conecte-se conosco




CRUZ DAS ALMAS

Após proibição do MEC, UFRB mantém exigência de comprovante de vacinação para atividades presenciais

Publicado

em

A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) divulgou uma nota nesta sexta-feira, 31, em que afirma que vai manter a exigência de vacinação contra a Covid-19 para as atividades presenciais.

Na última quinta-feira, 30, o Ministério da Educação (MEC) publicou um despacho em que proibia as instituições de ensino vinculadas ao governo federal de exigirem o comprovante de imunização contra a doença para volta às aulas. Confira a nota da UFRB na íntegra abaixo:

As Universidades são espaços de produção da Ciência, tipo de conhecimento que se caracteriza por estar embasado em teorias, métodos e técnicas que orientam o seu processo de produção de forma rigorosa, incluindo a sua validação por dados e evidências apreciados pelos pares – a comunidade científica.

Durante a pandemia, as universidades brasileiras, sobretudo as instituições públicas federais, tiveram um papel de grande relevância no enfrentamento desta tragédia humanitária através de diversas ações acadêmicas. Foi o conhecimento produzido pelas instituições científicas que possibilitou o diagnóstico e, em tempo recorde, o desenvolvimento de insumos e vacinas tão fundamentais ao combate à COVID-19.

Desde o início da pandemia, a Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), atuando em várias frentes no enfrentamento desta doença, pautou as suas ações com base nos conhecimentos científicos. Cabe ressaltar o importante papel desempenhado pelo Comitê de Acompanhamento e Enfrentamento à COVID-19 e pelo Grupo de Trabalho Indicadores de Saúde e Evolução da Pandemia, estruturas fundamentais que balizaram as decisões tomadas pela Universidade.

Neste sentido, subsidiado pelos dados científicos de seus especialistas e após várias discussões, o Conselho Universitário da UFRB publicou a Resolução CONSUNI Nº 007, de 16 de novembro de 2021, que dispôs sobre a autorização para retomada presencial gradual das atividades acadêmicas e administrativas da instituição. Esta Resolução estabelece em seu artigo 12 que: “A realização das atividades presenciais, nos campi da UFRB, deverá ser feita somente por pessoas com uso de máscara e esquema vacinal completo contra a COVID-19. Parágrafo único: A Universidade poderá exigir a comprovação de imunização completa disponibilizada pela rede pública de saúde, com apresentação do cartão de vacinação”. Posteriormente, em reunião realizada em 14 de dezembro de 2021, o CONSUNI aprovou a atualização das “Diretrizes Institucionais e Protocolos de Medidas de Biossegurança de Enfrentamento à COVID-19 na UFRB” que, em seu item 3.1, confirmou e complementou o normativo de exigência da comprovação de imunização completa disponibilizada pela rede pública de saúde.

Esta decisão baseou-se na compreensão de que a vacinação é medida de proteção individual e, sobretudo, coletiva. Deste modo, a necessidade de comprovação do esquema vacinal completo contra à COVID-19, expressa a responsabilidade da instituição com a preservação da saúde de sua comunidade acadêmica e a proteção da coletividade em geral.

Desta maneira, a UFRB lamenta a publicação em 30/12/2021, pelo Ministério da Educação, do Despacho indicando a proibição de que as instituições de ensino vinculadas ao Governo Federal, como universidades e institutos federais, exijam a vacinação contra à COVID-19 para a volta às aulas em atividades presenciais. Causa-nos perplexidade a inobservância de dados científicos tão nítidos por parte do ministério responsável pela disseminação das políticas de educação do país. Além disso, o nosso entendimento é de que a decisão afronta a autonomia didático-científica, administrativa e de gestão financeira e patrimonial das universidades, prevista no art. 207 da Constituição Federal. Enquanto várias instituições públicas e privadas têm adotado procedimentos de controle de acesso a espaços, exigindo a comprovação vacinal, o MEC, com este Despacho, nega a importância da vacinação para o enfrentamento da pandemia, que já custou mais de 619 mil vidas ao Brasil.

Por tudo isso, a Reitoria da UFRB informa que manterá a decisão tomada em reunião de seu Conselho Universitário, que estabeleceu, como medida sanitária de caráter excepcional, a exigência de comprovação do esquema vacinal contra a COVID-19 para acesso aos espaços da Universidade, considerando os termos da Resolução nº 007/2021.

Mantendo a coerência de suas ações desde o início da pandemia, que tem como princípio básico a proteção da vida de sua comunidade (estudantes, servidoras e servidores docentes, técnicos-administrativos e terceirizados) e da sociedade em geral, ratificamos mais uma vez a importância da ciência como subsídio de nossas ações.

