conecte-se conosco




BAHIA

Em agosto, Bahia registrou 3º maior índice de isolamento social do país, diz IBGE

Publicado

em

Em agosto, a Bahia tinha o 3º maior nível de isolamento social entre os estados brasileiros, segundo dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Covid-19 (PNAD Covid-19), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Quatro em cada 10 pessoas ficaram em casa e só saíram por necessidade básica (43,1% da população baiana, o equivalente a 6,436 milhões de pessoas), enquanto quase três em cada 10 pessoas disseram estar rigorosamente isoladas (26,7% da população, ou 3,977 milhões). Somando os dois grupos, 7 em cada 10 moradores do estado estavam em algum grau de isolamento (69,8% ou 10,414 milhões de pessoas), percentual que só ficava abaixo dos verificados no Piauí (71,7% em algum grau de isolamento) e em Alagoas (70,4%).

Em agosto, os estados com menor adesão ao isolamento social eram Amazonas (50,0% da população em algum nível de isolamento), Rondônia (54,6%) e Mato Grosso (55,1%).

Embora a Bahia ainda esteja entre os estados com maior índice de isolamento social, de julho para agosto 414 mil pessoas no estado flexibilizaram de alguma forma esse afastamento. O número dos que estavam rigorosamente isolados caiu 5,7%, entre um mês e outro, o que representou menos 240 mil nessa condição. Já o grupo que só saía de casa para necessidades básicas foi reduzido em 2,6% (menos 174 mil pessoas).

Por outro lado, no mês em que as medidas de reabertura de muitas atividades se iniciaram na Bahia, cresceu o número de pessoas que ainda reduziam o contato, mas saíam de casa ou recebiam visitas. Esse grupo cresceu 10,9% frente a julho, somando mais 422 mil pessoas e chegando a 4,310 milhões em agosto (28,9% da população do estado), passando a ser maior que os rigorosamente isolados.

Entre as pessoas que estavam rigorosamente isoladas na Bahia, em agosto, predominavam as mulheres (55,8% desse grupo), as crianças até 13 anos de idade (49,0%) e os menos escolarizados (73,9% não tinham instrução até o fundamental incompleto).

Já entre as pessoas que tinham flexibilizado o isolamento (continuavam saindo ou recebendo visitas), a grande maioria eram homens (61,2%), adultos de 30 a 49 anos de idade (50,1%), com ensino médio completo a superior incompleto. O perfil está fortemente relacionado à participação no mercado de trabalho.

Entre os rigorosamente isolados, os pretos ou pardos estavam um pouco menos presentes (79,1% desse grupo) do que entre aqueles em isolamento flexibilizado (81,9%). A maior presença de pretos ou pardos estava entre as pessoas que não faziam nenhuma restrição ao convívio social em agosto: eles representavam 83,9% desse grupo, que era, por sua vez, bastante reduzido na Bahia, somando 151 mil pessoas, apenas 1,0% de toda a população do estado.

Compartilhe
CONTINUE LENDO

BAHIA

Força Total reforça policiamento na Bahia nesta terça-feira (30)

Ação utiliza toda a frota e os recursos disponíveis da corporação.

Compartilhe

Publicado

em

Crédito: Divulgação

As equipes da Polícia Militar atuam nas ruas com o emprego máximo do efetivo desde as primeiras horas da manhã desta terça-feira (30), nos 417 municípios baianos, durante a 24ª edição da Operação Força Total.

A intensificação das ações contra a criminalidade, com a realização de abordagens preventivas, tem o objetivo de ampliar o policiamento no estado, apreender drogas e armas de fogo, além do cumprimento de mandados de prisão expedidos pela justiça.

O reforço, inclusive com o emprego do efetivo administrativo nas ruas, utiliza toda a frota e os recursos disponíveis da corporação, a exemplo de viaturas, motocicletas, bases móveis, aeronaves e drones.

Nas últimas 23 edições da Força Total, a operação realizou apreensão de um total de 505 armas de fogo, 805 prisões em flagrante e cumprimento de 310 mandados de prisão em todo o estado.

Conteúdo Correio

Compartilhe
CONTINUE LENDO

BAHIA

Trabalhadores da rede estadual de educação paralisam atividades por 48 horas na Bahia

Categoria rejeitou proposta de 5,69% de reajuste nos salários, com pagamentos fracionados, feita pela Secretaria de Educação.

Compartilhe

Publicado

em

Foto: Reprodução/TV Bahia

Os trabalhadores da rede estadual de educação paralisaram as atividades nesta segunda-feira (29), por 48 horas, após rejeitarem a proposta de 5,69% de reajuste nos salários, com pagamentos fracionados, feita pela Secretaria de Educação da Bahia (SEC).

A decisão foi tomada pela categoria na quinta-feira (25), durante uma assembleia do Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado da Bahia (APLB). Com isso, as escolas da rede estadual da Bahia não terão aulas nesta segunda e na terça (30).

A categoria pede 10% de reajuste, seguindo o percentual unificado pela Federação da Entidades Sindicais dos Servidores Públicos. Segundo a APLB, a proposta do governo foi rejeitada por 90% dos funcionários que votaram.

Além do reajuste, a categoria pede:

  • a restruturação de planos de carreiras;
  • pagamento imediato da 3ª parcela dos precatórios Fundo de Desenvolvimento da Educação Fundamental (Fundef), que seria encaminhado para a votação na Assembleia Legislativa da Bahia (Alba) em abril deste ano, com previsão de pagamento para o mesmo mês, o que não aconteceu.

Em nota, a Secretaria de Educação da Bahia informou que está aberta para negociar com o sindicato e que as escolas estão abertas durante o período da paralisação.

Conteúdo G1

Compartilhe
CONTINUE LENDO

BAHIA

Acidente grave em Pedra do Cavalo provoca interdição em trecho da BR-101

Até a divulgação dessa notícia não havia informações sobre vítimas.

Compartilhe

Publicado

em

Um acidente grave envolvendo uma carreta-baú foi registrado na noite desta sexta-feira, 26, no trecho da BR-101 na região de Pedra do Cavalo.

Uma carreta envolvida na batida ficou atravessada na pista e acabou provocando interdição nos dois sentidos da rodovia. Até a divulgação dessa notícia não havia informações sobre vítimas.

FORTE NA NOTÍCIA

Compartilhe
CONTINUE LENDO

Mais Lidas