conecte-se conosco




CRUZ DAS ALMAS

Pandemia mudará conceito de trabalho e moradia, dizem especialistas

Publicado

em

Por Vladimir Platonow

A pandemia de Covid-19 mudará em definitivo a vida nas cidades. A doença acelerou processos que já vinham se desenhando há anos, como o uso intensivo da internet nos negócios, o teletrabalho e o encolhimento dos escritórios. E nem mesmo a descoberta de uma vacina fará a sociedade voltar ao que era antes.

A análise é de especialistas em tecnologia e urbanismo, que discutirão o tema dentro do conceito de cidades inteligentes, no congresso Inovacity Digital, que será realizado nos dias 22 e 23 próximos, aberto a todos, por meio do Youtube, com inscrição gratuita na página do evento.

“Nós não seremos mais os mesmos, definitivamente. Teremos vários ‘novos normais’. A nossa casa não vai ser mais como era. Nós vamos ter que redesenhar os espaços. Vamos trabalhar a partir de casa. Nós mudamos os nossos hábitos. O digital chegou de vez para ficar. Vamos ter que mudar o modelo de negócios, a forma de produção, que vai ser híbrida: físico e digital, presencial e a distância. A convivência desse modelo híbrido de gestão do negócio é o maior desafio que temos”, disse o engenheiro Claudio Marinho, especializado em planejamento urbano e economia do setor público.

Ex-secretário estadual de Tecnologia de Pernambuco, Claudio é um dos conferencistas do Inovacity e também um dos criadores do Porto Digital do Recife, um núcleo de tecnologia que hoje tem 340 empresas. Funciona no antigo cais do porto da cidade e gera, segundo ele, trabalho para 11 mil pessoas, com um faturamento anual de R$ 2,250 bilhões. Ele acredita que os centros históricos das cidades brasileiras passarão por um processo de transformação, acelerado por causa da Covid-19, atraindo novos moradores, em um processo inverso ao verificado a partir dos anos 1970, quando os escritórios substituíram as residências.

Com o conceito de teletrabalho se mostrando bem-sucedido por causa da pandemia, muitas empresas decidiram reduzir ou até mesmo fechar os escritórios, como forma de reduzir custos, colocando seus funcionários para trabalhar de casa. Em sentido oposto, o mercado imobiliário já começa a planejar a transformação de prédios comerciais em residenciais, se aproveitando da infraestrutura de transporte, saneamento e telecomunicações que as áreas centrais das cidades já possuem.

Transformações

A tendência de mudanças também é apontada pelo advogado Vinícius Casales, organizador do Inovacity, especializado em gestão empresarial com foco em tecnologia. Segundo ele, as transformações que os espaços imobiliários vão sofrer nas áreas centrais das grandes cidades serão acelerados com a nova realidade trazida a partir da pandemia.

“Muitas empresas devolveram salas, andares inteiros, para colocar seus funcionários trabalhando dentro de casa. O que vai ser esse ‘novo comum’? Vai levar um tempo, talvez um ano, para todo mundo voltar a trabalhar nos escritórios. Talvez em um modelo mais flexibilizado, fazendo trabalho a distância uma ou duas vezes por semana. Os estudantes também vão experimentar um modelo misto, de conteúdo online de casa e conteúdo presencial em sala de aula”, analisou Vinícius.

Segundo ele, a sociedade estará passando por uma grande fase de ajustes, o que demandará adaptações pessoais de cada um: “O momento que estamos vivendo é de desafio, de reconstrução de tudo. De mudança de cultura. Para entender que o trabalhador, o empregado, para que ele seja produtivo, não precisa estar sob o olhar do chefe. Ele consegue ser produtivo trabalhando de casa e ter qualidade de vida. Estamos em um momento de revisão e análise, transformação e ressignificação de sociedade”.

Programação

No primeiro dia, o encontro Inovacity Digital vai trazer cinco diferentes linhas de inovação, abrindo espaço para exposição de startups, que apresentarão soluções de negócios conectados com as cidades, entre produtos e serviços. O segundo dia reunirá especialistas e lideranças dos setores público e privado em seis painéis de debate: Urbanismo, Transformação Digital, Inclusão, Mobilidade e Gestão e Governança. O evento é gratuito, dirigido a os todos interessados, incluindo profissionais da área e estudantes universitários.