Cruz das Almas-Bahia, 31/12/2021.
Universidade Federal do Recôncavo da Bahia – UFRB

Compartilhe

CRUZ DAS ALMAS

Prefeitura de Cruz das Almas vai substituir toda a iluminação da cidade por luminárias de LED

O investimento total, que será amortizado ao longo de cinco anos, será de pouco mais de 23 milhões.

Compartilhe

Publicado

em

Foto: divulgação

A Prefeitura de Cruz das Almas, por meio da Secretaria de Serviços Públicos, anunciou esta semana que dará um banho de luz em toda a cidade, abrangendo as áreas urbanas e rurais. O projeto inclui a substituição de toda a iluminação comum por luminárias de LED.

“A nossa cidade já merecia esse cuidado há muito tempo. Estamos trazendo mais modernidade para Cruz das Almas, que agora terá suas ruas, avenidas e comunidades rurais muito bem iluminadas. Estou muito feliz em executar mais esse compromisso do nosso plano de governo”, comemorou o prefeito Ednaldo, destacando ainda que o projeto contribuirá para a redução dos custos com o consumo de energia pública em cerca de 60%.

Segundo o prefeito, após a ordem de serviço, todo o trabalho de substituição das lâmpadas antigas por luminárias de LED e a instalação de novos pontos de iluminação pública deverá ser concluído em no máximo 90 dias.

O investimento total, que será amortizado ao longo de cinco anos, será de pouco mais de 23 milhões. Durante este período, a empresa responsável pelo serviço também se encarregará de toda a manutenção dos equipamentos, assegurando seu pleno funcionamento.

Atualmente, o município gasta, em média, 160 mil reais mensais com manutenção e pouco mais de 220 mil reais com a taxa de iluminação pública. Com o projeto, o município passará a pagar 300 mil reais mensais à empresa responsável pela implantação do projeto e reduzirá a conta de energia em mais de 60%. Após os cinco anos, toda a cidade continuará iluminada com luminárias de LED e pagará uma taxa de iluminação pública 60% mais barata. “Isso é planejamento, é trabalhar pensando no futuro, é trabalhar com responsabilidade e visando economia para os cofres públicos”, concluiu o prefeito Ednaldo.

ASCOM

Compartilhe
CONTINUE LENDO

CRUZ DAS ALMAS

Macaco sagui morre após sofrer descarga elétrica no centro de Cruz das Almas

Professora que presenciou a morte do animal ficou chocada com o que viu.

Compartilhe

Publicado

em

Um macaco da espécie sagui morreu eletrocutado em fios de alta tensão na tarde desta sexta-feira, 26, na rua Júlio César Galott, no bairro Lauro Passos, centro de Cruz das Almas.

O animal costumava andar pelos fios diariamente em busca de alimento em um pé de manga que fica bem próximo da rede, acabou sofrendo a descarga elétrica, fazendo com que ficasse preso entre os cabos.

Uma professora que presenciou a morte do animal ficou chocada com o que viu. “Ele se debateu até morrer. Fiquei assistindo a tudo sem poder fazer nada”, disse ao Forte na Notícia.

A falta de isolamento dos fios é sem dúvida a causa principal da morte do animal.

FORTE NA NOTÍCIA

Compartilhe
CONTINUE LENDO

CRUZ DAS ALMAS

Dia do Trabalhador em Cruz da Almas: Prefeitura e SindCruz celebram com evento especial na Praça Multiuso

Entre os destaques do evento, está o show de Pedrinho, que promete animar a todos.

Compartilhe

Publicado

em

No próximo dia 1º de maio, a partir das 14h, a Praça Multiuso será palco de uma celebração especial em homenagem ao Dia do Trabalhador. Promovido pelo SINDCRUZ e com o apoio da Prefeitura de Cruz das Almas, o evento vai contar com uma tarde repleta de atividades e entretenimento para toda a família.

A programação terá início às 14h30 com abertura de vendas das cartelas para o show de prêmios. Às 15h, começam os sorteios, com seis chances de ganhar prêmios incríveis.

Entre os destaques do evento, está o show de Pedrinho, que promete animar a todos. O público também poderá desfrutar de opções de lazer, como pula-pula para as crianças, além disso será montando um Stand FBBR oferecendo serviços sociais para quem precisar.

PROGRAMAÇÃO:

14h30 – Abertura e venda das cartelas do show de prêmios

15h – Início do show de prêmios (6 sorteios)

17h – Show de Pedrinho

E MAIS:

•Pula-pula

-Vendas de lanches e bebidas

  • Serviços sociais no Stand FBBR

ASCOM

Compartilhe
CONTINUE LENDO

Mais Lidas