conecte-se conosco




ESPORTE

Bahia enfrenta o Internacional e busca quebrar tabu no Brasileirão

Publicado

em

O Bahia busca neste domingo, 15, às 16h, no Beira-Rio, contra o Internacional, quebrar um longo tabu em Campeonatos Brasileiros. Desde 1976, o Esquadrão não vence uma partida inicial do Brasileirão disputada fora de Salvador.

O último triunfo foi em uma cidade praticamente vizinha, com um 2 a 0 sobre o Fluminense de Feira. De lá para cá, foram ao todo oito jogos em estreias na Série A longe de Salvador, acumulando seis derrotas e dois empates.

Em 1980, derrota de 1 a 0 para a Portuguesa. Dez anos depois, em 1990, foi a vez de mais uma derrota, agora para a Inter de Limeira, por 2 a 1. Em 1991 e 1997, um empate em 1 a 1 e uma derrota por 3 a 1, ambos contra o Bragantino.

Três anos depois, em 2000, no retorno após o rebaixamento em 1997, nova derrota no jogo inicial do Brasileirão, por 2 a 0, para o Fluminense-RJ. Em 2003, ano do segundo rebaixamento tricolor, a estreia foi com um empate contra o Fortaleza, em 0 a 0.

Depois do longo tempo fora da elite do futebol nacional, mais uma estreia com derrota fora de Salvador, desta vez para o América-MG, por 2 a 1, em 2011. O último debute do Bahia no Brasileirão fora de Salvador foi em 2013, quando perdeu por 3 a 1 para o Criciúma.

Tabu quebrado em 2017

Mas apesar do prognóstico negativo, um alento é que, no ano passado, o Bahia quebrou outro tabu que amargava na largada de Brasileirões: a goleada por seis a dois, diante do Atlético-PR, na Fonte Nova, acabou com a sina Tricolor, que não vencia há 15 anos em jogos iniciais pela principal competição nacional.

Dos atletas que começaram aquela partida contra o Furacão, três serão titulares neste domingo contra o Internacional: o zagueiro Tiago, o meia Zé Rafael e o atacante Edigar Junio. Além deles, mais três atletas que atuaram naquele jogo estarão no banco de reservas: o volante Edson, o meia Allione, além do também meia Régis, que foi o destaque do jogo, marcando dois gols.

Também estava à frente do Tricolor o técnico Guto Ferreira, que duas semanas depois dessa partida deixou o Bahia para assumir o Inter, justamente o adversário da partida deste domingo.

O treinador traz no currículo ter comandado os dois rivais deste domingo nos respectivos retornos da Série B para a elite nacional.

Na versão tricolor 2018 para quebrar este retrospecto negativo, muito das esperanças do torcedor estão depositadas no meia Vinicius.

O atleta, que chegou no decorrer do Brasileirão do ano passado, amargou a reserva em 2017. Mas, neste ano, é o atual artilheiro do Bahia na temporada, com oito gols.

No jogo deste domingo, o Esquadrão praticamente irá repetir a equipe que se consagrou campeã baiana no último domingo, contando com apenas uma mudança: o zagueiro Lucas Fonseca, que saiu machucado do Ba-Vi no Barradão, foi poupado do jogo de deste domingo. Seu substituto deve ser Douglas Grolli.

Do lado do Inter, o time do técnico Odair Hellmann só deve ter uma mudança em relação à equipe que derrotou o Vitória, por 2 a 1, na última quarta, pela Copa do Brasil. Willian Pottker assume a vaga no ataque no lugar de Roger, que está em negociação com o Corinthians.

Compartilhe
CONTINUE LENDO

ESPORTE

Pela quarta rodada do Brasileiro, Bahia domina Grêmio em casa e dorme no G4 da competição

O gol foi marcado por Everaldo, em um lindo chute no ângulo.

Compartilhe

Publicado

em

Foto: Tiago Caldas / EC Bahia

Pela quarta rodada do Campeonato Brasileiro, o Bahia triunfou contra o Grêmio pelo placar de 1 a 0 na noite deste sábado (27), na Casa de Apostas Arena Fonte Nova. O gol foi marcado por Everaldo, em um lindo chute no ângulo. O tricolor agora sobe para a quarta posição e irá dormir no G4 da competição.

O Esquadrão de Aço foi dominante durante grande parte do jogo e administrou a partida sem muitos sustos. O Tricolor Gaúcho até tentou criar, mas parou na grande atuação da dupla Gabriel Xavier e Kanu.

Com o triunfo e a parte de cima da tabela garantida, o Bahia volta as atenções para o Criciuma, pelo jogo de ida da terceira fase da Copa do Brasil, novamente em Salvador, com o seu mando de campo garantido.

Bahia Notícias

Compartilhe
CONTINUE LENDO

ESPORTE

Suspeito morre durante ação da PM em SAJ; arma e drogas foram apreendidas

O material apreendido foi apresentado na sede da 4ª COORPIN.

Compartilhe

Publicado

em

Um homem morreu durante uma operação da Polícia Militar na noite deste sábado, 27, no bairro Fonte Santo Antônio, em Santo Antônio de Jesus.

