ao PSD

Em um vídeo compartilhado em rede social, Rose aparece ao lado de Danilo de Babão e de Otto Alencar.

Compartilhe

Publicado

em

A atual diretora de Saúde e pré-candidata a prefeita de Muritiba, Rose Reis, se filiou ao Partido Social Democrático (PSD) nesta quarta-feira, 01.

Em um vídeo compartilhado em rede social, Rose aparece ao lado do prefeito Danilo de Babão e do senador Otto Alencar, ambos lideranças da legenda.

“Esta filiação representa um passo importante na nossa caminhada, fortalecendo nossos laços com um partido que compartilha da nossa visão de progresso e desenvolvimento. Juntos, iremos trabalhar incansavelmente para transformar nossas ideias em ações concretas, sempre em prol do bem-estar e do futuro de Muritiba”, escreveu.

FORTE NA NOTÍCIA

Compartilhe
CONTINUE LENDO

MUNICÍPIOS

Fachada de casarão desaba em Ilhéus; imóvel construído na década de 20 é tombado pelo município

De acordo com o secretário de Cultura de Ilhéus, Geraldo Magela, o imóvel foi construído em 1929.

Compartilhe

Publicado

em

Foto: Reprodução / Redes Sociais

A fachada de um casarão tombado desabou, na tarde desta terça-feira (30), no Centro Histórico de Ilhéus, no sul da Bahia. Pessoas no local filmaram o exato momento em que a estrutura colapsou.

De acordo com a Defesa Civil, pessoas em situação de rua ocupavam o imóvel, que é tombado pelo município, mas não há registro de feridos. A prefeitura de Ilhéus informou, por meio de nota, que ninguém estava dentro ou próximo ao edifício no momento do desabamento.

A estrutura da fiação elétrica foi atingida e parte da região na Avenida Dois de Julho ficou sem energia. Equipes técnicas da Neoenergia Coelba foram acionadas para atuar na resolução do problema.

De acordo com o secretário de Cultura de Ilhéus, Geraldo Magela, o imóvel foi construído em 1929.

Em 2023, um relatório de vistoria, emitido pela Defesa Civil, indicou que o imóvel tinha rachaduras, fissuras e oxidação, além das ferragens expostas visíveis na parte externa. A análise da época identificou a presença de descolamento de placas do revestimento das alvenarias, além da presença de fissuras, rachaduras, desgastes nos pilares e oxidação na ferragem do casarão.

De acordo com a prefeitura, o local foi interditado e foi recomendada a desocupação imediata. Apesar disso, pessoas em situação de rua ocuparam o imóvel.

No prédio funcionou a Sociedade Protetora dos Artistas e Operários de Ilhéus e, ainda conforme informado pela prefeitura de Ilhéus, o casarão estava sob o controle da Associação Protetora dos Artistas.

A prefeitura ainda disse que tentou assumir o prédio junto a associação, mas não obteve êxito. O g1 tenta contato, mas ainda não localizou um representante da entidade.

Conteúdo G1

Compartilhe
CONTINUE LENDO

MUNICÍPIOS

Parte da estrutura de ponte quebra e deixa ferido em Nazaré

Acidente na ponte acabou deixando um ferido, que foi socorrido pela SAMU no local.

Compartilhe

Publicado

em

Foto: Reprodução/Redes Sociais

Na tarde desta terça-feira (30) uma parte da estrutura de uma ponte na cidade de Nazaré das Farinhas foi quebrada, causando um acidente no local. Trata-se da Ponte Eunápio de Queiroz, no centro do município.

Em vídeos obtidos pela reportagem do BNews, é possível ver uma pessoa ferida, sendo socorrida por equipes do Serviço de Atendimento Móvel (SAMU) e encaminhada para o Hospital mais próximo.

O BNews entrou em contato com a Prefeitura de Nazaré, que confirmou que o acidente na ponte deixou um ferido, mas seu estado de saúde ainda não foi revelado.

Ainda segundo a prefeitura, a ponte tem um limite de altura e, um motorista de um veículo de grande porte não respeitou a restrição, tentou invadir o local e isso fez com que a estrutura fosse quebrada, atingindo um homem que estava passando pelo local.

BNews

Compartilhe
CONTINUE LENDO

Mais Lidas