conecte-se conosco




MUNICÍPIOS

Denúncias de violência contra crianças têm queda de 3,66%

Publicado

em

Um total de 8.160 casos de violação de direitos humanos foram denunciados na Bahia em 2017, por meio do Disque 100. Crianças e adolescentes compõem os grupos que tiveram mais denúncias através do canal, com 4.928 registros. Os dados do balanço anual divulgado pelo Ministério dos Direitos Humanos na última quinta-feira (3) apontam uma queda de 3,66% em relação a 2016. O estado ficou em 4º lugar no ranking de denúncias envolvendo crianças e jovens, atrás apenas de São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais. Meninas entre 8 e 11 anos foram as principais vítimas.

As violações mais comuns contra crianças e adolescentes envolveram negligência, violência psicológica, física e sexual, além de exploração do trabalho infantil. Depois das crianças e adolescentes, idosos e pessoas com deficiência foram os públicos que mais sofreram violações em território baiano.

Queda

Para o Centro de Defesa da Criança e do Adolescente Yves de Roussan (Cedeca/Bahia), a redução no número de denúncias pelo Disque 100 não representa, necessariamente, uma diminuição dos casos de violência contra crianças e jovens no estado, mas, sim, uma descrença por parte dos denunciantes quanto à punição dos acusados a partir das denúncias por telefone.

“É um instrumento importante, mas precisava ter uma retaguarda. O Disque 100 recepciona a denúncia, encaminha para os estados e estanca ali sua responsabilidade. Poderia acompanhar e cobrar a apuração. São feitas as denúncias, mas a esmagadora maioria não é apurada, então isso desestimula. A pessoa que faz a denúncia espera que a polícia bata na porta do abusador e o intime para depor. Então, essa queda se dá devido à inoperância da polícia investigativa. E essa situação ocorre em todo o Brasil”, opinou Waldemar Oliveira, coordenador do Cedeca/Bahia.

Oliveira diz que as denúncias esbarram na falta de infraestrutura da polícia para investigar. Em sua opinião, faltam viaturas, investigadores e mais delegacias especializadas para atender os casos no estado. Embora qualquer delegacia possa registrar os casos de violência contra crianças e adolescentes, há apenas uma especializada no assunto, a Delegacia de Repressão aos Crimes Contra a Criança e o Adolescente (Dercca), criada há 20 anos.

O coordenador do Cedeca/Bahia defende a criação de, pelos menos, 10 delegacias especializadas nas grandes cidades do interior do estado, como Feira de Santana e Vitória da Conquista, para tornar mais eficaz o trabalho de combate à violência contra crianças e adolescentes.

Em Salvador, uma ampliação da Dercca também atenuaria a questão na capital. Segundo Waldemar Oliveira, nas delegacias comuns os crimes como homicídio e latrocínio acabam tendo mais prioridade que os de violência contra crianças e adolescentes.

Investigação

A Dercca registrou 2.883 ocorrências em 2017. Além das ocorrências presenciais, a delegacia também recebe as denúncias oriundas do Disque 100. Na avaliação da delegada titular da Dercca, Ana Crícia, as denúncias provenientes do canal do governo federal são mais difíceis de ser investigadas, por conta do anonimato do denunciante. Além disso, a delegada também pontua o mau uso do serviço pela população, que lança mão da ferramenta para se vingar de vizinhos ou praticar alienação parental. Tais ações atrapalham o trabalho da polícia.

“Muitas vezes não se consegue confirmar o que é denunciado. Tem um alto índice de não confirmação ( das denúncias do Disque 100) não só aqui na Bahia, como em outros estados. É uma investigação mais difícil, porque às vezes a própria vítima não colabora. Quando a gente procura saber se ela sofreu algum tipo de violência, na maioria das vezes, é negado”, justificou a delegada.

A maior parte dos casos que chegam na Dercca envolvem lesão corporal, maus tratos e violência sexual. “Em sua maioria é praticado por pessoas próximas à criança, dentro do mesmo âmbito familiar, ou por vizinhos e pessoas conhecidas”, completou Ana Crícia.