De acordo com a PM, guarnições da Companhia Independente de Policiamento Tático Recôncavo (CIPT-R) estava realizando rondas na região quando foram surpreendidas por seis suspeitos armados que efetuaram disparos de arma de fogo contra as viaturas, dando início a um intenso confronto.

Cessado os disparos, um homem foi encontrado baleado e chegou a ser socorrido pelos próprios militares para o Hospital Regional (HRSAJ), mas não resistiu aos ferimentos. O corpo foi removido para o DPT.

Na ação, os policiais conseguiram apreender 1 revólver calibre 38, 22 trouxinhas de maconha, 38 pedras de crack e cerca de R$111,60 em espécie. O material apreendido foi apresentado na sede da 4ª COORPIN.

FORTE NA NOTÍCIA

Compartilhe
CONTINUE LENDO

ESPORTE

Bahia encara o Grêmio na Fonte Nova e busca novo triunfo no Brasileirão

Esquadrão entra em campo neste sábado (27), às 21h, pelo Brasileirão.

Compartilhe

Publicado

em

Crédito: Letícia Martins/EC Bahia

Depois de ganhar do Fluminense e conquistar um empate heroico no clássico contra o Vitória, o Bahia quer seguir em boa fase no Campeonato Brasileiro. Para isso, o tricolor mira um triunfo contra Grêmio, neste sábado, às 21h, na Fonte Nova, pela 4ª rodada.

No segundo jogo como mandante na Série A, o Esquadrão aposta na força da torcida. Mais de 35 mil pessoas garantiram ingresso para a partida, e a expectativa é de casa cheia. O encontro é importante para manter o time baiano na parte de cima da tabela, e se apresenta como um confronto direto.

O Bahia inicia a rodada na 9ª colocação, com quatro pontos, enquanto o Grêmio é o 5º, com seis. Se vencer, o anfitrião ultrapassará o rival.

“Eu estou aqui há quatro anos e sempre soube da força que é jogar na Fonte Nova. A torcida nos ajuda de uma forma sobrenatural, é o nosso 12º jogador e é muito bom jogar com o apoio deles. Tem mais de 35 mil garantidos, eu fico muito feliz porque eles nos ajudam muito. Tomara que continuem fazendo uma linda festa e a gente continue agradando eles dentro de campo com os triunfos”, afirmou o zagueiro Gabriel Xavier.

Apesar da vontade de somar os três pontos, o Bahia sabe que o jogo não será fácil. O principal ponto de atenção para a equipe do técnico Rogério Ceni está na defesa. O time sofreu gols em todas as três partidas que fez na competição. Por isso, Gabriel Xavier reforça o pedido de atenção com o ataque gaúcho.

“É complicado, a gente se cobra bastante, após todos os jogos têm as análises individuais, os complementos que a gente faz após todos os jogos. Estamos nos cobrando pois quantos menos erros tiver, melhor para nós”, completou.

O técnico Rogério Ceni, aliás, praticamente não tem problemas para montar o time. Com exceção do lateral esquerdo Ryan e do volante Acevedo, todo elenco está à disposição. Ceni deve manter a base dos dois últimos jogos, mas não será surpresa se ele promover mudanças no ataque.

O treinador tem revezado o parceiro de Thaciano, que está consolidado no setor ofensivo. Ademir foi o titular contra Fluminense e Vitória, mas Biel e Everaldo deixaram boa impressão após participação direta no empate no Barradão, e brigam pela posição. O centroavante, inclusive, revela que sente um gostinho especial quando enfrenta o Grêmio.

“Tenho um carinho enorme pelo Grêmio, fui formado no clube e sou gaúcho. Todo jogo a gente se motiva, mas alguns jogos são especiais. Quando eu jogo contra a dupla Gre-Nal, eu me motivo ainda mais. Contra o Inter, lamentei que a gente perdeu lá. Contra o Grêmio ano passado, eu fiz dois gols na Copa do Brasil. Gosto de jogar contra eles, e sábado não vai ser diferente”, afirmou.

Por sinal, se colocar em prática a “Lei do ex”, o Bahia terá bons motivos para comemorar. Além de Everaldo, Biel e Thaciano já defenderam o clube gaúcho. Outro que conhece o Grêmio de perto é o goleiro Adriel. Formado na base do Imortal, ele está no Esquadrão por empréstimo até o fim do ano. Por conta de uma cláusula contratual, o arqueiro está fora da partida.

GRÊMIO

Assim como o Bahia, o Grêmio estreou com derrota na Série A, mas conseguiu dois bons resultados na sequência. Se dividindo entre Brasileirão, Copa do Brasil e Libertadores, a equipe vem de vitória sobre o Estudiantes na Argentina, e a maratona de jogos pode fazer o técnico Renato Gaúcho poupar algumas peças.

O treinador já não conta com o zagueiro Pedro Geromel e o lateral Reinaldo, machucados. Por outro lado, relacionou o centroavante Diego Costa e o meia Felipe Carballo, que foram liberados pelo departamento médico. Também integram a lista o goleiro Rafael Cabral e o volante Edenilson, ambos contratados durante a última janela.

Conteúdo Correio

Compartilhe
CONTINUE LENDO

Mais Lidas