conecte-se conosco




MUNICÍPIOS

Entrega de equipamentos incrementa pesca e aquicultura em Cachoeira

Publicado

em

As famílias filiadas à Colônia de Pescadores e Aquicultores Z-52, do povoado de Santiago do Iguape, localizado no município de Cachoeira, no Recôncavo Baiano, comemoraram, nesta terça-feira (4), a entrega de equipamentos para o desenvolvimento da pesca e aquicultura.

A ação, que beneficia diretamente 35 famílias, é realizada no âmbito do Bahia Produtiva, projeto executado pela Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), por meio da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), e integra os investimentos do edital de apoio à cadeia produtiva da Pesca e Aquicultura.

O diretor-presidente da CAR, Wilson Dias, destacou a importância da participação efetiva da comunidade para o sucesso do projeto, que tem também a parceria da Bahia Pesca, do poder público municipal e da entidade prestadora de assistência técnica e extensão rural (Ater), que realiza um trabalho diferenciado, atuando além do previsto em contrato.

“São 14 projetos funcionando em Cachoeira. O desafio é dar continuidade às ações que estão sendo realizadas, mas, com empenho de cada um e organização, outras conquistas virão. Estamos estimulando a comercialização, por meio da reestruturação, ampliação e apoio a uma cooperativa que irá contribuir para o escoamento da produção”, afirmou.

O presidente da Colônia de Pescadores Z-52, Erivaldo dos Santos, comentou que os pescadores e marisqueiras irão agregar valor e buscar comercialização direta, “ou seja, deixar de estar vendendo o nosso pescado ou marisco a qualquer preço. Foi uma iniciativa muito boa do Governo do Estado, em buscar parceria junto ao Banco Mundial, trazendo recursos para o desenvolvimento da pesca artesanal aqui da Bahia”.

Comunidades tradicionais

Em Cachoeira, outros grupos produtivos de agricultores e agricultoras familiares, assim como de comunidades tradicionais estão recebendo investimentos do Governo do Estado. Pelo Bahia Produtiva, o investimento total é da ordem de R$ 3 milhões. Foram selecionados três projetos nos editais de apoio à Mandiocultura, Aquicultura e Pesca, beneficiando cerca de 150 famílias. Pelo edital específico para comunidades quilombolas foram selecionados cinco projetos, que estão atendendo mais de 200 famílias.

Outra ação, que será executada via SDR/CAR, no município de Cachoeira, na comunidade quilombola Engenho da Ponte, é a construção de 35 casas, com investimentos de R$ 1.6 milhão. A iniciativa será realizada via chamada pública, pela Cooperativa de Habitação Rural da Bahia (Coopehabitar), com a parceria da Secretaria de Promoção da Igualdade (Sepromi) e recursos oriundos da Fundo Estadual de Combate e Erradicação à Pobreza (Funcep).

Participaram do evento lideranças comunitárias, representantes da Bahia Pesca, da Câmara de Vereadores de Cachoeira, equipe técnica da CAR/Bahia Produtiva e da Humanas, organização responsável pela prestação de Ater, via contrato com a CAR/SDR/Bahia Produtiva, em Territórios de Identidade como o do Recôncavo e Metropolitano de Salvador.

Compartilhe
CONTINUE LENDO

MUNICÍPIOS

Gildo Baleia lança pré-candidatura a prefeito de São Félix

Baleia falou da alegria em sentir o calor da população que clama por mudança.

Compartilhe

Publicado

em

Foto: divulgação

Na última quinta-feira, 25, o empresário Gildo Baleia lançou a sua pré-candidatura a prefeito no município de São Félix pelo PSD.

O evento contou com a participação do deputado federal Diego Coronel, do deputado estadual Ângelo Coronel Filho, o prefeito de Cruz das Almas Ednaldo Ribeiro, vereadores, lideranças políticas e a população que lotou o espaço do Clube Renascer.

Com o apoio dos senadores Ângelo Coronel e Otto Alencar, recentemente Baleia anunciou uma união com o atual vice-prefeito Bartinho, que garantiram a população que “São Félix merece e precisa ser governada por um filho da terra e que mude o cenário de retrocesso que o município enfrenta”, pontuaram.

Baleia falou da alegria em sentir o calor da população que clama por mudança. “Em todas as comunidades que visitamos percebemos esse sentimento dos munícipes. Eles dizem que não aguentam mais enfrentar esse coronelismo que acha que a população é massa de manobra, que devem aceitar tudo. Vamos mudar essa história, vamos dar vez e voz a esse povo tão sofrido. Não me refiro apenas a Baleia e Bartinho, mas aos vereadores, as lideranças e cada cidadão sanfelixta que irá participar com a gente da gestão em caso da confirmação da nossa vitória”, finalizou.

Compartilhe
CONTINUE LENDO

MUNICÍPIOS

Acidente entre micro-ônibus e caminhonete deixa 20 feridos na BR-242, em Barreiras

Pelo menos 7 pessoas estão internadas, em estado grave, em unidades de saúde da região oeste do estado.

Compartilhe

Publicado

em

Foto: Marlon Ferraz/ Blog Braga

Vinte pessoas ficaram feridas em um acidente envolvendo um micro-ônibus e uma caminhonete na BR-242, em Barreiras, no oeste da Bahia. De acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), a batida aconteceu na manhã desta sexta-feira (26) e pelo menos cinco vítimas estão em estado grave.

O micro-ônibus saiu de Luís Eduardo Magalhães e trafegava sentido Barreiras, cidade que fica a 90,8 km de distância do município de onde partiu. Durante a viagem, o motorista perdeu o controle do veículo, invadiu a contramão e bateu de frente com a caminhonete. A pista estava molhada e, com o impacto, o ônibus tombou. Os dois veículos ficaram destruídos e atravessados na pista após o acidente.

Foram necessárias oito ambulâncias do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência de Luís Eduardo Magalhães para prestar socorro aos feridos. Eles foram levados para unidades de saúde da região:

Hospital do Oeste
Total de atendidos: 8
Estados de saúde: 4 em estado grave e 4 em estado moderado

Unidade de Pronto Atendimento Luís Eduardo Magalhães
Total de atendidos: 8
Estados de saúde: 3 pacientes em estado delicado e 5 com ferimentos leves

A PRF não deu informações sobre os outros quatro feridos, que não foram levados para o Hospital do Oeste, nem para a UPA de Luís Eduardo Magalhães.

Também não há detalhes sobre quantos feridos viajavam no ônibus e no carro no momento da colisão.

A pista precisou ficar interditada entre 8h20 e 10h20, quando os veículos foram retirados do local. Após a retirada, o trânsito voltou a fluir normalmente.

Conteúdo G1

Compartilhe
CONTINUE LENDO

MUNICÍPIOS

Van que transportava pacientes de Sapeaçu se envolve em acidente na BR-101

As causas do acidente são desconhecidas.

Compartilhe

Publicado

em

Um acidente envolvendo uma van foi registrado na madrugada desta sexta-feira, 26, na BR-101, entre os municípios de Governador Mangabeira e Muritiba.

De acordo com informações, o veículo transportava cerca de 10 pacientes do município de Sapeaçu para realizarem consultas médicas na capital baiana, quando acabou capotando e descendo em uma ribanceira às margens da rodovia.

Os feridos foram socorridos por equipes do SAMU e encaminhados para Unidades de Saúde da região. As causas do acidente são desconhecidas.

FORTE NA NOTÍCIA

Compartilhe
CONTINUE LENDO

Mais Lidas