conecte-se conosco




BAHIA

Covid-19: Mais de 2,3 milhões de baianos estão com 2ª dose da vacina atrasada

Publicado

em

A Bahia tem 2.396.589 pessoas com a segunda dose da vacina contra a Covid-19 atrasada, de acordo com levantamento feito pela Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab). Em Salvador, os faltosos são 224.527, além de outros 59.403 que não tomaram a dose de reforço.

Ainda na capital, a quantidade de habilitados para tomar a primeira dose, que ainda não procurou os postos para iniciar a vacinação, também preocupa. Só na capital, são 36.152 – com idades entre 12 e 17 anos, e 43.212 – acima dos 18.

Com exceção da vacina da Janssen, todas as fabricantes que estão sendo aplicadas na Bahia só têm garantia de eficácia quando o esquema vacinal é feito de forma completa, ou seja, com, no mínimo duas doses.

“A pessoa que tomou uma dose só não está protegida. Pelo contrário, ela está colocando em risco a sua vida e colocando a vida das pessoas próximas. E em um risco muito maior, porque a vacina que está no seu organismo não vai matar o vírus”, diz o virologista Gúbio Soares.

A corrida para a aplicação da segunda dose é justificada. Ainda segundo o virologista, quando uma dose só é aplicada, o vírus pode “aprender” a conviver com o imunizante, e provocar uma variante ainda mais agressiva que as já conhecidas atualmente.

“O vírus vai aprender como se defender das vacinas que estão sendo aplicadas, vai aparecer uma variante resistente nessas pessoas que tomaram uma dose só e não voltaram. E essa variante vai ser capaz de causar uma doença, um surto muito maior que o atual”, explicou.

Medidas para evitar a não vacinação

Com base em dados do Ministério da Saúde, a Bahia é o sexto estado brasileiro que registrou mais mortes em decorrência da Covid-19. Foram 27.119 óbitos até o domingo (7), ficando atrás de São Paulo, Minas Gerais, Paraná, Rio Grande do Sul, e Rio de Janeiro.

Dos 417 municípios baianos, 350 não registraram mortes nos últimos 30 dias. Esse é um reflexo do avanço da vacinação, segundo a Sesab.

Para evitar mais atrasos, as doses podem ser aplicadas em cidades diferentes. Caso a pessoa receba uma aplicação em um município, e esteja em viagem no prazo definido para a segunda dose, ela pode procurar um posto de vacina com os documentos necessários: cartão de vacina, cartão do Sistema Único de Saúde (SUS) e carteira de identidade.

Boletim Covid-19

No último boletim com dados sobre a Covid-19, divulgado no domingo, foram registradas duas mortes e outros 305 novos casos da doença. Desde o início da pandemia, a Bahia contabilizou 1.248.855 casos de infecção e 1.219.261 deles já foram considerados recuperados.

Ao todo, 2.475 seguem doentes. Foram vacinadas em primeira dose ou dose única um total de 10.722.270, acima de 12 anos. Esse número representa um total de 84,21% da população alvo, que é estimada em 12.732.254.

Compartilhe
CONTINUE LENDO

BAHIA

Força Total reforça policiamento na Bahia nesta terça-feira (30)

Ação utiliza toda a frota e os recursos disponíveis da corporação.

Compartilhe

Publicado

em

Crédito: Divulgação

As equipes da Polícia Militar atuam nas ruas com o emprego máximo do efetivo desde as primeiras horas da manhã desta terça-feira (30), nos 417 municípios baianos, durante a 24ª edição da Operação Força Total.

A intensificação das ações contra a criminalidade, com a realização de abordagens preventivas, tem o objetivo de ampliar o policiamento no estado, apreender drogas e armas de fogo, além do cumprimento de mandados de prisão expedidos pela justiça.

O reforço, inclusive com o emprego do efetivo administrativo nas ruas, utiliza toda a frota e os recursos disponíveis da corporação, a exemplo de viaturas, motocicletas, bases móveis, aeronaves e drones.

Nas últimas 23 edições da Força Total, a operação realizou apreensão de um total de 505 armas de fogo, 805 prisões em flagrante e cumprimento de 310 mandados de prisão em todo o estado.

Conteúdo Correio

Compartilhe
CONTINUE LENDO

BAHIA

Trabalhadores da rede estadual de educação paralisam atividades por 48 horas na Bahia

Categoria rejeitou proposta de 5,69% de reajuste nos salários, com pagamentos fracionados, feita pela Secretaria de Educação.

Compartilhe

Publicado

em

Foto: Reprodução/TV Bahia

Os trabalhadores da rede estadual de educação paralisaram as atividades nesta segunda-feira (29), por 48 horas, após rejeitarem a proposta de 5,69% de reajuste nos salários, com pagamentos fracionados, feita pela Secretaria de Educação da Bahia (SEC).

A decisão foi tomada pela categoria na quinta-feira (25), durante uma assembleia do Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado da Bahia (APLB). Com isso, as escolas da rede estadual da Bahia não terão aulas nesta segunda e na terça (30).

A categoria pede 10% de reajuste, seguindo o percentual unificado pela Federação da Entidades Sindicais dos Servidores Públicos. Segundo a APLB, a proposta do governo foi rejeitada por 90% dos funcionários que votaram.

Além do reajuste, a categoria pede:

  • a restruturação de planos de carreiras;
  • pagamento imediato da 3ª parcela dos precatórios Fundo de Desenvolvimento da Educação Fundamental (Fundef), que seria encaminhado para a votação na Assembleia Legislativa da Bahia (Alba) em abril deste ano, com previsão de pagamento para o mesmo mês, o que não aconteceu.

Em nota, a Secretaria de Educação da Bahia informou que está aberta para negociar com o sindicato e que as escolas estão abertas durante o período da paralisação.

Conteúdo G1

Compartilhe
CONTINUE LENDO

BAHIA

Acidente grave em Pedra do Cavalo provoca interdição em trecho da BR-101

Até a divulgação dessa notícia não havia informações sobre vítimas.

Compartilhe

Publicado

em

Um acidente grave envolvendo uma carreta-baú foi registrado na noite desta sexta-feira, 26, no trecho da BR-101 na região de Pedra do Cavalo.

Uma carreta envolvida na batida ficou atravessada na pista e acabou provocando interdição nos dois sentidos da rodovia. Até a divulgação dessa notícia não havia informações sobre vítimas.

FORTE NA NOTÍCIA

Compartilhe
CONTINUE LENDO

Mais Lidas