conecte-se conosco




ESPORTE

Na Fonte Nova, Bahia e Vitória decidem o título de campeão baiano

O Ba-Vi terá apenas os tricolores na Fonte Nova e todos os ingressos já foram comercializados.

Compartilhe

Publicado

em

Crédito: Letícia Martins/EC Bahia e Victor Ferreira/EC Vitória

Pela quarta vez em 2024, Bahia e Vitória colocarão a rivalidade à prova. A partir das 16h deste domingo, os dois principais clubes do estado se enfrentarão, na Arena Fonte Nova, pelo jogo de volta da final do Campeonato Baiano. Após o último apito do árbitro, tricolores ou rubro-negros celebrarão a conquista de mais um título estadual.

Na decisão em 180 minutos, as equipes terão que usar estratégias diferentes para faturar a taça. Mandante do duelo, o Bahia começa a partida em desvantagem após ter perdido a ida por 3×2, no Barradão. Atual campeão baiano, o Esquadrão conquista o troféu no tempo normal se vencer por dois gols de diferença. O triunfo por um gol leva a definição para a disputa de pênaltis.

Apesar de ter vacilado no primeiro confronto e levado a virada após abrir 2×0 na casa do rival, o meia Everton Ribeiro se mantém confiante. Para ele, a força da torcida será importante para ajudar o time em campo. O Ba-Vi terá apenas os tricolores na Fonte Nova e todos os ingressos já foram comercializados.

“A torcida vem dando show, desde o primeiro dia que eu cheguei aqui, vi essa paixão. Isso nos motiva, poder, diante deles, levantar uma taça. Estamos empolgados, confiantes. Em nenhum momento, vamos deixar de acreditar nesse título. Por eles e por esse título que temos que trazer”, iniciou o camisa 10.

Principal contratação do Bahia na era com o comando do Grupo City, Everton Ribeiro terá a chance de conquistar o seu primeiro título pelo clube. Capitão da equipe, ele não foi tão bem nos clássicos contra o Leão, mas já sentiu o sabor de marcar um gol no Ba-Vi. Agora, o meia aposta em uma boa postura dos jogadores dentro de campo para fazer valer a força em casa e conseguir uma virada histórica.

“Acho que a semana vem sendo muito boa, desde o primeiro treinamento colocamos na cabeça que temos condições de reverter, estaremos de frente com a nossa torcida. A gente sabe que, jogando em casa, somos ainda mais fortes. É ter essa mentalidade vencedora, fazer o que a gente vem fazendo, que é manter a posse de bola, o controle do jogo, e impor o nosso ritmo. Temos que virar, sem desorganização, mas com muita intensidade e controle de jogo para fazer uma boa partida”, completou o atleta de 34 anos.

Setor cerebral do tricolor, o meio-campo é também o ponto de preocupação para o técnico Rogério Ceni. No confronto de ida, o comandante lamentou não ter peças para manter o nível e estilo de jogo da equipe na reta final das partidas. Ceni usou carência como justificativa para a derrota e avisou que o time deve voltar a sofrer nos 20 minutos finais.

Mesmo assim, a tendência é a de que o Bahia repita o seu meio-campo titular, com Caio Alexandre, Jean Lucas, Cauly e Everton Ribeiro. No ataque, Luciano Juba deve ser mantido ao lado de Thaciano, já que Everaldo se recupera de lesão e dificilmente será relacionado. Juba, aliás, ganhou elogios de Ceni após assistência no embate de ida.

Leão confiante

Enquanto o Bahia precisa correr atrás do prejuízo, o Vitória começará a partida um pouco mais confortável. O resultado positivo conquistado no primeiro encontro dá ao rubro-negro a vantagem de jogar pelo empate para ser campeão. Apesar da expectativa de ver o Leão marcando em linha baixa e jogando no erro do adversário, o técnico Léo Condé garante que o time não vai se agarrar ao regulamento e promete uma equipe agressiva na Fonte.

