conecte-se conosco




MUNICÍPIOS

Centenas de peixes morrem em riacho no bairro Mangabeira em Feira de Santana

Riacho passa por uma propriedade particular na localidade Agrovila.

Compartilhe

Publicado

em

Centenas de peixes estão morrendo, desde o último sábado (8), em um riacho que passa por uma propriedade particular na localidade da Agrovila, no bairro Mangabeira. As águas são do Riacho da Pindoba.

De acordo com o criador dos peixes, Teógenes Silva Maciel, a maioria das mortes foi de tilápias. Ao perceber a mortandade, ele acionou a Secretaria de Meio Ambiente do município, para averiguar as causas.

“Os peixes começaram a morrer a partir de sábado, foram muitos. Deu cinco carrinhos de mão. Às vezes, eu comercializo esses peixes, mas com a morte deles, parei de vender”, disse o criador, o qual afirmou que irá aguardar o resultado das análises.

A professora e bióloga Hilda Talma, que é doutora em Educação Ambiental e leciona na Universidade Federal do Recôncavo Baiano (UFRB), integrou a equipe de fiscalização do riacho e fez uma avaliação do que pôde observar do caso.

“A tilápia é um peixe resistente, e quando acontece a mortandade de um peixe como este, é principalmente pela alteração brusca de alguns parâmetros, como a temperatura, salinidade, aumento da quantidade de metais, que são os fatores que contribuem. O que pode ocasionar a mudança desses parâmetros da qualidade de água seria o recebimento, por exemplo, de uma carga orgânica alta. Isso acontece por uma reação química, que libera calor, altera a temperatura e diminui também o oxigênio. A oxigenação, que seria em torno de 8, aqui nesse riacho está em 2.2, então já demonstra que os parâmetros estão alterados e que o oxigênio, que é uma fonte de vida para os peixes, está comprometendo a vida deles, e aí acontece a mortandade”, observou.

Ela salientou que os peixes mortos não podem ser consumidos, sobretudo, porque próximo ao riacho onde ocorreram as mortes, percebeu-se que há lançamento de esgoto, o que mais uma vez demonstra alteração dos parâmetros microbiológicos da água do riacho.

“Um peixe criado em águas poluídas pode levar a algumas doenças, sendo as mais comuns a desenteria, que é mais comum entre as crianças, a hepatite A, e até mesmo a febre tifóide. É muito perigoso, não se pode criar peixe em uma água sem qualidade adequada e muito menos consumir”, orientou.

O diretor do Departamento de Educação Ambiental da Semman, João Dias, esclareceu que a equipe de fiscalização do órgão foi acionada através de uma denúncia e por isso foi ao local fazer uma averiguação do que está acontecendo.

“A gente sabe que aqui é o Riacho da Pindoba, o maior de Feira de Santana, que nasce no bairro Novo Horizonte, na Lagoa da Pindoba, passando por várias lagoas, por último passa em Berreca e vai para o Rio Pojuca. Esse riacho tem problemas de contaminação desde a saída, só que houve uma piora da qualidade de água aqui no Agrovila e agora vamos fazer uma coleta antes do local onde morreram os peixes e depois do local onde houve a mortandade, para que possam ser analisados os parâmetros da água e a gente possa identificar o que foi que matou os peixes”, explicou João Dias.

Ele alertou que todas as pessoas que criam peixes devem ter o cuidado de pedir a um profissional para que faça sempre uma avaliação da água.

“Quando se trabalha com comida, ela pode chegar a gestantes, crianças, pessoas doentes, idosos, então aqui vamos recomendar que o criador faça a análise e leve peixes daqui para o laboratório Lacen, para que possa ser analisada a carne, se pode ser consumida, e se não, vamos acionar a Vigilância Sanitária para proibir a criação de peixes aqui, para não colocar a saúde das pessoas em risco. A gente também aproveita a oportunidade para chamar a atenção do governo do estado, através da Embasa, para que faça intervenções de coleta e tratamento do esgoto na Bacia do Pojuca, porque a gente sabe que a ausência disso traz doenças.”

Conforme o diretor do Departamento de Educação, o lugar onde os peixes morreram é um muito bonito, mas que infelizmente dá para ver que a água está poluída.

“Para o período do ano, a temperatura da água está normal, deu 26 graus. Mas os peixes podem ser atingidos por fatores bióticos, que é algo que acontece no corpo hídrico, e fatores abióticos, que vêm de fora para dentro. E pela suspeita inicial da professora, que é bióloga, foi algo que veio de fora e piorou ainda mais a situação do riacho, que já era ruim. Mas as análises é que vão comprovar isso. A gente vai enviar para uma empresa com contrato com a Semman, e daqui a 10 ou 15 dias é que vamos ter a produção de um laudo, e vamos orientar como eles devem agir aqui. A gente orienta à população de Feira que quando for comprar peixe em qualquer lugar que fique atenta à procedência do peixe, porque Feira de Santana tem muitas lagoas. A gente não sabe o estado em que o peixe é criado, pois muitas vezes é pescado em lagoas, vendido, e a população não busca saber de onde é”, reforçou João Dias.

