conecte-se conosco



Mais lidas

Pré-candidatos ao governo da BA devem percorrer mais de 2 mil km durante festas de São João

Publicado

em

Foto: Reprodução / São João na Bahia

O período de festas de São João não será somente atrativo para os baianos que pensam em se divertir com o forró. Os pré-candidatos ao governo da Bahia devem percorrer mais de 2 mil quilômetros em mais de 18 municípios durante as festas juninas a partir desta quinta-feira (23).

Quem irá percorrer o maior número de cidades e de quilômetros é Jerônimo Rodrigues (PT). O pré-candidato petista vai se deslocar 1.137 km em mais de dez cidades. Nesta quinta, Rodrigues estará em Irecê e em Amargosa. Já na sexta (24), Jerônimo estará em Gandu, Castro Alves e Dom Macedo Costa. O sábado (25) terá a presença do pré-candidato em Cachoeira, Cruz das Almas, Santo Antônio de Jesus e Jaguaquara. Fechando o período, no domingo (26), em Santo Estêvão.

Já ACM Neto (União) estará em cinco cidades no período, percorrendo 696 quilômetros durante o São João. Neto inicia a agenda junina na quinta (23), em Ponto Novo e Senhor do Bonfim. Na sexta (24), o pré-candidato terá um dia de folga, sem atividades políticas. Já no sábado (25), o ex-prefeito de Salvador vai até Santo Antônio de Jesus e fecha as visitas juninas na cidade de Rio Real no domingo (26).

O pré-candidato João Roma (PL) irá percorrer 329 quilômetros nos dias de São João. Os eventos do ex-ministro da Cidadania terão início na cidade de Cruz das Almas. Estão previstas também visitas a partir desta quinta (23) a Amargosa, Santo Antônio de Jesus e Serrinha. Durante os festejos juninos, Roma ficará hospedado em Cruz das Almas, de onde se deslocará para as outras cidades.

O pré-candidato do PSOL, Kléber Rosa, não irá ao interior do estado. O psolista indicou que irá trabalhar no período junino. “Só estarei de licença da minha atividade profissional, a partir de julho. Embora esteja com o recesso junino na educação, na segurança pública, no dia 23, na véspera do São João, vou estar de plantão na delegacia virtual. Estive já no forró dos professores da APLB e vou estar participando de outros eventos da mesma natureza”, disse Kléber Rosa ao Bahia Notícias.

SÃO JOÃO E ELEIÇÃO

A ida dos pré-candidatos ao interior deve aproximar cada vez mais os políticos das lideranças e dos eleitores. Para o cientista político Cláudio André Souza, as agendas, especialmente no novo formato eleitoral, ganharam cada vez mais destaque, incluindo o São João.

“A nossa legislação dá um status enorme para a campanha, mas ao diminuir o período de campanha eleitoral para 45 dias, a pré-campanha se tornou muito importante. É o contato dos pré-candidatos com os leitores, só não pode pedir voto, o pedido explícito. Não sendo um contato dessa maneira vale tudo”, pontuou Cláudio André.

O cientista indicou que, além do prestígio à festa, o contato direto com os eleitores é fundamental. “Essa agenda dos pré-candidatos no interior é importante pela visibilidade, estar diante de turistas, grandes centros urbanos migrando para outras cidades. Existe a visibilidade pública e é muito importante a interação. Não podemos desconsiderar o eleitorado baiano, que é ligado a uma ruralidade, é importante o contato face a face. É muito valorizado na Bahia e no Nordeste. Existe pesquisa”, acrescentou.

Bahia Notícias

Compartilhe
CONTINUE LENDO

CRUZ DAS ALMAS

André Eloy sai de “férias” do JornalZero75 e aumenta a especulação sobre candidatura a deputado federal

Publicado

em

Foto: divulgação

O vice-prefeito de Cruz das Almas anunciou que está de férias a partir de hoje (29). “Com quase 50 anos pela primeira vez me autoproclamei de férias, nunca aconteceu isso na minha vida,” disse André Eloy.

O atual vice-prefeito estreou na Rádio Excelsior em 16 de agosto de 2021 onde faz participações diárias com comentários e entrevista no programa JornalZero75 das 12h as 14h.

Hoje (29) durante a edição do programa de rádio, André Eloy se despediu da equipe justificando que precisa cuidar da saúde. “Ganhei muitos quilos nos últimos meses… Vou fazer uma reeducação alimentar…” justificou.