“O Vitória, mesmo jogando longe da torcida, não é reativo. Dentro do jogo, existem as alternâncias, em algum momento o adversário te joga para dentro do campo de defesa. Mas, de uma maneira geral, o que vamos tentar fazer no domingo é ser uma equipe equilibrada, tendo o placar que a gente construiu no primeiro jogo, mas é um placar mínimo. No todo, a decisão está aberta. O Vitória já apresentou em vários momentos que, mesmo jogando longe do Barradão, é competitivo. A gente sabe que a decisão está aberta, mas esperamos ser fortes e competitivos para conquistar um bom resultado e trazer o título”, analisou.

O treinador deve repetir a escalação do jogo de ida, com os volantes Dudu, Willian Oliveira e Rodrigo Andrade no meio-campo. Se conseguir levantar a taça, Condé somará mais um troféu pelo Leão. No ano passado, ele foi campeão da Série B do Campeonato Brasileiro.

“Vamos batalhar muito, conseguimos dar um passo importante, mas tem esse jogo da volta. É um adversário qualificado e que vai ter o apoio do seu torcedor. Mas a gente espera chegar lá bem preparado e forte para conquistar mais um título para o Vitória”, finalizou.

Conteúdo Correio

Compartilhe
CONTINUE LENDO

ESPORTE

Bahia vence o Criciúma e larga em vantagem por vaga nas oitavas da Copa do Brasil

Esquadrão fez jogo de ataque contra defesa e poderia ter construído placar elástico.

Compartilhe

Publicado

em

Crédito: Paula Fróes/CORREIO

O Bahia largou em vantagem por uma vaga nas oitavas de final da Copa do Brasil. Na noite desta terça-feira (30), o Esquadrão venceu o Criciúma por 1×0, na Fonte Nova, pelo jogo de ida da terceira fase da competição nacional.

Em um jogo de ataque contra defesa, o Bahia massacrou o Tigre, mas só abriu o placar no segundo tempo, com gol marcado por Thaciano. O resultado dá ao Esquadrão a vantagem do empate no segundo jogo. Em caso de derrota por um gol de diferença, a decisão vai para os pênaltis.

O confronto de volta será no dia 23 de maio, no estádio Heriberto Hülse, em Santa Catarina. Antes disso, o Esquadrão encara o Botafogo, neste domingo (5), no Engenhão, pelo Campeonato Brasileiro.

Conteúdo Correio

Compartilhe
CONTINUE LENDO

ESPORTE

Bahia encara o Criciúma em busca de vantagem em primeiro confronto na Copa do Brasil

Tricolor encara o time catarinense, às 19h, pela terceira fase da competição.

Compartilhe

Publicado

em

Crédito: Tiago Caldas/EC Bahia

Depois de vencer o Grêmio e subir na tabela de classificação do Brasileirão, o Bahia mira agora a Copa do Brasil. Nesta terça-feira (30), o Esquadrão encara o Criciúma, às 19h, na Fonte Nova, pelo jogo de ida da terceira fase da competição.

Em casa, o objetivo do tricolor é conseguir uma boa vantagem para ficar mais perto das oitavas de final. Para isso, o time sabe que precisa ser cirúrgico no ataque. Diante do Grêmio, o clube baiano teve chances para fazer um placar elástico, mas parou no goleiro Rafael Cabral e venceu por apenas 1×0.

Para o atacante Everaldo, aproveitar o mando de campo será fundamental para os objetivos do clube, mas ele alerta que não será um duelo fácil.

“Vai ser um jogo difícil, um time de Série A, a gente vem acompanhando os jogos deles, é um time postado, bem montado, e temos que respeitar. Mas vamos jogar dentro de casa e, na Fonte Nova, é diferente, a torcida comparece, a energia é outra. São dois jogos, é importante conquistar o resultado positivo pois a gente sabe que o jogo lá vai ser difícil. A Copa do Brasil é um dos nossos objetivos na temporada”, afirmou.