Conteúdo: Acorda Cidade

Compartilhe
CONTINUE LENDO

MUNICÍPIOS

Gildo Baleia lança pré-candidatura a prefeito de São Félix

Baleia falou da alegria em sentir o calor da população que clama por mudança.

Compartilhe

Publicado

em

Foto: divulgação

Na última quinta-feira, 25, o empresário Gildo Baleia lançou a sua pré-candidatura a prefeito no município de São Félix pelo PSD.

O evento contou com a participação do deputado federal Diego Coronel, do deputado estadual Ângelo Coronel Filho, o prefeito de Cruz das Almas Ednaldo Ribeiro, vereadores, lideranças políticas e a população que lotou o espaço do Clube Renascer.

Com o apoio dos senadores Ângelo Coronel e Otto Alencar, recentemente Baleia anunciou uma união com o atual vice-prefeito Bartinho, que garantiram a população que “São Félix merece e precisa ser governada por um filho da terra e que mude o cenário de retrocesso que o município enfrenta”, pontuaram.

Baleia falou da alegria em sentir o calor da população que clama por mudança. “Em todas as comunidades que visitamos percebemos esse sentimento dos munícipes. Eles dizem que não aguentam mais enfrentar esse coronelismo que acha que a população é massa de manobra, que devem aceitar tudo. Vamos mudar essa história, vamos dar vez e voz a esse povo tão sofrido. Não me refiro apenas a Baleia e Bartinho, mas aos vereadores, as lideranças e cada cidadão sanfelixta que irá participar com a gente da gestão em caso da confirmação da nossa vitória”, finalizou.

Compartilhe
CONTINUE LENDO

MUNICÍPIOS

Acidente entre micro-ônibus e caminhonete deixa 20 feridos na BR-242, em Barreiras

Pelo menos 7 pessoas estão internadas, em estado grave, em unidades de saúde da região oeste do estado.

Compartilhe

Publicado

em

Foto: Marlon Ferraz/ Blog Braga

Vinte pessoas ficaram feridas em um acidente envolvendo um micro-ônibus e uma caminhonete na BR-242, em Barreiras, no oeste da Bahia. De acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), a batida aconteceu na manhã desta sexta-feira (26) e pelo menos cinco vítimas estão em estado grave.

O micro-ônibus saiu de Luís Eduardo Magalhães e trafegava sentido Barreiras, cidade que fica a 90,8 km de distância do município de onde partiu. Durante a viagem, o motorista perdeu o controle do veículo, invadiu a contramão e bateu de frente com a caminhonete. A pista estava molhada e, com o impacto, o ônibus tombou. Os dois veículos ficaram destruídos e atravessados na pista após o acidente.

Foram necessárias oito ambulâncias do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência de Luís Eduardo Magalhães para prestar socorro aos feridos. Eles foram levados para unidades de saúde da região:

Hospital do Oeste
Total de atendidos: 8
Estados de saúde: 4 em estado grave e 4 em estado moderado

Unidade de Pronto Atendimento Luís Eduardo Magalhães
Total de atendidos: 8
Estados de saúde: 3 pacientes em estado delicado e 5 com ferimentos leves

A PRF não deu informações sobre os outros quatro feridos, que não foram levados para o Hospital do Oeste, nem para a UPA de Luís Eduardo Magalhães.

Também não há detalhes sobre quantos feridos viajavam no ônibus e no carro no momento da colisão.

A pista precisou ficar interditada entre 8h20 e 10h20, quando os veículos foram retirados do local. Após a retirada, o trânsito voltou a fluir normalmente.

Conteúdo G1

Compartilhe
CONTINUE LENDO

MUNICÍPIOS

Van que transportava pacientes de Sapeaçu se envolve em acidente na BR-101

As causas do acidente são desconhecidas.

Compartilhe

Publicado

em

Um acidente envolvendo uma van foi registrado na madrugada desta sexta-feira, 26, na BR-101, entre os municípios de Governador Mangabeira e Muritiba.

De acordo com informações, o veículo transportava cerca de 10 pacientes do município de Sapeaçu para realizarem consultas médicas na capital baiana, quando acabou capotando e descendo em uma ribanceira às margens da rodovia.

Os feridos foram socorridos por equipes do SAMU e encaminhados para Unidades de Saúde da região. As causas do acidente são desconhecidas.

FORTE NA NOTÍCIA

Compartilhe
CONTINUE LENDO

Mais Lidas