conecte-se conosco




SEGURANÇA

Feira de Santana teve mais de 170 homicídios no 1º semestre

O levantamento aponta um aumento das mortes violentas no município com relação ao mesmo período no ano passado.

Compartilhe

Publicado

em

Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

No primeiro semestre de 2023 foram registrados em Feira de Santana 179 homicídios, duas lesões corporais seguidas de morte e quatro latrocínios, totalizando 185 Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLIs).

Além destas mortes, 49 pessoas morreram em decorrência de intervenção policial no primeiro semestre. Do total de mortes registradas entre janeiro e junho, 16 vítimas eram menores de 18 anos e 15 eram mulheres.

O número aponta um aumento das mortes violentas no município com relação ao mesmo período no ano passado. Em 2022, conforme levantamento feito pelo repórter Aldo Matos, foram registrados em Feira de Santana 143 homicídios e dois latrocínios, totalizando 145 CVLIs. Deste total, 17 mulheres e 14 menores de 18 anos foram mortos. Com relação às mortes em decorrência de intervenção policial, foram registrados 34 óbitos

No comparativo, houve redução em 2023 apenas no número de mulheres e adolescentes assassinados.

No primeiro semestre de 2023, a maioria dos homens foram mortos a tiros com 166 casos, e oito a facadas. Já em relação às mulheres, 13 foram mortas a tiros, uma a pedradas e uma a golpes de pilão.

Bairros e distritos

O levantamento feito pelo repórter Acorda Cidade também comparou o número de homicídios registrados nas áreas das Companhias Independentes da Polícia Militar (CIPM).

Nos primeiros semestres dos dois anos, a 66ª CIPM foi a que mais registrou CVLIs. Além disso, todas as companhias tiveram aumento nos índices de mortes violentas.

Com relação aos bairros, Conceição lidera a lista com 22 homicídios, e na sequência está Mangabeira, com 13. Com relação aos distritos, Maria Quitéria e Humildes são os que mais tiveram registros, com 8 e 7 mortes violentas, respectivamente, no primeiro semestre de 2023.

LISTA DE BAIRROS E DISTRITOS

  1. Conceição -22
  2. Mangabeira -13
  3. Ponto Central – 9
  4. Queimadinha – 8
  5. Centro, Aviário, Papagaio -7
  6. Gabriela e Rocinha – 5
  7. Asa Branca, Feira X, Campo Limpo, Parque Getúlio Vargas, Novo Horizonte e São João – 4
  8. George Américo, Santo Antônio dos Prazeres, Feira VII, Parque Ipê, Tomba (áreas principais), Nova Esperança, Sítio Matias, Limoeiro, Rua Nova.
  9. Pampalona, Pedra do Descanso, Serraria Brasil, SIM, Jardim Acácia, Jardim Cruzeiro, Santa Mônica II, Campo do Gado Novo – 2
  10. Parque Tamandari, Conjunto Bom Viver, Vale do Jacuípe, Brasília, Viveiros, Caraíbas, Capuchinhos, Expansão do Feira IX, Sobradinho, Calumbi, Olhos D’água, Fraternidade e Subaé.

Distritos

  1. Maria Quitéria – 8
  2. Humildes – 7
  3. Matinha – 3
  4. Jaíba – 2
  5. Governador João Durval (Ipuaçu) e Tiquaruçu – 1
  6. Bonfim de Feira e Jaguara – Zero homicídios.

O que diz a Polícia Militar

O comandante do Comando de Policiamento Regional Leste (CPRL), coronel PM Antônio Lopes informou que já intensificou o policiamento nos bairros Conceição e Mangabeira e que já tem observado uma redução dos CVLIs nestas localidades.

Ele informou também que não adianta aumentar o número de Companhias, mas sim distribuí-las, e isso já está sendo estudado para posteriormente ser apresentado ao Comando Geral da Polícia Militar

Ele ressalta que redistribuição de bairros que compõem uma companhia inclui efetivo, viaturas e armamento.

Acorda Cidade

Compartilhe
CONTINUE LENDO

SEGURANÇA

Três homens morrem e um policial militar fica ferido após troca de tiros em Simões Filho

PM não corre risco de morte.

Compartilhe

Publicado

em

Foto: Giana Mattiazzi/TV Bahia

Três homens morreram e um policial militar ficou ferido após uma troca de tiros no sábado (27), na cidade de Simões Filho, na Região Metropolitana de Salvador.

Segundo a Polícia Militar, equipes da 22ª Companhia Independente (CIPM) foram acionadas para averiguar uma denúncia de que homens armados vendiam drogas na rua A, no bairro Simões Filho 1.

De acordo com a PM, os militares faziam rondas para identificar os homens, quando viram um grupo suspeito e houve o confronto. Um policial foi atingido na coxa direita, foi socorrido e levado para uma unidade de saúde, onde recebeu atendimento e não corre risco de morte.

A Polícia Militar informou que os policiais continuaram as rondas na região em que aconteceu o confronto e encontraram três homens baleados. Eles foram socorridos e levados para o Hospital Ernesto Simões Filho, onde não resistiram aos ferimentos.

Com os suspeitos foram encontrados uma metralhadora calibre 9mm, dois revólveres calibre 38mm com numeração suprimida, duas balanças de precisão, cocaína, maconha, dois blusões camuflados, sete celulares, dois carregadores portáteis, um boné camuflado, uma balaclava e munições.

O material apreendido foi apresentado na Delegacia de Simões Filho, onde a ocorrência foi registrada.

Conteúdo G1

Compartilhe
CONTINUE LENDO

SEGURANÇA

Dois jovens são assassinados em Feira de Santana

Não há informações sobre a autoria ou motivação dos crimes.

Compartilhe

Publicado

em

Foto: Acorda Cidade

Dois jovens foram assassinados na noite de sábado (27) em Feira de Santana. Os crimes aconteceram em locais diferentes.

De acordo com o site Acorda Cidade, a primeira morte aconteceu em frente à residência onde o rapaz morava, na Rua Ceará, bairro Queimadinha.

A vítima foi identificada como João Victor Garcez dos Santos, de 26 anos. O jovem foi atingido por vários disparos de arma de fogo na cabeça, tórax, membros inferiores e superiores.

O segundo homicídio aconteceu por volta das 22h, na Rua Linhares, no bairro Campo Limpo. Identificado como Mateus Santos de Abreu, de 25 anos. o jovem foi baleado e não resistiu ao ferimento.

Não há informações sobre a autoria ou motivação dos crimes. Os corpos foram encaminhados ao Departamento de Polícia Técnica (DPT) para ser necropsiados.

Bahia Notícias

Compartilhe
CONTINUE LENDO

SEGURANÇA

Homem é preso por suspeita de tráfico de drogas em Sapeaçu

O homem e o material apreendido foram apresentados na sede da 4ª COORPIN.

Compartilhe

Publicado

em

Um homem foi preso pela Polícia Militar por suspeita de envolvimento com o tráfico de drogas ontem, 26, no município de Sapeaçu.

De acordo com a 27ª CIPM, uma guarnição abordou o suspeito no interior de um bar. Durante buscas, os policiais conseguiram apreender 91 pinos de cocaína.

O homem e o material apreendido foram apresentados na sede da 4ª COORPIN em Santo Antônio de Jesus.

FORTE NA NOTÍCIA

Compartilhe
CONTINUE LENDO

Mais Lidas