conecte-se conosco




Mais lidas

Cachoeira: Flica retorna de forma presencial discutindo sobre liberdade da literatura brasileira

A ideia da 10ª edição do evento é comemorar o Bicentenário da Independência Política do Brasil, refletindo sobre as diferentes culturas existentes no país.

Compartilhe

Publicado

em

Foto: Camila Souza/GOVBA

Após um hiato de 2 anos por conta da pandemia da Covid-19, a Festa Literária Internacional de Cachoeira (Flica) retorna em 2022 com atividades presenciais e temática “Liberdade e Literatura Brasis”. A ideia da 10ª edição do evento é comemorar o Bicentenário da Independência Política do Brasil, refletindo sobre as diferentes culturas existentes no país.

O tema Brasis vai ser abordado durante a Flica de diversas formas, como o território brasileiro: terras brasis; o povo brasileiro ou aqueles que nasceram no Brasil; os indígenas nativos do Brasil: muitos brasis foram dizimados com a colonização; e Brasis: a Pátria Brasileira nos seus diferentes modos de ser.

“Esta é uma temática que abre um leque de opções, como a pandemia, mudança climática, intolerância, racismo, desigualdade, sustentabilidade, entre outros. Queremos discutir os diferentes Brasis existentes, de forma plural e representativa. Por isso escolhemos esta temática, temos motivos para olhar o passado com paixão e vislumbrar um futuro que se revela promissor”, aponta o Coordenador Geral da Flica, Jomar Lima.

A programação da Flica 2022 vai dialogar com criadores, pensadores e conhecedores que têm se voltado para a temática da liberdade em todas as suas linguagens e perspectivas. O evento vai acontecer no mês de setembro e vai contar com uma livraria, a programação infantil da Fliquinha, o espaço dedicado à literatura jovem Geração Flica e a Tenda Paraguaçu.

Com primeira edição em 2011, há 10 anos a Festa Literária Internacional de Cachoeira (Flica) se estabelece como um dos principais encontros literários do Brasil, tornando-se um local de reunião de multidões criativas de todas as origens. A festa nasceu e se afirmou no Recôncavo da Bahia, no município de Cachoeira, região estratégica para o entendimento do desenvolvimento socioeconômico e cultural do Brasil e pano de fundo para escritores como Gregório de Matos, Castro Alves, João Ubaldo Ribeiro e Jorge Amado.

Bahia Notícias

Compartilhe
CONTINUE LENDO

CRUZ DAS ALMAS

Corpo encontrado às margens da BR-101 é de pedreiro desaparecido em Cruz das Almas

Trata-se de Jailton Gonçalves de Jesus, de 46 anos.

Compartilhe

Publicado

em

Foi identificado o corpo encontrado às margens da BR-101, nas proximidades do aterro sanitário em Cruz das Almas, no último sábado, 20.

De acordo com informações obtidas pelo Forte na Notícia, trata-se de Jailton Gonçalves de Jesus, de 46 anos, que estava desaparecido desde o último dia 04, quando saiu da residência onde morava com uma mochila nas costas.

Jai Pedreiro, como era conhecido, foi sepultado na tarde desta quarta-feira, 24, no Cemitério Jardim da Paz. As causas da morte não foram divulgadas.

FORTE NA NOTÍCIA

Compartilhe
CONTINUE LENDO

CRUZ DAS ALMAS

Homem é internado após ingerir pão com chumbinho em Cruz das Almas

Caso aconteceu na madrugada desta quarta-feira, 24.

Compartilhe

Publicado

em

Créditos: FORTE NA NOTÍCIA

Um homem, que não teve a identidade divulgada, deu entrada na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Cruz das Almas após ingerir um alimento contaminado com chumbinho na madrugada desta quarta-feira, 24.

De acordo com informações, o irmão da vítima teria colocado o veneno em um pão com o objetivo de eliminar ratos da sua residência. O homem ingeriu o alimento sem saber que estava envenenado.

A vítima permanece internada na Unidade de Saúde, mas seu estado de saúde não foi divulgado.

FORTE NA NOTÍCIA

Compartilhe
CONTINUE LENDO

SEGURANÇA

Acusado de estupro de vulnerável é preso pela Polícia Civil em Castro Alves

Homem teria violentado enteada de 13 anos.

Compartilhe

Publicado

em

Na tarde desta terça-feira, 23, uma operação conjunta envolvendo investigadores da Polícia Civil de Sapeaçu e Castro Alves resultou na prisão de um homem acusado de estupro de vulnerável.

O cumprimento do mandado de prisão aconteceu na Praça Dionísio Cerqueira, no centro de Castro Alves.

O homem identificado como Edvaldo São Pedro dos Santos, de 64 anos, é acusado de ter violentado sua própria enteada que na época possuía 13 anos.

O suspeito foi encaminhado para a Delegacia de Sapeaçu, mas deve ser transferido para o Presídio em Salvador, onde cumprirá a pena imposta pela Justiça.

FORTE NA NOTÍCIA

Compartilhe
CONTINUE LENDO

Mais Lidas