conecte-se conosco




CRUZ DAS ALMAS

Cruz das Almas: escolas municipais se preparam para a volta às aulas semipresenciais

Publicado

em

As escolas municipais de Cruz das Almas já estão se preparando para a volta às aulas semipresenciais. Os ambientes das unidades foram demarcados com orientações de distanciamento, uso de máscara e álcool 70%.

A partir da próxima segunda-feira (02), os professores e demais profissionais de educação participarão de capacitações com diretrizes sobre a conduta necessária para garantir a segurança de todos no retorno às aulas. A Secretaria de Educação convida pais, responsáveis e estudantes para visitarem as escolas a fim de comprovarem a efetividade das medidas contra a covid-19 e decidirem sobre o retorno à sala de aula.

“Estamos prontos para o retorno com aulas híbridas. Preparamos as escolas do Fundamental II, seguindo todo o Protocolo de Segurança que foi elaborado. Tudo foi pensado para garantir a segurança e o cuidado com a saúde de toda a comunidade escolar”, afirma a secretária de Educação Geisa Novaes.

A retomada das aulas será de forma escalonada, começando pelas turmas do Ensino Fundamental II (do 6º até o 9º ano) e da Educação de Jovens e Adultos (EJA). Depois, o Fundamental I (1º ao 5º ano) retorna e, por último, as classes da Educação Infantil. Onze unidades vão iniciar as aulas semipresenciais a partir do dia 09 de agosto: Centro Educacional Cruzalmense (CEC), Centro de Convivência Esportivo Educacional (CENDEC), Colégio Jorge Guerra, Colégio José Batista da Fonseca (JB), Colégio Virgildásio Sena, Grupo Escolar Maria Peixoto, Colégio Dr. Raimundo Jean Cavalcante, Colégio Lourival José dos Santos, Colégio Municipal da Embira, Escola Augusto Eugênio e Escola Francisco José Barbosa.

Todas escolas estão passando por adequações do espaço para as medidas contra o coronavírus, como a instalação de pias na entrada com dispensador de sabão, além do totem com suporte de álcool 70% nos corredores. Além disso, a ocupação máxima de cada sala será de 50% da capacidade total de alunos. O espaço entre a mesa do professor e as carteiras dos estudantes seguirá a orientação de dois metros de distância e cada aluno deverá estar a um metro e meio do colega, no mínimo.

A diretora do CEC, Celma Paulo, explica como planeja a volta às aulas na maior unidade de Ensino Fundamental II e Educação de Jovens e Adultos (EJA) do Município, com 927 alunos ao todo. “De acordo com o que determina a Secretaria de Educação e por conta do tamanho das salas, nós colocamos o limite de 10 alunos em aulas presenciais em cada turma. O rodízio de alunos será adotado caso mais estudantes desejem frequentar a escola presencialmente. A entrada será sem filas, com aferição de temperatura e disponibilidade de álcool”, comenta a professora.

No CEC, o acesso aos banheiros passa a ser controlado e o intervalo é apenas para o consumo da merenda escolar servida em sala de aula. O bebedouro foi isolado e todos os estudantes devem levar a própria garrafa de água. O atendimento aos pais e responsáveis deve ser agendado para evitar aglomerações.

Compartilhe

CRUZ DAS ALMAS

Cruz das Almas: após quase 2 meses paralisada, obra de requalificação do Espaço do São João é retomada

O local será completamente transformado.

Compartilhe

Publicado

em

Após quase 2 meses paralisada, a obra de requalificação do Espaço do São João de Cruz das Almas foi retomada neste sábado, 27.

Em entrevista ao Forte na Notícia, o prefeito Ednaldo Ribeiro afirmou que a empresa responsável pela obra vai trabalhar intensamente para entregar o espaço a tempo para a festa. “A empresa disse que vai triplicar o número de funcionários e estender o horário de trabalho. Eu tenho certeza que a gente vai conseguir entregar essa obra no período do São João”, disse.

O local será completamente transformado, recebendo melhorias significativas, acessibilidade, piso intertravado, estrutura de pergolado de madeira, arborização, bancos, estacionamento, parque infantil, área pet, área de convivência, paisagismo, entre outros, tornando-se um ponto de lazer permanente para a população.

FORTE NA NOTÍCIA

Compartilhe
CONTINUE LENDO

CRUZ DAS ALMAS

Cruz das Almas: mulher fica ferida após acidente com moto na Av. Getúlio Vargas

A mulher foi encaminhada para a Unidade de Pronto Atedneimtno (UPA).

Compartilhe

Publicado

em

Uma mulher, que não teve a identidade divulgada, ficou ferida após acidente com moto na manhã deste sábado, 27, na Avenida Getúlio Vargas, em Cruz das Almas.

De acordo com testemunhas, a motociclista acabou perdendo o controle da direção após a corrente da motocicleta soltar.

A mulher foi encaminhada para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA), onde permanece em observação médica.

FORTE NA NOTÍCIA

Compartilhe
CONTINUE LENDO

CRUZ DAS ALMAS

Prefeitura de Cruz das Almas vai substituir toda a iluminação da cidade por luminárias de LED

O investimento total, que será amortizado ao longo de cinco anos, será de pouco mais de 23 milhões.

Compartilhe

Publicado

em

Foto: divulgação

A Prefeitura de Cruz das Almas, por meio da Secretaria de Serviços Públicos, anunciou esta semana que dará um banho de luz em toda a cidade, abrangendo as áreas urbanas e rurais. O projeto inclui a substituição de toda a iluminação comum por luminárias de LED.

“A nossa cidade já merecia esse cuidado há muito tempo. Estamos trazendo mais modernidade para Cruz das Almas, que agora terá suas ruas, avenidas e comunidades rurais muito bem iluminadas. Estou muito feliz em executar mais esse compromisso do nosso plano de governo”, comemorou o prefeito Ednaldo, destacando ainda que o projeto contribuirá para a redução dos custos com o consumo de energia pública em cerca de 60%.

Segundo o prefeito, após a ordem de serviço, todo o trabalho de substituição das lâmpadas antigas por luminárias de LED e a instalação de novos pontos de iluminação pública deverá ser concluído em no máximo 90 dias.

O investimento total, que será amortizado ao longo de cinco anos, será de pouco mais de 23 milhões. Durante este período, a empresa responsável pelo serviço também se encarregará de toda a manutenção dos equipamentos, assegurando seu pleno funcionamento.

Atualmente, o município gasta, em média, 160 mil reais mensais com manutenção e pouco mais de 220 mil reais com a taxa de iluminação pública. Com o projeto, o município passará a pagar 300 mil reais mensais à empresa responsável pela implantação do projeto e reduzirá a conta de energia em mais de 60%. Após os cinco anos, toda a cidade continuará iluminada com luminárias de LED e pagará uma taxa de iluminação pública 60% mais barata. “Isso é planejamento, é trabalhar pensando no futuro, é trabalhar com responsabilidade e visando economia para os cofres públicos”, concluiu o prefeito Ednaldo.

ASCOM

Compartilhe
CONTINUE LENDO

Mais Lidas