conecte-se conosco




BAHIA

Abaixa Que é Tiro é a música do Carnaval de 2019

Publicado

em

Nem o jogador Neymar, que se recupera de uma contusão, e a atriz Bruna Marquezine, que deu o que falar no Carnaval de Salvador, resistiram e foram até o chão quando Tony Salles, 38 anos, entoou o refrão “Deixa ela passar/ Maravilhosa/ Abaixa que é tiro” na Avenida.

Abaixa Que é Tiro, da banda Parangolé, é a música vencedora da Pesquisa Bahia Folia 2019, da TV Bahia, que há 26 anos elege o hit que faz a cabeça dos foliões nos circuitos da festa. O anúncio foi feito nesta quinta-feira (7) pela emissora. A música conquistou 65,7% dos eleitores, desbancando hits como Crush Blogueirinha, de Léo Santana, que garantiu o segundo lugar; e a polêmica Fábio Assunção, de La Fúria, que ficou em terceiro lugar. A TV Bahia não divulga número de votantes.

Na pesquisa, coordenada pelo P&A Instituto de Pesquisa, a música gravada por Tony Salles e composta por Rodrigo Martins, Ed Nobre e Markos Lima, foi a mais votada pelos internautas e foliões que curtiam a festa popular nos principais circuitos. A decisão leva em conta a votação no site do Bahia Folia e uma pesquisa de rua – realizada entre a terça de Carnaval (5) e a quarta-feira (6) de Cinzas.

Ao saber do resultado, o vocalista Tony Salles disse ao CORREIO que a felicidade era tanta que não cabia no peito. “É ver um sonho de mais de 20 anos realizado. É uma felicidade gigantesca. Porque a gente trabalha o ano inteiro, procura fazer bons CDs, lançar boas músicas, mas o nosso xodó é o Carnaval. E, quando chega o Carnaval, todo artista sonha com isso – em ter o trabalho reconhecido e ganhar o prêmio de ‘música do Carnaval’. Quando isso não acontrece por tanto tempo, a gente fica um pouco frustrado. Vivi muitos anos esperando por isso”, contou ele, rouco após a loucura de shows da folia.

Para ele, o grande diferencial do hit foi a coreografia, feita pelo dançarino Dam Fernandes, e divulgada no canal oficial da FitDance. “A música vive de fato quando tem uma boa coreografia. Principalmente no caso da gente, que faz pagodão. A nossa música é alegre, sacode e, às vezes, a gente não conta com uma letra foda, como as de Caetano. Na maior parte das letras a gente deixa apenas uma mensagem e nessa tem a do empoderamento feminino, ao enaltecer a mulher. De certa forma tem um enredo: essa mulher é maravilhosa, é um tiro. Mas, é claro, sempre é um conjunto de tudo: do balanço, da letra, do ritmo, do arranjo, etc.

Compartilhe
CONTINUE LENDO

BAHIA

Trabalhadores da rede estadual de educação paralisam atividades por 48 horas na Bahia

Categoria rejeitou proposta de 5,69% de reajuste nos salários, com pagamentos fracionados, feita pela Secretaria de Educação.

Compartilhe

Publicado

em

Foto: Reprodução/TV Bahia

Os trabalhadores da rede estadual de educação paralisaram as atividades nesta segunda-feira (29), por 48 horas, após rejeitarem a proposta de 5,69% de reajuste nos salários, com pagamentos fracionados, feita pela Secretaria de Educação da Bahia (SEC).

A decisão foi tomada pela categoria na quinta-feira (25), durante uma assembleia do Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado da Bahia (APLB). Com isso, as escolas da rede estadual da Bahia não terão aulas nesta segunda e na terça (30).

A categoria pede 10% de reajuste, seguindo o percentual unificado pela Federação da Entidades Sindicais dos Servidores Públicos. Segundo a APLB, a proposta do governo foi rejeitada por 90% dos funcionários que votaram.

Além do reajuste, a categoria pede:

  • a restruturação de planos de carreiras;
  • pagamento imediato da 3ª parcela dos precatórios Fundo de Desenvolvimento da Educação Fundamental (Fundef), que seria encaminhado para a votação na Assembleia Legislativa da Bahia (Alba) em abril deste ano, com previsão de pagamento para o mesmo mês, o que não aconteceu.

Em nota, a Secretaria de Educação da Bahia informou que está aberta para negociar com o sindicato e que as escolas estão abertas durante o período da paralisação.

Conteúdo G1

Compartilhe
CONTINUE LENDO

BAHIA

Acidente grave em Pedra do Cavalo provoca interdição em trecho da BR-101

Até a divulgação dessa notícia não havia informações sobre vítimas.

Compartilhe

Publicado

em

Um acidente grave envolvendo uma carreta-baú foi registrado na noite desta sexta-feira, 26, no trecho da BR-101 na região de Pedra do Cavalo.

Uma carreta envolvida na batida ficou atravessada na pista e acabou provocando interdição nos dois sentidos da rodovia. Até a divulgação dessa notícia não havia informações sobre vítimas.

FORTE NA NOTÍCIA

Compartilhe
CONTINUE LENDO

BAHIA

Sobe para 49 número de mortes por dengue na Bahia; epidemia abrange 256 municípios

Dados foram atualizados pela Secretaria de Saúde do Estado na sexta-feira (26).

Compartilhe

Publicado

em

Foto: Raul Santana/Fiocruz/Divulgação

Com a confirmação de mais duas mortes na sexta-feira, 26 de abril, sobe para 49 o número de vítimas da dengue na Bahia. O estado tem 256 dos 417 municípios em epidemia da doença.

Os novos casos foram registrados em Caraíbas e Maraú, cidades localizadas no centro-sul e baixo-sul do estado, respectivamente.

A Secretaria de Saúde do Estado (Sesab) indicou um aumento de 702,9% nos casos da doença em 2024. Até o dia 20 de abril, 153.404 casos prováveis foram notificados no estado. No mesmo período de 2023, o registro foi de 19.106 casos.

Vitória da Conquista segue liderando o número de casos, com 24.111, seguida por Salvador, com 6.796, e Feira de Santana, com 6.239 casos prováveis da doença.

A Bahia possui taxa de letalidade de 2,9%, menor do que a média nacional.

Veja abaixo a lista de cidades onde ocorreram mortes por conta da dengue:

  1. Vitória da Conquista (10)
  2. Jacaraci (4)
  3. Feira de Santana (3)
  4. Juazeiro (4)
  5. Piripá (3)
  6. Caetité (2)
  7. Santo Antônio de Jesus (2)
  8. Barra do Choça (2)
  9. Coaraci (2)
  10. Caetanos (1)
  11. Campo Formoso (1)
  12. Carinhanha (1)
  13. Encruzilhada (1)
  14. Guanambi (1)
  15. Ibiassucê (1)
  16. Irecê (1)
  17. Palmas de Monte Alto (1)
  18. Santo Estevão (1)
  19. Seabra (1)
  20. Várzea Nova (1)
  21. Bom Jesus da Lapa (1)
  22. Caculé (1)
  23. Ipiaú (1)
  24. Luís Eduardo Magalhães (1)
  25. Caraíbas (1)
  26. Maraú (1)

Chikungunya e zika

Além da dengue, o mosquito aedes aegypti também transmite outras duas arboviroses: zika e chikungunya.

Neste ano, foram registrados dois óbitos por chikungunya nos municípios de Teixeira de Freitas e Ipiaú. Nenhum óbito por zika foi confirmado.

Conteúdo G1

Compartilhe
CONTINUE LENDO

Mais Lidas