conecte-se conosco




BAHIA

Lei Maria da Penha não é branda, ressalta major Denice

Publicado

em

Criada em 2006 para combater e punir de forma mais severa a violência contra a mulher, a Lei Maria da Penha não é branda, avalia a major Denice Santiago, comandante da ronda da Polícia Militar da Bahia (PM-BA) que acompanha mulheres vítimas de violência doméstica.

“O grande problema é entender que ela não é uma lei meramente punitiva, combativa, reativa. É a terceira mais completa do mundo, perdendo para o Canadá e o Chile na legislação para salvaguarda dos direitos da mulher em situação de violência doméstica”, avaliou, em entrevista ao programa Conexão Sociedade.

Segundo a major, embora a legislação seja fundamental para punir os agressores, o combate começa através da educação escolar primária, desde a infância. “É dizer que precisamos transversalizar este tema nas escolas, prevendo gerações futuras que não atuarão mais assim. É prever que precisamos de um centro de reeducação e recondução social e ressiginficação cultural, visualizando que um homem, após ser punido, não se torne novamente agressor”, opinou.

Além disso, na avaliação da comandante, é preciso modificar a maneira como se trata o agressor, ainda mais quando há laços afetivos envolvidos. “Olhamos e queremos ver o pai de família, o amigo, o vizinho, o marido tão dedicado, mas precisamos entender que para aquela pessoa que achávamos ser normal, o adjetivo que devemos lhe dar é o de criminoso. A lei não é branda. Nós é que, ainda, como sociedade, autorizamos esta violência”, frisou.

Compartilhe
CONTINUE LENDO

BAHIA

Força Total reforça policiamento na Bahia nesta terça-feira (30)

Ação utiliza toda a frota e os recursos disponíveis da corporação.

Compartilhe

Publicado

em

Crédito: Divulgação

As equipes da Polícia Militar atuam nas ruas com o emprego máximo do efetivo desde as primeiras horas da manhã desta terça-feira (30), nos 417 municípios baianos, durante a 24ª edição da Operação Força Total.

A intensificação das ações contra a criminalidade, com a realização de abordagens preventivas, tem o objetivo de ampliar o policiamento no estado, apreender drogas e armas de fogo, além do cumprimento de mandados de prisão expedidos pela justiça.

O reforço, inclusive com o emprego do efetivo administrativo nas ruas, utiliza toda a frota e os recursos disponíveis da corporação, a exemplo de viaturas, motocicletas, bases móveis, aeronaves e drones.

Nas últimas 23 edições da Força Total, a operação realizou apreensão de um total de 505 armas de fogo, 805 prisões em flagrante e cumprimento de 310 mandados de prisão em todo o estado.

Conteúdo Correio

Compartilhe
CONTINUE LENDO

BAHIA

Trabalhadores da rede estadual de educação paralisam atividades por 48 horas na Bahia

Categoria rejeitou proposta de 5,69% de reajuste nos salários, com pagamentos fracionados, feita pela Secretaria de Educação.

Compartilhe

Publicado

em

Foto: Reprodução/TV Bahia

Os trabalhadores da rede estadual de educação paralisaram as atividades nesta segunda-feira (29), por 48 horas, após rejeitarem a proposta de 5,69% de reajuste nos salários, com pagamentos fracionados, feita pela Secretaria de Educação da Bahia (SEC).

A decisão foi tomada pela categoria na quinta-feira (25), durante uma assembleia do Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado da Bahia (APLB). Com isso, as escolas da rede estadual da Bahia não terão aulas nesta segunda e na terça (30).

A categoria pede 10% de reajuste, seguindo o percentual unificado pela Federação da Entidades Sindicais dos Servidores Públicos. Segundo a APLB, a proposta do governo foi rejeitada por 90% dos funcionários que votaram.

Além do reajuste, a categoria pede:

  • a restruturação de planos de carreiras;
  • pagamento imediato da 3ª parcela dos precatórios Fundo de Desenvolvimento da Educação Fundamental (Fundef), que seria encaminhado para a votação na Assembleia Legislativa da Bahia (Alba) em abril deste ano, com previsão de pagamento para o mesmo mês, o que não aconteceu.

Em nota, a Secretaria de Educação da Bahia informou que está aberta para negociar com o sindicato e que as escolas estão abertas durante o período da paralisação.

Conteúdo G1

Compartilhe
CONTINUE LENDO

BAHIA

Acidente grave em Pedra do Cavalo provoca interdição em trecho da BR-101

Até a divulgação dessa notícia não havia informações sobre vítimas.

Compartilhe

Publicado

em

Um acidente grave envolvendo uma carreta-baú foi registrado na noite desta sexta-feira, 26, no trecho da BR-101 na região de Pedra do Cavalo.

Uma carreta envolvida na batida ficou atravessada na pista e acabou provocando interdição nos dois sentidos da rodovia. Até a divulgação dessa notícia não havia informações sobre vítimas.

FORTE NA NOTÍCIA

Compartilhe
CONTINUE LENDO

Mais Lidas