conecte-se conosco




CRUZ DAS ALMAS

Lembrado hoje, Dia Mundial do AVC serve de alerta à população

Publicado

em

Segunda principal causa de morte no Brasil, o acidente vascular cerebral (AVC) é lembrado hoje (29), em data especial, que serve de alerta à população. O Dia Mundial do AVC chama atenção para a quantidade de pessoas que o derrame, como é mais comumente chamado, acomete e também para os efeitos incapacitantes que pode provocar, motivo por que a campanha busca incentivar a adoção de comportamentos preventivos.

De acordo com dados do Ministério da Saúde, somente em 2017 foram registradas 101,1 mil mortes decorrentes da doença. Em levantamento encaminhado à Agência Brasil, a Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC) destaca que, entre 1º de janeiro deste ano até o dia 16 de outubro, 78.649 pacientes com AVC foram a óbito. Os números se distinguem pouco da soma do ano passado, de 79.984 casos.

Desse total apurado pela entidade, 50.201 ocorreram durante os sete primeiros meses da pandemia de covid-19, patamar que se assemelha ao registrado no mesmo período em 2019, de 60.400 ocorrências. Conforme destaca a SBC, a queda de 16,8% se explica porque muitas pessoas acabaram morrendo em casa, durante a crise sanitária, o que impediu que os profissionais de saúde identificassem as verdadeiras causas de falecimento.

Os grupos entre os quais mais se confirmaram óbitos por AVC foram homens com idade entre 70 e 79 anos e mulheres com idade entre 80 e 89 anos. Em seguida, aparecem homens na faixa de 80 a 89 anos e mulheres de 70 a 79 anos, todos dados que demonstram que a idade é um fator que influencia nas chances de se desenvolver o quadro.

Como para outras doenças cardiovasculares, há fatores de risco que podem ser controlados e, portanto, reduzir a vulnerabilidade a elas, como o sedentarismo, o tabagismo e o uso abusivo de álcool. A apneia do sono, por sua vez, pode aumentar em 3,7% as chances de uma pessoa desenvolver tais enfermidades.

Complementando informações da SBC, a Sociedade Brasileira de Doenças Cerebrovasculares (SBDCV) pontua que cerca de 70% das pessoas acometidas por AVC não conseguem ter condições de retomar as atividades profissionais, em decorrência das sequelas que o quadro deixa e que metade dos pacientes perde autonomia e acaba precisando de cuidadores e para realizar tarefas diárias. A SBDCV sublinha, ainda, que, embora o AVC atinja mais frequentemente indivíduos com idade acima de 60 anos, tem crescido entre jovens e pode, inclusive, afetar crianças.

Sintomas

O AVC é a formação de um déficit neurológico súbito, causado por uma falha nos vasos sanguíneos do sistema nervoso central. Pode ser dividido em dois tipos: o isquêmico e o hemorrágico. O primeiro, que responde a 85% dos casos, deriva da obstrução ou redução brusca do fluxo sanguíneo em uma artéria cerebral e desencadeia a falta de circulação no seu território vascular. Já o hemorrágico tem origem em uma ruptura espontânea de um vaso, que pode ser um aneurisma e faz com que o sangue preencha o interior do cérebro (hemorragia intracerebral), o sistema ventricular (hemorragia intraventricular) e/ou o espaço subaracnóideo (hemorragia subaracnóide).

Os principais sintomas do AVC são: fraqueza ou formigamento no rosto, braço ou perna, confusão mental, alterações na fala, compreensão, visão e equilíbrio e dor de cabeça súbita e intensa. Como o paciente pode apresentar um comprometimento do sistema neurológico, o ideal é que seja atendido o mais rápido possível.

Compartilhe
CONTINUE LENDO

CRUZ DAS ALMAS

Terreno baldio que era utilizado pela 33ª CIRETRAN é atingido por incêndio em Cruz das Almas

As causas do incêndio são desconhecidas.

Compartilhe

Publicado

em

O terreno baldio que servia de depósito de veículos apreendidos da 33ª CIRETRAN, no bairro da Suzana, em Cruz das Almas foi atingido por um incêndio na tarde desta segunda-feira, 29.

De acordo com uma leitora do Forte na Notícia, por conta da densa fumaça provocada pelo fogo diversos moradores acabaram passando mal e alguns necessitaram de atendimento médico.

Uma equipe do Corpo de Bombeiros Militar foi acionada e conseguiu debelar as chamas que ameaçavam atingir as residências mais próximas. As causas do incêndio são desconhecidas.

FORTE NA NOTÍCIA

Compartilhe
CONTINUE LENDO

CRUZ DAS ALMAS

Nádia Moura solicita realização do projeto ‘Mais Saúde para Você’ na Chapadinha

A indicação foi apresentada durante sessão ordinária na noite de ontem, 22.

Compartilhe

Publicado

em

A vereadora Nádia Moura (Republicanos) solicitou ao Executivo Municipal a realização do projeto “Mais Saúde para Você” no bairro da Chapadinha, em Cruz das Almas. A indicação foi apresentada durante sessão ordinária na manhã desta segunda-feira, 29.

A parlamentar indicou também a instalação de QR CODE em placas de ruas, praças e prédios públicos, com biografia dos homenageados com a finalidade de facilitar o acesso de informações sobre o nome dos logradouros e espaços públicos no município.

Na proposição de n° 815/2024, a edil solicitou a regularização da denominação de bairros e ruas, através de placas de indicação e sinalização, bem como a numeração dos imóveis.

FORTE NA NOTÍCIA

Compartilhe
CONTINUE LENDO

CRUZ DAS ALMAS

CDL de Cruz das Almas divulga vaga de emprego para auxiliar de produção

Confira os requisitos abaixo.

Compartilhe

Publicado

em

Créditos: FORTE NA NOTÍCIA

A Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Cruz das Almas divulgou uma vaga de emprego nesta segunda-feira, 29, para auxiliar de produção no ramo de marmoraria.

Segundo a entidade, o candidato deve ser do sexo masculino e possuir experiência em marmoraria, polidor, acabador, ter proatividade e compromisso com o serviço.

Os interessados devem entregar o currículo até o próximo dia 17/05 na sede da CDL, localizada na rua Ribeiro dos Santos, centro da cidade, ou encaminhar através do WhatsApp (71) 9 8669-2126.

FORTE NA NOTÍCIA

Compartilhe
CONTINUE LENDO

Mais Lidas