conecte-se conosco




CRUZ DAS ALMAS

Santa Casa de Misericórdia de Cruz das Almas divulga nota de esclarecimento

Publicado

em

A Santa Casa de Misericórdia de Cruz das Almas, com muito respeito e sincero pesar, vem a público, trazer esclarecimentos relacionados ao indesejado desfecho ocorrido com a senhora E.R.S., 33 anos na manhã do dia 01 de maio deste corrente ano.

Inicialmente afirmamos que o estado de saúde da paciente já era demasiadamente grave, com prognóstico bastante reservado e com difícil reversão do quadro clínico, desde o momento em que a mesma foi acolhida pela unidade de emergência obstétrica e submetida a avaliação pela equipe técnica plantonista.

A paciente era portadora de doença auto-imune (lúpus eritematoso sistêmico), segundo relatório médico emitido por reumatologista que foi entregue por um familiar posteriormente às primeiras avaliações, ante à solicitação da Recepção da Unidade dos documentos pessoais e exames médicos anteriores, constando no relatório do reumatologista a informação que ela fazia uso de medicamentos imunomoduladores e, ainda outros, acerca de dois anos.

A idade gestacional era desconhecida e foi estimada pela médica obstetra que cursava em torno de 20 semanas, ante a avaliação da altura uterina em decorrência de a paciente não ter tido o acompanhamento pré-natal e não portava qualquer exames sobre a gravidez e sua evolução.

Segundo avaliação realizada em nosso hospital no momento da emergência, os sinais e sintomas encontrados eram compatíveis com choque hipovolêmico e suspeita diagnóstica de descolamento prematuro de placenta, com dor abdominal intensa, sangramento, sudorese, palidez, veias colabadas e ausência de batimentos cardiofetais (feto morto).

O registros do horário de entrada na unidade foi às 5:51h, quando de imediato houve avaliação pela enfermeira obstetra com triagem inicial e posterior chamado da médica obstetra para atendimento, imediatamente após avaliação e definição diagnóstica pela médica plantonista que constatou o risco que exigia necessidade de atendimento de alta complexidade, determinou a realização de procedimentos iniciais solicitando exames laboratoriais e, logo, colocando em tela da Central de Regulação a paciente, que de imediato ao pedido de Regulação fora solicitada ambulância do tipo UNIDADE AVANÇADA por conta da gravidade do quadro, devido ao alto risco para deslocamento da paciente (possibilidade de óbito em trânsito).

Durante a permanência na unidade, o quadro clínico dela foi se agravando chegando à parada cardiorrespiratória, imediatamente submetida a sucessivas tentativas de reanimação, com suporte avançado, porém, infelizmente sem êxito, sendo constatado o óbito.

Lamentamos profundamente o fato, muito embora, infelizmente, essa fatalidade tivesse se mostrado inevitável em função da gravidade do quadro clínico.

Para fins de esclarecimento, informamos que o Hospital Nossa Senhora de Bonsucesso, mantido pela Santa Casa de Misericórdia de Cruz das Almas, é uma unidade de risco obstétrico habitual, com capacidade resolutiva para partos de baixo risco (parto natural ou cesariano sem risco materno e/ou para recém-nascido), com estrutura compatível com Centro de Parto Normal intrahospitalar, tipo II.

Trata-se de uma unidade hospitalar de saúde de média complexidade que conta com centro cirúrgico e plantonistas médicos obstetras, anestesistas e clínicos gerais, além de enfermeiros obstetras e generalistas e equipe de enfermagem experiente e capacitada, atuando nas 24 horas, no entanto, por sua importância regional, atuando como pólo de microrregião leste de saúde, e devido à sua localização geográfica, a Santa Casa recebe inúmeras ocorrências envolvendo situações de alto risco obstétrico, cujo atendimento deve ser realizado em unidades de alta complexidade (com unidade de terapia intensiva – UTI), assim, diversos casos de extrema gravidade e/ou potencial desfecho desfavorável são recebidos na unidade e conduzidos com seriedade e empenho. Muito embora com limitação de recursos financeiros, por se tratar de instituição de caráter privada, de natureza filantrópica e contando atualmente com contratos para a prestação de serviços pelo SUS, seguiremos aprimorando as nossas rotinas, qualificando a nossa equipe, zelando pelo nosso ambiente de trabalho de forma a garantir assistência humana e segura à população de Cruz das Almas e região.