Contra o Criciúma, Rogério Ceni tem o importante retorno do zagueiro Victor Cuesta. O argentino ficou fora do último compromisso após passar por cirurgia no nariz. Ele treinou normalmente ontem, com o auxílio de uma máscara de proteção facial, e está à disposição.

Ceni deixou aberta a possibilidade de preservar alguns jogadores por conta do desgaste físico, mas a tendência é que ele repita a base do time que disputou as últimas partidas no Brasileiro. Autor de um golaço sobre o Grêmio, Everaldo deve ser mantido ao lado de Thaciano no ataque.

O jogo de volta entre Bahia e Criciúma será no dia 23 de maio, no estádio Heriberto Hülse, em Santa Catarina. Pelo regulamento da Copa do Brasil, não há vantagem de gols fora de casa.

CRICIÚMA

Apesar de contar com a força da Fonte Nova, o Bahia sabe que precisa ficar ligado ao Criciúma. O Tigre vem de goleada por 4×0 sobre o Vasco em São Januário. O técnico Cláudio Tencati, no entanto, tem problemas para montar o time.

O volante Barreto foi expulso contra o Brasiliense, na segunda fase, e vai cumprir suspensão. Já o atacante Arthur Caíke, ex-Bahia, disputou a Copa do Brasil pelo Sport e está impedido de entrar em campo.

Por outro lado, o clube conta com o atacante Yannick Bolasie como principal arma. O francês naturalizado congolês foi o grande destaque contra o Vasco, com duas assistências e um gol. Apesar da boa fase, Cláudio Tencati adotou mistério sobre a escalação.

“Ah, vai ser essa equipe que iniciou [contra o Vasco]? Não. E já vai ter mudanças, por necessidade. […] Mas, ao mesmo tempo, a gente pode vir com outra formação, e isso que o Criciúma vai variar na competição. […] Não se surpreendam quando a gente vir com dobra de lateral, com três meias, com dois atacantes. A gente sempre vai analisar o adversário e ver o que é possível fazer”, disse o treinador.

Conteúdo Correio

Compartilhe
CONTINUE LENDO

ESPORTE

Vitória perde para o Cruzeiro e segue sem vencer no Brasileirão

O próximo compromisso do Leão será na próxima quinta-feira (2).

Compartilhe

Publicado

em

Foto: Victor Ferreira/EC Vitória

Em sua primeira partida fora de casa no Campeonato Brasileiro, o Vitória perdeu para o Cruzeiro, por 3 a 1, no Mineirão, neste domingo (28), em duelo válido pela 4ª rodada da Série A. Os gols da partida foram marcados por Matheus Pereira, Rafa Silva e Arthur Gomes para o Cruzeiro enquanto Lucas Silva (contra) descontou para o Vitória.

Com o resultado, o Rubro-Negro segue sem vencer na Série A e chegou ao quarto jogo sem vitória na temporada. Com duas derrotas e um empate, o Leão soma um ponto no Brasileirão e tem uma partida a menos já que o duelo contra o Cuiabá, válido pela 2ª rodada, foi adiado. No momento, o Vitória está na 18ª colocação e ainda pode ser ultrapassado pelo Atlético Goianiense, que enfrenta o Internacional, neste domingo, às 20h.

O próximo compromisso do Leão será na próxima quinta-feira (2), às 19h, contra o Botafogo, no Estádio Nilton Santos, pelo jogo de ida da 3ª fase da Copa do Brasil. Pelo Campeonato Brasileiro, o Vitória volta a jogar contra o São Paulo, no próximo domingo (5), às 16h, no Barradão. Na rodada seguinte, no domingo (12), o time do técnico Léo Condé enfrenta o Vasco, em São Januário, às 11h, no Rio de Janeiro.

Bahia Notícias

Compartilhe
CONTINUE LENDO

Mais Lidas