conecte-se conosco




BAHIA

Rui Costa confirma São João na Bahia esse ano: ‘Governo vai ajudar prefeituras’

Publicado

em

O governador Rui Costa anunciou nesta segunda-feira (11) que a festa de São João vai acontecer esse ano na Bahia. “Alô, Ibicuí! Aproveitamos a visita ao município para anunciar que vai ter São João em 2022! E o Governo do Estado vai ajudar as prefeituras para realizar essa festa, que é a maior da Bahia”

Foram dois anos sem festejos juninos – 2020 e 2021 – e há grande expectativa para esse ano, após o cancelamento do Carnaval, que não ocorreu novamente. Desde o início desse mês, cidades de várias regiões da Bahia têm confirmado a intenção de realizar as tradicionais celebrações.

Municípios como Jequié, na região sudoeste, por exemplo, anunciaram até 13 dias de celebração. Por lá, a festa vai acontecer entre os dias 14 e 26 de junho e a prefeitura já abriu licitação para contratar a empresa responsável pelo evento e agenciamento de bandas. Conceição de Feira e Serrinha também anunciaram a festa de São João.

Em Cruz das Almas, anfitriã de uma das maiores festas do interior baiano, foram divulgadas, entre 22 e 26 de junho, atrações como Wesley Safadão, Tarcísio do Acordeon e Tayrone. O município planeja movimentar R$ 5 milhões durante os cinco dias de festa. Ali próximo, em Santo Antônio de Jesus, a realização da festa foi confirmada, mas a prefeitura não deu detalhes. Na cidade, acontecerá também mais uma edição do Forró do Lago, do cantor Bell Marques, no dia 25.

Moradores do sul da Bahia também se preparam para os festejos juninos. Em Ipiaú, por exemplo, a prefeitura confirmou a celebração de São Pedro este ano. Detalhes ainda não foram anunciados, mas sabe-se que o local dos eventos será alterado da Praça Salvador da Mata para a Praça Álvaro Jardim. A última festa de São Pedro na cidade foi realizada em 2019, com show da cantora Marília Mendonça, que reuniu 20 mil pessoas no local.

Ibicuí já tem duas tradicionais festas privadas confirmadas a partir de 24 de junho, Ticomia e Brega Light. Senhor do Bonfim, no norte do estado, além do evento aberto ao público, de 22 a 26 de junho, na Praça Nova do Congresso e no Parque da Cidade, está confirmada a edição 2022 do Forró do Sfrega.

Em Irecê, a expectativa é que mais de 200 mil pessoas aproveitam o São João, que será festejado entre 22 e 26 de junho. Em Barra, no oeste baiano, serão nove dias de celebração, a partir do dia 16 de junho, com concursos de quadrilha, quebra-poste, pau-de-sebo e outras brincadeiras tradicionais do período. Em São Desidério, ainda na região oeste, a festa também está confirmada, sem detalhes.

Em Bom Jesus da Lapa, a festa de São Pedro, que é tradicionalmente realizada no final de junho, será realizada em agosto. Já em Caculé, entre 24 e 26 de junho, a prefeitura vai montar uma vila junina em frente ao Estádio Nilo Xavier para as apresentações e concurso de quadrilha. No município vizinho Ituaçu, a realização do tradicional Arraiá do Brejo Grande, entre 23 e 26 de junho está confirmada.

Compartilhe
CONTINUE LENDO

BAHIA

Força Total reforça policiamento na Bahia nesta terça-feira (30)

Ação utiliza toda a frota e os recursos disponíveis da corporação.

Compartilhe

Publicado

em

Crédito: Divulgação

As equipes da Polícia Militar atuam nas ruas com o emprego máximo do efetivo desde as primeiras horas da manhã desta terça-feira (30), nos 417 municípios baianos, durante a 24ª edição da Operação Força Total.

A intensificação das ações contra a criminalidade, com a realização de abordagens preventivas, tem o objetivo de ampliar o policiamento no estado, apreender drogas e armas de fogo, além do cumprimento de mandados de prisão expedidos pela justiça.

O reforço, inclusive com o emprego do efetivo administrativo nas ruas, utiliza toda a frota e os recursos disponíveis da corporação, a exemplo de viaturas, motocicletas, bases móveis, aeronaves e drones.

Nas últimas 23 edições da Força Total, a operação realizou apreensão de um total de 505 armas de fogo, 805 prisões em flagrante e cumprimento de 310 mandados de prisão em todo o estado.

Conteúdo Correio

Compartilhe
CONTINUE LENDO

BAHIA

Trabalhadores da rede estadual de educação paralisam atividades por 48 horas na Bahia

Categoria rejeitou proposta de 5,69% de reajuste nos salários, com pagamentos fracionados, feita pela Secretaria de Educação.

Compartilhe

Publicado

em

Foto: Reprodução/TV Bahia

Os trabalhadores da rede estadual de educação paralisaram as atividades nesta segunda-feira (29), por 48 horas, após rejeitarem a proposta de 5,69% de reajuste nos salários, com pagamentos fracionados, feita pela Secretaria de Educação da Bahia (SEC).

A decisão foi tomada pela categoria na quinta-feira (25), durante uma assembleia do Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado da Bahia (APLB). Com isso, as escolas da rede estadual da Bahia não terão aulas nesta segunda e na terça (30).

A categoria pede 10% de reajuste, seguindo o percentual unificado pela Federação da Entidades Sindicais dos Servidores Públicos. Segundo a APLB, a proposta do governo foi rejeitada por 90% dos funcionários que votaram.

Além do reajuste, a categoria pede:

  • a restruturação de planos de carreiras;
  • pagamento imediato da 3ª parcela dos precatórios Fundo de Desenvolvimento da Educação Fundamental (Fundef), que seria encaminhado para a votação na Assembleia Legislativa da Bahia (Alba) em abril deste ano, com previsão de pagamento para o mesmo mês, o que não aconteceu.

Em nota, a Secretaria de Educação da Bahia informou que está aberta para negociar com o sindicato e que as escolas estão abertas durante o período da paralisação.

Conteúdo G1

Compartilhe
CONTINUE LENDO

BAHIA

Acidente grave em Pedra do Cavalo provoca interdição em trecho da BR-101

Até a divulgação dessa notícia não havia informações sobre vítimas.

Compartilhe

Publicado

em

Um acidente grave envolvendo uma carreta-baú foi registrado na noite desta sexta-feira, 26, no trecho da BR-101 na região de Pedra do Cavalo.

Uma carreta envolvida na batida ficou atravessada na pista e acabou provocando interdição nos dois sentidos da rodovia. Até a divulgação dessa notícia não havia informações sobre vítimas.

FORTE NA NOTÍCIA

Compartilhe
CONTINUE LENDO

Mais Lidas