Este é um momento sofrido para a família da pessoa que se foi, e também enormemente difícil para a equipe que acolheu a paciente e lidou com a evolução indesejável, frente às adversidades de um quadro clínico grave. Com décadas de serviços de saúde prestados à comunidade de Cruz das Almas e mais inúmeras cidades, a Santa Casa reforça seu compromisso técnico de oferecer saúde a quem precisa, com responsabilidade, ética e respeito, pela vida e pela saúde de cada pessoa que servimos através da nossa equipe. Nesse momento, nos solidarizamos com a família e nos colocamos à disposição para prestar todas as orientações e informações necessárias.

Cruz das Almas, 04 de Maio de 2018.

Natanael Evódio dos Santos

Provedor

Enviada ao FORTE NA NOTÍCIA

Compartilhe
CONTINUE LENDO

CRUZ DAS ALMAS

Cruz das Almas: após quase 2 meses paralisada, obra de requalificação do Espaço do São João é retomada

O local será completamente transformado.

Compartilhe

Publicado

em

Após quase 2 meses paralisada, a obra de requalificação do Espaço do São João de Cruz das Almas foi retomada neste sábado, 27.

Em entrevista ao Forte na Notícia, o prefeito Ednaldo Ribeiro afirmou que a empresa responsável pela obra vai trabalhar intensamente para entregar o espaço a tempo para a festa. “A empresa disse que vai triplicar o número de funcionários e estender o horário de trabalho. Eu tenho certeza que a gente vai conseguir entregar essa obra no período do São João”, disse.

O local será completamente transformado, recebendo melhorias significativas, acessibilidade, piso intertravado, estrutura de pergolado de madeira, arborização, bancos, estacionamento, parque infantil, área pet, área de convivência, paisagismo, entre outros, tornando-se um ponto de lazer permanente para a população.

FORTE NA NOTÍCIA

Compartilhe
CONTINUE LENDO

CRUZ DAS ALMAS

Cruz das Almas: mulher fica ferida após acidente com moto na Av. Getúlio Vargas

A mulher foi encaminhada para a Unidade de Pronto Atedneimtno (UPA).

Compartilhe

Publicado

em

Uma mulher, que não teve a identidade divulgada, ficou ferida após acidente com moto na manhã deste sábado, 27, na Avenida Getúlio Vargas, em Cruz das Almas.

De acordo com testemunhas, a motociclista acabou perdendo o controle da direção após a corrente da motocicleta soltar.

A mulher foi encaminhada para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA), onde permanece em observação médica.

FORTE NA NOTÍCIA

Compartilhe
CONTINUE LENDO

CRUZ DAS ALMAS

Prefeitura de Cruz das Almas vai substituir toda a iluminação da cidade por luminárias de LED

O investimento total, que será amortizado ao longo de cinco anos, será de pouco mais de 23 milhões.

Compartilhe

Publicado

em

Foto: divulgação

A Prefeitura de Cruz das Almas, por meio da Secretaria de Serviços Públicos, anunciou esta semana que dará um banho de luz em toda a cidade, abrangendo as áreas urbanas e rurais. O projeto inclui a substituição de toda a iluminação comum por luminárias de LED.

“A nossa cidade já merecia esse cuidado há muito tempo. Estamos trazendo mais modernidade para Cruz das Almas, que agora terá suas ruas, avenidas e comunidades rurais muito bem iluminadas. Estou muito feliz em executar mais esse compromisso do nosso plano de governo”, comemorou o prefeito Ednaldo, destacando ainda que o projeto contribuirá para a redução dos custos com o consumo de energia pública em cerca de 60%.

Segundo o prefeito, após a ordem de serviço, todo o trabalho de substituição das lâmpadas antigas por luminárias de LED e a instalação de novos pontos de iluminação pública deverá ser concluído em no máximo 90 dias.

O investimento total, que será amortizado ao longo de cinco anos, será de pouco mais de 23 milhões. Durante este período, a empresa responsável pelo serviço também se encarregará de toda a manutenção dos equipamentos, assegurando seu pleno funcionamento.

Atualmente, o município gasta, em média, 160 mil reais mensais com manutenção e pouco mais de 220 mil reais com a taxa de iluminação pública. Com o projeto, o município passará a pagar 300 mil reais mensais à empresa responsável pela implantação do projeto e reduzirá a conta de energia em mais de 60%. Após os cinco anos, toda a cidade continuará iluminada com luminárias de LED e pagará uma taxa de iluminação pública 60% mais barata. “Isso é planejamento, é trabalhar pensando no futuro, é trabalhar com responsabilidade e visando economia para os cofres públicos”, concluiu o prefeito Ednaldo.

ASCOM

Compartilhe
CONTINUE LENDO

Mais Lidas