conecte-se conosco




SEGURANÇA

Em dois meses, Feira registra mais mortes proporcionais do que Salvador

Publicado

em

Percebeu, correu, esquivou e morreu. Esses verbos fizeram parte dos últimos minutos de vida de Robério de Souza Santos, 26 anos. Talvez você não saiba quem ele é, mas o rapaz entrou para a estatística dos homicídios registrados em 2018 no município de Feira de Santana, a 110 km de Salvador.

Essa reportagem começa contando a história dele porque o crime aconteceu no dia 27 de fevereiro, penúltimo dia do mês em que os números estão fechados. Tudo aconteceu dentro de uma fazenda no distrito de Humildes.

De acordo com a Delegacia de Homicídios, em janeiro e fevereiro aconteceram 69 casos na segunda maior cidade da Bahia. Se a estatística for comparada com a do mesmo período do ano passado, o número se manteve praticamente estável. Segundo a Polícia Civil, em 2017, aconteceram 66 assassinatos nos primeiros dois meses do ano.

Na contramão, Salvador apresentou uma redução das mortes violentas nos primeiros 59 dias de 2018. A Secretaria da Segurança Pública (SSP) diz que foram computados 193 homicídios, contra 241. Na Região Metropolitana, a tendência se manteve, com 120 registros versus 163 em 2017.

BALANÇA DESPROPORCIONAL

Na comparação, os números absolutos apontam, em larga escala, que Salvador está à frente de Feira de Santana no “ranking da morte 2018”. Quando os números proporcionais – aqueles em que o quantitativo populacional entra na conta -, o jogo vira. A capital baiana, de acordo com o levantamento do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), possui cerca de 2.953.986 pessoas. Já na cidade do interior vivem aproximadamente 627.477 habitantes.

Na balança, isso significa que a “Princesinha do Sertão” – como Feira é carinhosamente apelidada – não é segura para rei nenhum morar. A estatística proporcional aponta que 0,010% dos feirenses tiveram suas vidas tiradas de forma brutal. Em Salvador, quando a mesma conta é realizada, isso cai para 0,0040%.

POLICIAMENTO

Pelo lado da Polícia Militar, a segurança na segunda maior cidade do interior é realizada pelo Comando do Policiamento da Região Leste (CPRL), sob a chefia do coronel Luziel de Oliveira.

Agentes lotados nas 64ª, 65ª, 66ª e 67ª Companhias Independentes (CIPMs) são responsáveis por monitorar e evitar, por exemplo, os Crimes Violentos Letais e Intencionais. Eles contam ainda com o apoio do Esquadrão de Motociclistas Asa Branca e da Companhia Independente de Policiamento Tático (CIPT/Rondesp Leste).

Já a Polícia Civil, responsável pela investigação dos homicídios, promoveu várias trocas na chefia da Delegacia especializada nos últimos anos. Em março de 2016, o Jean Souza deixou o cargo para Gustavo Ameno. Menos de dois anos depois, em dezembro de 2017, nova mudança: Ameno passou o comando da DH para Fabrício Linard.

Aratu Online.

Compartilhe
CONTINUE LENDO
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

SEGURANÇA

Suspeito de tráfico de drogas é preso pela Polícia Militar em Cachoeira

O suspeito e o material apreendido foram apresentados na sede da 4ª COORPIN.

Compartilhe

Publicado

em

Foto: ASCOM / 27ª CIPM

Um homem foi preso pela Polícia Militar por suspeita de envolvimento com o tráfico de drogas na tarde desta terça-feira, 30, no município de Cachoeira.

Durante a ação, os militares conseguiram apreender 241 trouxas de maconha, 4 pinos de cocaína e cerca de R$1.050,30 em espécie.

O suspeito e o material apreendido foram apresentados na sede da 4ª COORPIN em Santo Antônio de Jesus.

FORTE NA NOTÍCIA

Compartilhe
CONTINUE LENDO

SEGURANÇA

Homem é morto a tiros em zona rural de Santo Estêvão

O corpo de Alex Nascimento da Silva foi encontrado por populares.

Compartilhe

Publicado

em

Crédito: Divulgação

Um homem de 32 anos foi morto a tiros, na tarde de segunda-feira (29), na Fazenda Varginha, zona rural de Santo Estêvão. Conforme informações da Polícia Militar, o corpo de Alex Nascimento da Silva foi encontrado por populares. Não há informações sobre motivação e autoria.

Militares da 57ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM) foram acionados para averiguar a informação de um homem caído ao solo. Ao chegarem no local, os PMs constataram o fato. A área foi isolada e o Departamento de Polícia Técnica (DPT) acionado para a remoção do corpo e realização de perícia.

A Delegacia Territorial (DT/ Santo Estevão) investiga a morte da vítima por disparos de arma de fogo. As guias periciais e de remoção foram expedidas. Atividades de investigação são realizadas para esclarecer as circunstâncias, autoria e motivação do crime.

Conteúdo Correio

Compartilhe
CONTINUE LENDO

SEGURANÇA

Homem é preso com droga e veículo adulterado em Cabaceiras do Paraguaçu

O homem, o material apreendido e o veículo foram apresentados na Delegacia Territorial.

Compartilhe

Publicado

em

Um homem foi preso pela Polícia Militar com droga e veículo adulterado na tarde de ontem, 29, na localidade do Sobrado, em Cabaceiras do Paraguaçu.

De acordo com a PM, uma guarnição da Companhia Independente de Policiamento Especializado Litoral Norte (CIPE-LN) estava realizando rondas na região quando avistou um indivíduo em uma motocicleta que ao perceber a presença da viatura tentou fugir, mas foi alcançado e detido.

Durante buscas, os militares conseguiram apreender uma certa quantidade de maconha, 1 parelho celular e cerca de R$265,00 em espécie, além da moto que apresentava sinais de adulteração.

O homem, o material apreendido e o veículo foram apresentados na Delegacia Territorial.

FORTE NA NOTÍCIA

Compartilhe
CONTINUE LENDO

Mais Lidas