conecte-se conosco




CRUZ DAS ALMAS

Eleitor tem até esta semana para justificar ausência no 1º turno

Publicado

em

O eleitor que não compareceu às urnas no primeiro turno das eleições municipais de novembro tem até esta semana para justificar a ausência. Caso o procedimento não seja realizado, será preciso pagar uma multa. Quem não regularizar a situação pode ficar sujeito a restrições.

O prazo vence na quinta-feira (14) para quem faltou ao primeiro turno das eleições municipais 2020. Para o segundo turno, o limite é 28 de janeiro.

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) recomenda que a justificativa seja feita, preferencialmente, por meio do aplicativo e-Título, disponível para celulares com sistemas operacionais Android ou iOS.

O procedimento pode ser feito também pela internet, por meio do Sistema Justifica. Ou ainda de modo presencial, no Cartório Eleitoral. Em qualquer um dos casos, o eleitor precisará preencher um Requerimento de Justificativa Eleitoral (RJE), descrevendo por que não votou. O TSE pede que seja anexada documentação que comprove a razão da falta.

Isso porque o RJE pode ser recusado pela Justiça Eleitoral, se a justificativa não for plausível ou se o formulário for preenchido com informações que não permitam identificar corretamente o eleitor, por exemplo.

Se tiver o requerimento negado, para regularizar a situação o eleitor precisará pagar a mesma multa de quem perdeu o prazo para a justificativa. O valor da multa pode variar, de acordo com o estipulado pelo juízo de cada zona eleitoral. Existe a possibilidade de o eleitor solicitar isenção, se puder comprovar que não tem recursos para arcar com a penalidade.

Cada justificativa é válida somente para o turno ao qual o eleitor não compareceu por estar fora de seu domicílio eleitoral. Ou seja, se não tiver votado no primeiro e no segundo turno da eleição, terá de justificar a ausência de cada um, separadamente, obedecendo aos mesmos requisitos e prazos de cada turno.

Nas eleições 2020 foi registrada abstenção recorde tanto no primeiro (23,14% do eleitorado) quanto no segundo (29,5%). Quando foram realizadas as votações, o Brasil tinha 147.918.483 eleitores aptos a votar.

A justificativa para a ausência é necessária porque o voto é obrigatório para quem tem entre 18 e 70 anos, conforme o Artigo 14 da Constituição. Quem não justificar e não pagar a multa para regularizar a situação junto à Justiça Eleitoral fica sujeito a uma série de restrições legais, impedido de:

– obter passaporte ou carteira de identidade;

– receber vencimentos, remuneração, salário ou proventos de função ou emprego público, autárquico ou paraestatal, bem como fundações governamentais, empresas, institutos e sociedades de qualquer natureza, mantidas ou subvencionadas pelo governo ou que exerçam serviço público delegado, correspondentes ao segundo mês subsequente ao da eleição;

– participar de concorrência pública ou administrativa da União, dos estados, dos territórios, do Distrito Federal, dos municípios ou das respectivas autarquias;

– obter empréstimos nas autarquias, nas sociedades de economia mista, nas caixas econômicas federais e estaduais, nos institutos e caixas de Previdência Social, bem como em qualquer estabelecimento de crédito mantido pelo governo, ou de cuja administração este participe, e com essas entidades celebrar contratos;

– inscrever-se em concurso ou prova para cargo ou função pública, e neles ser investido ou empossado;

– renovar matrícula em estabelecimento de ensino oficial ou fiscalizado pelo governo;

– praticar qualquer ato para o qual se exija quitação do serviço militar ou imposto de renda;

– obter certidão de quitação eleitoral;

– obter qualquer documento perante repartições diplomáticas a que estiver subordinado.

Compartilhe
CONTINUE LENDO

CRUZ DAS ALMAS

Cruz das Almas: mulher é flagrada furtando mercadorias na Cofel

A mulher foi presa em flagrante pela Polícia Militar.

Compartilhe

Publicado

em

No início da tarde desta terça-feira, 30, uma mulher foi presa furtando produtos na loja Cofel no centro de Cruz das Almas.

De acordo com informações repassadas ao Forte na Notícia, essa não é a primeira vez em que a suspeita é flagrada furtando mercadorias no referido estabelecimento, que é considerado o maior em departamentos da região.

A mulher foi presa em flagrante pela Polícia Militar e encaminhada para a Delegacia Territorial.

FORTE NA NOTÍCIA

Compartilhe
CONTINUE LENDO

CRUZ DAS ALMAS

Terreno baldio que era utilizado pela 33ª CIRETRAN é atingido por incêndio em Cruz das Almas

As causas do incêndio são desconhecidas.

Compartilhe

Publicado

em

O terreno baldio que servia de depósito de veículos apreendidos da 33ª CIRETRAN, no bairro da Suzana, em Cruz das Almas foi atingido por um incêndio na tarde desta segunda-feira, 29.

De acordo com uma leitora do Forte na Notícia, por conta da densa fumaça provocada pelo fogo diversos moradores acabaram passando mal e alguns necessitaram de atendimento médico.

Uma equipe do Corpo de Bombeiros Militar foi acionada e conseguiu debelar as chamas que ameaçavam atingir as residências mais próximas. As causas do incêndio são desconhecidas.

FORTE NA NOTÍCIA

Compartilhe
CONTINUE LENDO

CRUZ DAS ALMAS

Nádia Moura solicita realização do projeto ‘Mais Saúde para Você’ na Chapadinha

A indicação foi apresentada durante sessão ordinária na noite de ontem, 22.

Compartilhe

Publicado

em

A vereadora Nádia Moura (Republicanos) solicitou ao Executivo Municipal a realização do projeto “Mais Saúde para Você” no bairro da Chapadinha, em Cruz das Almas. A indicação foi apresentada durante sessão ordinária na manhã desta segunda-feira, 29.

A parlamentar indicou também a instalação de QR CODE em placas de ruas, praças e prédios públicos, com biografia dos homenageados com a finalidade de facilitar o acesso de informações sobre o nome dos logradouros e espaços públicos no município.

Na proposição de n° 815/2024, a edil solicitou a regularização da denominação de bairros e ruas, através de placas de indicação e sinalização, bem como a numeração dos imóveis.

FORTE NA NOTÍCIA

Compartilhe
CONTINUE LENDO

Mais Lidas