conecte-se conosco




BAHIA

Grupos culturais revivem a tradição das Marujadas e Cheganças no Recôncavo

Publicado

em

No próximo fim de semana, versos como estes ecoarão pelas ruas de Saubara, no Recôncavo Baiano, na voz de milhares de pessoas. A cidade, a 96 quilômetros de Salvador, fica cheia de marujos, calafates e mestres de navegação vindos de várias regiões da Bahia. São integrantes de grupos culturais que revivem a tradição das Marujadas e Cheganças de Mouros. Gente que subverte a fama de agouro do mês de agosto e enche o recôncavo de festa, cânticos, encenações e danças.

Atualmente existem na Bahia cerca de 212 grupos em atividade: 13 deles vão participar no próximo domingo do VI Encontro de Cheganças da Bahia. O evento vai reunir um elenco de 800 pessoas, integrantes de grupos de Saubara, Jacobina, Taperoá, Cairu, Andaraí, Lenções, Paratinga, Remanso e Camaçari.

“O encontro é o momento de socializar, trocar conhecimentos, fortalecer a identidade, manter a tradição, transmitir e ensinar as novas gerações”, diz Rosildo Rosário, coordenador do evento.

O Encontro reforça ainda a força da cultura rural brasileira. “Mesmo que sediadas em zonas urbanas, a manutenção destas tradições é realizada basicamente pelas comunidades rurais. São as comunidades mais afastadas que mantem as manifestações. Além disso, é um encontro de gerações. Participam desde criança, de 3 anos, a idosos de 92 anos, como Mestre Braz de Taperoá”, acrescenta Rosário.

Origem das manifestações

Ninguém sabe ao certo quando as Cheganças e Marujadas surgiram no Brasil e porque estas comunidades decidiram contar histórias em ritmo de marchas ou recitando versos cantados. Fato é que as tradições foram passadas de forma oral, ao longo de várias gerações, e só nas últimas décadas começaram a ser documentadas, como autos ou folguedos populares.

Os grupos possuem características em comum, como as roupas de marujos e o uso de instrumentos como pandeiros. Mas os temas das canções e encenações são diferentes.

As Cheganças de Mouros ou Embaixadas reconstroem episódios históricos das batalhas entre mouros e cristãos na Europa, levando o público ao cenário das guerras medievais. Reis e rainhas se fazem presentes.

Já as Marujadas retratam aventuras vividas deste lado do atlântico, entre os séculos XV e XVII. Os enredos incluem fatos como a luta pela independência na Bahia, a diáspora dos negros que cruzaram o oceano, a invasão dos espanhóis na Chapada Diamantina ou até a chegada dos holandeses através do Rio São Francisco. Enredos variados que ajudam a contar a história do Brasil.

“Todas estas manifestações surgem com a ideia das grandes navegações, com a vinda dos portugueses e espanhóis. Também com a diáspora africana. O que se conta, é que quando houve a batalha entre mouros e cristãos na Europa, a notícia chega aqui no Brasil e toma as ruas, como lembrança destas lutas”, diz Rosário, também integrante da Chegança de Marujos Fragata Brasileira de Saubara, uma das mais antigas da Bahia.

Alguns grupos fazem alusão a religiosidade e reverenciam santos católicos, como São Benedito, São Sebastião e São Domingos de Gusmão.

Serviço:

O que: VI Encontro de Cheganças e Marujos da Bahia
Quando: 4 (sábado) e 5 (domingo) de agosto
Onde: Ruas de Saubara, no Recôncavo Baiano

Compartilhe
CONTINUE LENDO

BAHIA

Força Total reforça policiamento na Bahia nesta terça-feira (30)

Ação utiliza toda a frota e os recursos disponíveis da corporação.

Compartilhe

Publicado

em

Crédito: Divulgação

As equipes da Polícia Militar atuam nas ruas com o emprego máximo do efetivo desde as primeiras horas da manhã desta terça-feira (30), nos 417 municípios baianos, durante a 24ª edição da Operação Força Total.

A intensificação das ações contra a criminalidade, com a realização de abordagens preventivas, tem o objetivo de ampliar o policiamento no estado, apreender drogas e armas de fogo, além do cumprimento de mandados de prisão expedidos pela justiça.

O reforço, inclusive com o emprego do efetivo administrativo nas ruas, utiliza toda a frota e os recursos disponíveis da corporação, a exemplo de viaturas, motocicletas, bases móveis, aeronaves e drones.

Nas últimas 23 edições da Força Total, a operação realizou apreensão de um total de 505 armas de fogo, 805 prisões em flagrante e cumprimento de 310 mandados de prisão em todo o estado.

Conteúdo Correio

Compartilhe
CONTINUE LENDO

BAHIA

Trabalhadores da rede estadual de educação paralisam atividades por 48 horas na Bahia

Categoria rejeitou proposta de 5,69% de reajuste nos salários, com pagamentos fracionados, feita pela Secretaria de Educação.

Compartilhe

Publicado

em

Foto: Reprodução/TV Bahia

Os trabalhadores da rede estadual de educação paralisaram as atividades nesta segunda-feira (29), por 48 horas, após rejeitarem a proposta de 5,69% de reajuste nos salários, com pagamentos fracionados, feita pela Secretaria de Educação da Bahia (SEC).

A decisão foi tomada pela categoria na quinta-feira (25), durante uma assembleia do Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado da Bahia (APLB). Com isso, as escolas da rede estadual da Bahia não terão aulas nesta segunda e na terça (30).

A categoria pede 10% de reajuste, seguindo o percentual unificado pela Federação da Entidades Sindicais dos Servidores Públicos. Segundo a APLB, a proposta do governo foi rejeitada por 90% dos funcionários que votaram.

Além do reajuste, a categoria pede:

  • a restruturação de planos de carreiras;
  • pagamento imediato da 3ª parcela dos precatórios Fundo de Desenvolvimento da Educação Fundamental (Fundef), que seria encaminhado para a votação na Assembleia Legislativa da Bahia (Alba) em abril deste ano, com previsão de pagamento para o mesmo mês, o que não aconteceu.

Em nota, a Secretaria de Educação da Bahia informou que está aberta para negociar com o sindicato e que as escolas estão abertas durante o período da paralisação.

Conteúdo G1

Compartilhe
CONTINUE LENDO

BAHIA

Acidente grave em Pedra do Cavalo provoca interdição em trecho da BR-101

Até a divulgação dessa notícia não havia informações sobre vítimas.

Compartilhe

Publicado

em

Um acidente grave envolvendo uma carreta-baú foi registrado na noite desta sexta-feira, 26, no trecho da BR-101 na região de Pedra do Cavalo.

Uma carreta envolvida na batida ficou atravessada na pista e acabou provocando interdição nos dois sentidos da rodovia. Até a divulgação dessa notícia não havia informações sobre vítimas.

FORTE NA NOTÍCIA

Compartilhe
CONTINUE LENDO

Mais Lidas