Reforço

Por meio de nota, a Secretaria da Segurança Pública esclareceu que todos os crimes contra criança e adolescente são investigados com total prioridade pelas unidades da Polícia Civil espalhadas pela Bahia. A pasta ressaltou ainda que nos últimos três anos mais de 700 delegados, investigadores e escrivães foram contratados, ampliando o serviço em Salvador, Região Metropolitana e interior.

Compartilhe
CONTINUE LENDO

MUNICÍPIOS

Acidente entre micro-ônibus e caminhonete deixa 20 feridos na BR-242, em Barreiras

Pelo menos 7 pessoas estão internadas, em estado grave, em unidades de saúde da região oeste do estado.

Compartilhe

Publicado

em

Foto: Marlon Ferraz/ Blog Braga

Vinte pessoas ficaram feridas em um acidente envolvendo um micro-ônibus e uma caminhonete na BR-242, em Barreiras, no oeste da Bahia. De acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), a batida aconteceu na manhã desta sexta-feira (26) e pelo menos cinco vítimas estão em estado grave.

O micro-ônibus saiu de Luís Eduardo Magalhães e trafegava sentido Barreiras, cidade que fica a 90,8 km de distância do município de onde partiu. Durante a viagem, o motorista perdeu o controle do veículo, invadiu a contramão e bateu de frente com a caminhonete. A pista estava molhada e, com o impacto, o ônibus tombou. Os dois veículos ficaram destruídos e atravessados na pista após o acidente.

Foram necessárias oito ambulâncias do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência de Luís Eduardo Magalhães para prestar socorro aos feridos. Eles foram levados para unidades de saúde da região:

Hospital do Oeste
Total de atendidos: 8
Estados de saúde: 4 em estado grave e 4 em estado moderado

Unidade de Pronto Atendimento Luís Eduardo Magalhães
Total de atendidos: 8
Estados de saúde: 3 pacientes em estado delicado e 5 com ferimentos leves

A PRF não deu informações sobre os outros quatro feridos, que não foram levados para o Hospital do Oeste, nem para a UPA de Luís Eduardo Magalhães.

Também não há detalhes sobre quantos feridos viajavam no ônibus e no carro no momento da colisão.

A pista precisou ficar interditada entre 8h20 e 10h20, quando os veículos foram retirados do local. Após a retirada, o trânsito voltou a fluir normalmente.

Conteúdo G1

Compartilhe
CONTINUE LENDO

MUNICÍPIOS

Van que transportava pacientes de Sapeaçu se envolve em acidente na BR-101

As causas do acidente são desconhecidas.

Compartilhe

Publicado

em

Um acidente envolvendo uma van foi registrado na madrugada desta sexta-feira, 26, na BR-101, entre os municípios de Governador Mangabeira e Muritiba.

De acordo com informações, o veículo transportava cerca de 10 pacientes do município de Sapeaçu para realizarem consultas médicas na capital baiana, quando acabou capotando e descendo em uma ribanceira às margens da rodovia.

Os feridos foram socorridos por equipes do SAMU e encaminhados para Unidades de Saúde da região. As causas do acidente são desconhecidas.

FORTE NA NOTÍCIA

Compartilhe
CONTINUE LENDO

MUNICÍPIOS

Câmera de segurança flagra acidente entre carro e caminhão na BR-101, em Santo Antônio de Jesus

Acidente aconteceu na manhã desta quinta-feira, 25.

Compartilhe

Publicado

em

Na manhã desta quinta-feira, 25, uma câmera de segurança de um estabelecimento comercial flagrou o mmento de uma colisão envolvendo um caminhão e um carro de passeio na BR-101, trecho de Santo Antônio de Jesus.

Nas imagens é possível observar o momento em que o carro sai da área de um posto de combustíveis e acaba endo atingido pelo veículo de carga.

Uma pessoa ficou ferida e foi socorrida por uma equipe do SAMU para o Hospital Regional (HRSAJ), mas seu estado de saúde não foi revelado.

FORTE NA NOTÍCIA

Compartilhe
CONTINUE LENDO

Mais Lidas