No entanto, o que chama atenção é que a partir de amanhã (30), os pré-candidatos a cargos eletivos, para a próxima eleição de 2 de outubro, que ocupam função em rádio, devem se afastar de suas respectivas funções. Tudo indica que realmente André Eloy será candidato a deputado federal. Em recente entrevistas em programas de rádio, ele disse repetidamente que o prazo para tornar a decisão seria dia 16 de julho.

Entenda

Todo candidato fica proibido de ter a sua divulgação sobre pena de cancelamento do respectivo registro a partir do dia 30 de junho do ano da eleição. Também é vedado as emissoras transmitirem programa apresentado ou comentado por pré-candidatos, sob pena no caso de sua escolha na Convenção Partidária de imposição de multa e de cancelamento do Registro da candidatura do beneficiário.

Compartilhe
CONTINUE LENDO

CRUZ DAS ALMAS

Cruz das Almas: terceira cirurgia de menino que foi atingido por fogos de artifício no rosto é adiada pela 2ª vez

Primeiro adiamento de cirurgia aconteceu porque maxilar do garoto ainda estava inchado. Procedimento voltou a ser suspenso por falta de materiais.

Compartilhe

Publicado

em

Foto: reprodução

A terceira cirurgia do garoto Alex Ribeiro Costa, de 11 anos, foi adiada novamente. O menino ficou gravemente ferido no rosto após ser atingido por uma espada – tipo de fogos de artifício –, em Cruz das Almas, e perdeu 11 dentes.

O procedimento seria feito na última terça-feira (27), mas foi suspenso por falta de materiais. A previsão é de que a cirurgia seja realizada na sexta-feira (1º). Alex foi ferido na noite do dia 13 de junho, em uma disputa de espadeiros, como são chamadas as pessoas que soltam as espadas.

Ele passou por duas cirurgias. Antes de ser adiado, o terceiro procedimento seria feito em 15 de junho, mas foi suspenso porque o maxilar da criança ainda estava bastante inchado. De acordo com Josenildo Oliveira da Silva, padrasto da criança, o menino não tem o hábito de soltar espadas, mas resolveu assistir os fogos pela primeira vez.

“Ele foi ver as espadas e as espadas vieram na direção dele, aí pegou na boca dele. De lá, levaram para a UPA e, em seguida, fomos para Feira de Santana. Ele fez uma cirurgia na boca e perdeu 11 dentes. Agora ele vai fazer a cirurgia do maxilar. O médico disse que ele está bem, está sedado. Estão aguardando ele desinchar um pouco, para fazer a cirurgia da boca”.

Logo após ser atingido, o garoto foi socorrido e levado para uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA). Por causa da gravidade dos ferimentos, a vítima foi levada para o Hospital Estadual da Criança, em Feira de Santana, cidade que fica a cerca de 50 quilômetros de Cruz das Almas.

Segundo a Secretaria Municipal de Saúde de Cruz das Almas o estado de saúde do garoto é estável. Ele está sendo acompanhado pelo Conselho Tutelar, porque a família vive em situação de vulnerabilidade social.

As guerras de espada são uma tradição no Recôncavo baiano, mas foram proibidas em Cruz das Almas em 2011, com base no Estatuto do Desarmamento, instituído em 2003, por causa do risco à vida.

Além disso, legislação estadual prevê que fabricar, possuir e soltar espadas é crime, cuja pena pode chegar até seis anos de prisão.

Conteúdo G1

Compartilhe
CONTINUE LENDO

CRUZ DAS ALMAS

Prefeitura de Cruz das Almas implanta Centro de Testagem para a Covid

As testagens estão sendo feitas todos os dias das 07h às 19h.

Compartilhe

Publicado

em

Foto: reprodução / Portal Cruzalmense

A Prefeitura de Cruz das Almas implantou o Centro de Testagem para a Covid-19 que passa a funcionar a partir desta quarta-feira (29). As testagens que antes aconteciam no Ambulatório Municipal, agora passam a ser realizadas na nova unidade localizada na Rua 05, Bairro da Coplan, ao lado da Igreja Betel.

A Secretaria de Saúde recomenda que qualquer pessoa que apresente febre, dor de garganta, coriza e perda de paladar ou olfato deve procurar o Centro para realizar o teste.

As testagens estão sendo feitas todos os dias das 07h às 19h. Além do Centro de Testagem, todas as Unidades de Saúde da Família estão realizando testagem e atendimento.

ASCOM

Compartilhe
CONTINUE LENDO

Mais Lidas

novo