conecte-se conosco




CRUZ DAS ALMAS

Grupo de trabalho elabora protocolos sanitários para retomada do comércio em Cruz das Almas

Publicado

em

Com 491 casos confirmados do novo coronavírus e 8 óbitos registrados até esta terça-feira (11), o município de Cruz das Almas, no Recôncavo Baiano, vem promovendo, há mais de 10 dias, reuniões entre um grupo de trabalho formado para elaborar protocolos sanitários de retomada das atividades comerciais no município.

Uma iniciativa da Prefeitura Municipal de Cruz das Almas, o grupo de trabalho é formado pela Defensoria Pública do Estado da Bahia (DPE-BA), Secretaria Municipal de Saúde, Ministério Público, Câmara de Dirigentes Lojistas, Sindicato dos Comerciários de Cruz das Almas e Câmara de Vereadores.

Realizadas virtualmente devido às recomendações de distanciamento social, as reuniões começaram no dia 30 de julho, seguiram nos dias 4 e 6 de agosto e terão continuidade na próxima quinta-feira (13).

“Nossa participação nestas reuniões é de extrema relevância, pois, além de poder acompanhar mais de perto as medidas adotadas, especialmente em áreas sensíveis para os assistidos da Defensoria Pública, como saúde, educação e assistência social, podemos trabalhar de forma propositiva e preventiva com o Poder Executivo na construção estratégias”, ressaltou a defensora pública Mariana Rodrigues, que atua na unidade da Defensoria em Cruz das Almas e participa das reuniões com a também defensora Elen Tamires Andrade.

“É um trabalho de elaboração, discussão e aprovação dos protocolos sanitários de retomada de serviços de bares, restaurantes e lanchonetes, transportes coletivos alternativos, salões de beleza, cursos profissionalizantes, academias e entregas no sistema delivery e demais setores de comércio e serviços”, acrescentou a defensora Elen Tamires Andrade.

A data para publicação dos protocolos de cada segmento ainda não foi definida e, de acordo com o que ficou acertado em uma das reuniões, ocorrerá conforme critérios técnicos a serem estabelecidos e divulgados pela Secretaria Municipal de Saúde. O uso obrigatório de máscaras, distanciamento, limite de pessoas dentro dos estabelecimentos, dias e horários determinados de funcionamento, dentre outras especificidades, estão entre os exemplos das regras a serem adotadas.

Comitê Municipal

Além de fazer parte deste grupo de trabalho, a Defensoria integra, também, o Comitê Municipal de Prevenção e Enfrentamento ao Coronavírus, que foi montado desde o mês de março e reúne-se semanalmente para adotar e avaliar as medidas sanitárias de proteção à população neste período de pandemia causada pelo novo coronavírus.

Compartilhe
CONTINUE LENDO

CRUZ DAS ALMAS

Cruz das Almas: após quase 2 meses paralisada, obra de requalificação do Espaço do São João é retomada

O local será completamente transformado.

Compartilhe

Publicado

em

Após quase 2 meses paralisada, a obra de requalificação do Espaço do São João de Cruz das Almas foi retomada neste sábado, 27.

Em entrevista ao Forte na Notícia, o prefeito Ednaldo Ribeiro afirmou que a empresa responsável pela obra vai trabalhar intensamente para entregar o espaço a tempo para a festa. “A empresa disse que vai triplicar o número de funcionários e estender o horário de trabalho. Eu tenho certeza que a gente vai conseguir entregar essa obra no período do São João”, disse.

O local será completamente transformado, recebendo melhorias significativas, acessibilidade, piso intertravado, estrutura de pergolado de madeira, arborização, bancos, estacionamento, parque infantil, área pet, área de convivência, paisagismo, entre outros, tornando-se um ponto de lazer permanente para a população.

FORTE NA NOTÍCIA

Compartilhe
CONTINUE LENDO

CRUZ DAS ALMAS

Cruz das Almas: mulher fica ferida após acidente com moto na Av. Getúlio Vargas

A mulher foi encaminhada para a Unidade de Pronto Atedneimtno (UPA).

Compartilhe

Publicado

em

Uma mulher, que não teve a identidade divulgada, ficou ferida após acidente com moto na manhã deste sábado, 27, na Avenida Getúlio Vargas, em Cruz das Almas.

De acordo com testemunhas, a motociclista acabou perdendo o controle da direção após a corrente da motocicleta soltar.

A mulher foi encaminhada para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA), onde permanece em observação médica.

FORTE NA NOTÍCIA

Compartilhe
CONTINUE LENDO

CRUZ DAS ALMAS

Prefeitura de Cruz das Almas vai substituir toda a iluminação da cidade por luminárias de LED

O investimento total, que será amortizado ao longo de cinco anos, será de pouco mais de 23 milhões.

Compartilhe

Publicado

em

Foto: divulgação

A Prefeitura de Cruz das Almas, por meio da Secretaria de Serviços Públicos, anunciou esta semana que dará um banho de luz em toda a cidade, abrangendo as áreas urbanas e rurais. O projeto inclui a substituição de toda a iluminação comum por luminárias de LED.

“A nossa cidade já merecia esse cuidado há muito tempo. Estamos trazendo mais modernidade para Cruz das Almas, que agora terá suas ruas, avenidas e comunidades rurais muito bem iluminadas. Estou muito feliz em executar mais esse compromisso do nosso plano de governo”, comemorou o prefeito Ednaldo, destacando ainda que o projeto contribuirá para a redução dos custos com o consumo de energia pública em cerca de 60%.

Segundo o prefeito, após a ordem de serviço, todo o trabalho de substituição das lâmpadas antigas por luminárias de LED e a instalação de novos pontos de iluminação pública deverá ser concluído em no máximo 90 dias.

O investimento total, que será amortizado ao longo de cinco anos, será de pouco mais de 23 milhões. Durante este período, a empresa responsável pelo serviço também se encarregará de toda a manutenção dos equipamentos, assegurando seu pleno funcionamento.

Atualmente, o município gasta, em média, 160 mil reais mensais com manutenção e pouco mais de 220 mil reais com a taxa de iluminação pública. Com o projeto, o município passará a pagar 300 mil reais mensais à empresa responsável pela implantação do projeto e reduzirá a conta de energia em mais de 60%. Após os cinco anos, toda a cidade continuará iluminada com luminárias de LED e pagará uma taxa de iluminação pública 60% mais barata. “Isso é planejamento, é trabalhar pensando no futuro, é trabalhar com responsabilidade e visando economia para os cofres públicos”, concluiu o prefeito Ednaldo.

ASCOM

Compartilhe
CONTINUE LENDO

Mais Lidas