Compartilhe
CONTINUE LENDO

CRUZ DAS ALMAS

Atropelamento deixa duas mulheres feridas em Cruz das Almas

Por conta do acidente, o trânsito foi interrompido no trecho.

Compartilhe

Publicado

em

Duas mulheres ficaram feridas após um acidente de trânsito na noite desta quarta-feira, 01, na Avenida Getúlio Vargas, em Cruz das Almas.

De acordo com informações, uma motociclista teria atropelado uma pedestre, nas proximidades da Praça Multiuso. As duas acabaram feridas, mas uma delas permaneceu no local, enquanto a outra teria sido socorrida por uma equipe do SAMU e encaminhada para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA). O estado de saúde dela não foi divulgado.

Por conta do acidente, o trânsito foi interrompido no trecho, mas a Polícia Militar esteve no local orientando os condutores.

FORTE NA NOTÍCIA

Compartilhe
CONTINUE LENDO

CRUZ DAS ALMAS

Cruz das Almas: evento reúne trabalhadores na Praça Multiuso

Evento foi promovido pela Prefeitura e o SINDCRUZ.

Compartilhe

Publicado

em

Foto: divulgação / ASCOM

A Praça Multiuso foi ponto de encontro em comemoração ao Dia do Trabalhador, celebrado neste 1º de maio. Promovido pela Prefeitura de Cruz das Almas e o SINDCRUZ, o evento proporcionou momentos de diversão e entretenimento com sorteios de prêmio e show do cantor Pedrinho.

“Este evento é uma homenagem merecida a todos os trabalhadores de Cruz das Almas, onde o esforço diário contribui para o crescimento e a prosperidade de nossa cidade. É nosso compromisso continuar apoiando e valorizando cada trabalhador da nossa cidade. Parabéns a todos nós pelo nosso dia” destacou o prefeito Ednaldo Ribeiro.

Joelma Santana, presidente do SINDCRUZ, destacou a parceira entre o sindicato e a Prefeitura na realização do evento. “O apoio da prefeitura foi importantíssimo na realização deste evento, sem esse suporte nós não conseguiríamos realizar essa homenagem aos trabalhadores,” disse.

Além do show de Pedrinho e do sorteio dos prêmios, a população também desfrutou de opções de lazer e bem-estar, incluindo pula-pula para as crianças, massagem, ventosa, aferição de pressão, entre outros serviços oferecidos pela FBBR.

ASCOM

Compartilhe
CONTINUE LENDO

CRUZ DAS ALMAS

Cruz das Almas vai receber ‘Feira Saúde Mais Perto’ nos dias 23 e 24 de maio

A informação foi divulgado ontem, 30, pelo ex-prefeito Orlandinho.

Compartilhe

Publicado

em

Foto: divulgação / Governo do Estado da Bahia

O município de Cruz das Almas vai receber nos próximos dias 23 e 24 de maio a Feira Saúde Mais Perto, iniciativa promovida pela Secretaria da Saúde do Estado (Sesab). A informação foi divulgado ontem, 30, pelo ex-prefeito Orlandinho.

“Essa é a mesma feira que trouxemos no nosso terceiro mandato. Vem vários especialistas, psicólogos, médicos, enfermeiros, para realizar diversos procedimentos em várias especialidades. Quero aqui agradecer ao nosso querido governador Jerônimo Rodrigues por estar atendendo nosso pedido e a secretária de Saúde do Estado Roberta. Gratidão!”, disse o ex-gestor.

Entre os serviços de saúde oferecidos estão consultas e procedimentos oftalmológicos como rastreamento para cirurgia de catarata de idosos acima de 60 anos, exame de refração, limpeza da lente para quem já fez cirurgia de catarata, atendimento odontológico, preventivo ginecológico, exames de ultrassonografia, eletrocardiograma, raio-x, mamografia, exames laboratoriais, dentre outros.

O agendamento será 100% online, por meio do site saudemaisperto.saude.ba.gov.br, e cada cidadão poderá fazer o agendamento de até três serviços, selecionando o dia e turno do atendimento. Além dos serviços de saúde, a Feira também oferecerá a emissão gratuita de segunda via do RG e antecedentes criminais.

Para ter acesso aos serviços oferecidos é necessário se dirigir até o local do evento portando o cartão do SUS, RG e CPF. No caso de exames de ultrassonografia e exames laboratoriais, é preciso apresentar a solicitação médica.

FORTE NA NOTÍCIA

Compartilhe
CONTINUE LENDO

Mais Lidas