conecte-se conosco




MUNICÍPIOS

Casos de Covid-19 em Itaparica crescem 50% após São João, aponta coordenadora de Vigilância em Saúde

Publicado

em

Os casos de Covid-19 na cidade de Itaparica, que fica na ilha de mesmo nome, na Bahia, cresceram quase 50% após o período de São João. A informação foi confirmada por Ive Queiroz, coordenadora de Vigilância em Saúde da cidade, em entrevista a TV Bahia, na manhã desta sexta-feira (10). Ela pontua que, apesar de não haver festa na cidade, as pessoas se reuníram em casa.

Conforme Ive, até o dia 30 de junho, a cidade tinha 80 casos. De lá para cá houve um intenso crescimento, e o reflexo disso foi registrado no último boletim epidemiólogo de Itaparica, divulgado na quinta-feira (9), quando foram contabilizados o acumulado de 118 de casos.

A coordenadora pontua que, apesar de não crescer de uma única vez, todos os casos têm relação com o São João, por causa do período de incubação do vírus. Vale lembrar que o feriado de São João chegou a ser antecipado pelo governo do estado como medida para reduzir a taxa de contaminação da Covid-19 no estado.

“A gente percebeu o crescimento em cálculos feitos depois do dia 30. A gente levou em consideração o período de incubação até o desenvolvimento dos sintomas. Analisando isso tudo, percebemos o aumento dos casos de quase 50%. Esse aumento foi por causa do São João”, disse.

Ive explicou ainda que não houve chamados para a prefeitura sobre festas no São João. Mas, mesmo assim, a gestão conseguiu contabilizar que os bairros com maiores concentrações das festas, dentro das casas, foram: Alto das Pombas, Marcelino e Misericórdia.

“Estamos preocupados. Muito preocupados com essa situação. Intensificamos as ações. Temos equipes volantes na cidade para fiscalizar o cumprimento dos decretos. Mas mesmo assim as pessoas se reuniram dentro das casas. As concentrações dos festejos são foi no Alto das Pombas, Misericórdia e Marcelino”, pontuou.

Na semana passada, o governo da Bahia decretou toque de recolher em Itaparica e em mais 10 cidades como forma de evitar o crescimento dos casos da Covid-19. Segundo o decreto publicado no Diário Oficial do Estado (DOE), fica restrita a locomoção noturna, a permanência e o trânsito em vias, equipamentos, locais e praças públicas, das 18h às 5h, entre o próximo domingo e 12 de julho.

Na cidade, que tem pouco mais de 22 mil habitantes, a entrada de turistas foi restringida. Além disso, as praias de Itaparica foram bloqueadas, para que as pessoas não acessem esses locais. O comércio da cidade só pode funcionar até as 17h. Depois desse horário, só as atividades essenciais. Para Ive, as pessoas estão mais conscientes.

“As pessoas se conscientizaram bastante. A gente percebe já uma diminuição na circulação das pessoas na rua da cidade. O uso de máscara, que é muito importante. As pessoas estão aderindo bastante a toque de recolher. Principalmente esta semana, que a gente percebeu que as pessoas estão se conscientizando”, afirmou.

Desde março, que o governo do estado havia reduzido os horários das viagens do sistema ferry-boat, transporte marítimo entre Salvador, para diminuir o fluxo de pessoas na Ilha. As lanchas para Vera Cruz, vizinha a Itaparica, também tiveram redução de horário.

Desde abril que o embarque de passageiros e veículos ficou limitado a 50% da capacidade das embarcações. Aos fins de semana e feriados, as operações das travessias para as ilhas ficam completamente suspensas. Está proibido o transporte hidroviário para fins de turismo nos terminais náuticos do estado da Bahia.

Compartilhe
CONTINUE LENDO

MUNICÍPIOS

Acidente entre micro-ônibus e caminhonete deixa 20 feridos na BR-242, em Barreiras

Pelo menos 7 pessoas estão internadas, em estado grave, em unidades de saúde da região oeste do estado.

Compartilhe

Publicado

em

Foto: Marlon Ferraz/ Blog Braga

Vinte pessoas ficaram feridas em um acidente envolvendo um micro-ônibus e uma caminhonete na BR-242, em Barreiras, no oeste da Bahia. De acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), a batida aconteceu na manhã desta sexta-feira (26) e pelo menos cinco vítimas estão em estado grave.

O micro-ônibus saiu de Luís Eduardo Magalhães e trafegava sentido Barreiras, cidade que fica a 90,8 km de distância do município de onde partiu. Durante a viagem, o motorista perdeu o controle do veículo, invadiu a contramão e bateu de frente com a caminhonete. A pista estava molhada e, com o impacto, o ônibus tombou. Os dois veículos ficaram destruídos e atravessados na pista após o acidente.

Foram necessárias oito ambulâncias do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência de Luís Eduardo Magalhães para prestar socorro aos feridos. Eles foram levados para unidades de saúde da região:

Hospital do Oeste
Total de atendidos: 8
Estados de saúde: 4 em estado grave e 4 em estado moderado

Unidade de Pronto Atendimento Luís Eduardo Magalhães
Total de atendidos: 8
Estados de saúde: 3 pacientes em estado delicado e 5 com ferimentos leves

A PRF não deu informações sobre os outros quatro feridos, que não foram levados para o Hospital do Oeste, nem para a UPA de Luís Eduardo Magalhães.

Também não há detalhes sobre quantos feridos viajavam no ônibus e no carro no momento da colisão.

A pista precisou ficar interditada entre 8h20 e 10h20, quando os veículos foram retirados do local. Após a retirada, o trânsito voltou a fluir normalmente.

Conteúdo G1

Compartilhe
CONTINUE LENDO

MUNICÍPIOS

Van que transportava pacientes de Sapeaçu se envolve em acidente na BR-101

As causas do acidente são desconhecidas.

Compartilhe

Publicado

em

Um acidente envolvendo uma van foi registrado na madrugada desta sexta-feira, 26, na BR-101, entre os municípios de Governador Mangabeira e Muritiba.

De acordo com informações, o veículo transportava cerca de 10 pacientes do município de Sapeaçu para realizarem consultas médicas na capital baiana, quando acabou capotando e descendo em uma ribanceira às margens da rodovia.

Os feridos foram socorridos por equipes do SAMU e encaminhados para Unidades de Saúde da região. As causas do acidente são desconhecidas.

FORTE NA NOTÍCIA

Compartilhe
CONTINUE LENDO

MUNICÍPIOS

Câmera de segurança flagra acidente entre carro e caminhão na BR-101, em Santo Antônio de Jesus

Acidente aconteceu na manhã desta quinta-feira, 25.

Compartilhe

Publicado

em

Na manhã desta quinta-feira, 25, uma câmera de segurança de um estabelecimento comercial flagrou o mmento de uma colisão envolvendo um caminhão e um carro de passeio na BR-101, trecho de Santo Antônio de Jesus.

Nas imagens é possível observar o momento em que o carro sai da área de um posto de combustíveis e acaba endo atingido pelo veículo de carga.

Uma pessoa ficou ferida e foi socorrida por uma equipe do SAMU para o Hospital Regional (HRSAJ), mas seu estado de saúde não foi revelado.

FORTE NA NOTÍCIA

Compartilhe
CONTINUE LENDO

Mais Lidas