conecte-se conosco




BAHIA

Bebê morre 2h após nascer na BA e pai diz que mulher esperou quase 24h por atendimento em maternidade

Publicado

em

Um bebê morreu duas horas após o parto na Maternidade Tsylla Balbino, em Salvador, e a família da criança acusa a unidade de saúde de negligência. O caso ocorreu na segunda-feira (14).

O pai do bebê, Igor, conta que era madrugada de domingo (13) quando ele e a mulher, Mônica Reis, que estava com oito meses e meio de gestação, chegaram à maternidade.

Segundo Igor, a companheira sentia muitas dores e passou quase um dia no local antes de ser liberada pela equipe médica, que, segundo ele, disse que não estava na hora da criança nascer. O bebê era do sexo feminino e se chamaria Geovana.

“Minha esposa por volta de 4h30 e, desse horário até às 17h, ela estava lá andando e se agachando, porque a médica disse que ela tinha que dilatar”, contou Igor.O homem afirmou que a mulher foi liberada para ir para casa às 22h de domingo, depois de receber a receita de um remédio indicado para desconforto abdominal. “Ela [a médica] disse que minha esposa só poderia ter filho depois de três semanas”, disse Igor.

Na madrugada de segunda-feira, Igor disse que retornou à maternidade com a mulher, que sentia contrações, e que ela foi atendida pela mesma equipe médica. Na ocasião, os profissionais realizaram parto cesário, mas o bebê não resistiu e veio a óbito depois de duas horas.

A família da criança acredita que a demora para a realização do parto tenha sido crucial para o óbito do bebê.

Igor e Mônica disseram que o quarto de Geovana já estava pronto. A criança seria o primeiro filho do casal, que agora pede justiça pelo ocorrido. “Quando eu durmo, eu penso. Eu pensava em ver a minha filha no chão, sorrindo. Eu não vou ficar sossegado, isso não pode ficar impune”, lamenta o pai.

Em nota, a diretoria da Maternidade Tsylla Balbino informou que Mônica foi liberada porque não estava em trabalho de parto e que, quando retornou à unidade médica, tinha sinais de parto prematuro.

Por conta disso, a maternidade disse que foi realizado parto cesário. Informou, também, que o bebê teve “problemas” com o cordão umbilical e por isso acabou morrendo. A maternidade ainda disse que a paciente teve todo o atendimento da equipe médica.

Compartilhe
CONTINUE LENDO

BAHIA

Força Total reforça policiamento na Bahia nesta terça-feira (30)

Ação utiliza toda a frota e os recursos disponíveis da corporação.

Compartilhe

Publicado

em

Crédito: Divulgação

As equipes da Polícia Militar atuam nas ruas com o emprego máximo do efetivo desde as primeiras horas da manhã desta terça-feira (30), nos 417 municípios baianos, durante a 24ª edição da Operação Força Total.

A intensificação das ações contra a criminalidade, com a realização de abordagens preventivas, tem o objetivo de ampliar o policiamento no estado, apreender drogas e armas de fogo, além do cumprimento de mandados de prisão expedidos pela justiça.

O reforço, inclusive com o emprego do efetivo administrativo nas ruas, utiliza toda a frota e os recursos disponíveis da corporação, a exemplo de viaturas, motocicletas, bases móveis, aeronaves e drones.

Nas últimas 23 edições da Força Total, a operação realizou apreensão de um total de 505 armas de fogo, 805 prisões em flagrante e cumprimento de 310 mandados de prisão em todo o estado.

Conteúdo Correio

Compartilhe
CONTINUE LENDO

BAHIA

Trabalhadores da rede estadual de educação paralisam atividades por 48 horas na Bahia

Categoria rejeitou proposta de 5,69% de reajuste nos salários, com pagamentos fracionados, feita pela Secretaria de Educação.

Compartilhe

Publicado

em

Foto: Reprodução/TV Bahia

Os trabalhadores da rede estadual de educação paralisaram as atividades nesta segunda-feira (29), por 48 horas, após rejeitarem a proposta de 5,69% de reajuste nos salários, com pagamentos fracionados, feita pela Secretaria de Educação da Bahia (SEC).

A decisão foi tomada pela categoria na quinta-feira (25), durante uma assembleia do Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado da Bahia (APLB). Com isso, as escolas da rede estadual da Bahia não terão aulas nesta segunda e na terça (30).

A categoria pede 10% de reajuste, seguindo o percentual unificado pela Federação da Entidades Sindicais dos Servidores Públicos. Segundo a APLB, a proposta do governo foi rejeitada por 90% dos funcionários que votaram.

Além do reajuste, a categoria pede:

  • a restruturação de planos de carreiras;
  • pagamento imediato da 3ª parcela dos precatórios Fundo de Desenvolvimento da Educação Fundamental (Fundef), que seria encaminhado para a votação na Assembleia Legislativa da Bahia (Alba) em abril deste ano, com previsão de pagamento para o mesmo mês, o que não aconteceu.

Em nota, a Secretaria de Educação da Bahia informou que está aberta para negociar com o sindicato e que as escolas estão abertas durante o período da paralisação.

Conteúdo G1

Compartilhe
CONTINUE LENDO

BAHIA

Acidente grave em Pedra do Cavalo provoca interdição em trecho da BR-101

Até a divulgação dessa notícia não havia informações sobre vítimas.

Compartilhe

Publicado

em

Um acidente grave envolvendo uma carreta-baú foi registrado na noite desta sexta-feira, 26, no trecho da BR-101 na região de Pedra do Cavalo.

Uma carreta envolvida na batida ficou atravessada na pista e acabou provocando interdição nos dois sentidos da rodovia. Até a divulgação dessa notícia não havia informações sobre vítimas.

FORTE NA NOTÍCIA

Compartilhe
CONTINUE LENDO

Mais Lidas