conecte-se conosco




MUNICÍPIOS

Prefeito de Feira de Santana confirma realização da tradicional micareta e diz que festa será entre os dias 16 e 18 de setembro

Data foi definida depois de várias reuniões com entidades, grupos culturais e comércio.

Compartilhe

Publicado

em

Foto: Luis Troina/Prefeitura de Feira de Santana

O prefeito de Feira de Santana, Colbert Martins, confirmou, nesta quarta-feira (6), a realização da tradicional micareta e disse à produção da TV Subaé, afiliada da TV Bahia, que a festa será entre os dias 16 e 18 de setembro.

De acordo com a Secretaria de Cultura da segunda maior cidade da Bahia, a data foi definida depois de várias reuniões com entidades, grupos culturais, comércio, representantes de bloco e imprensa.

A festa, com mais de 80 anos, não acontece desde 2020 por causa da pandemia da Covid-19. Em março, Colbert Martins falou sobre a possibilidade da realização da micareta em setembro, que normalmente, a micareta acontece no mês de abril.

Na época, o prefeito, afirmou que o que tinha pesado na decisão de adiar o evento era o valor gasto para realizar a festa, que na última edição, em 2019, custou cerca de R$ 7 milhões.

Ainda de acordo com o prefeito de Feira de Santana, a proximidade da data da festa com as eleições não era uma problema para a realização do evento, já que não haverá votação na esfera municipal.

Micareta

Há registros de carnavais em Feira de Santana de 1891 a até a década de 1940. Em 1937, a festa não ocorreu na data prevista, por conta de uma forte chuva que atingiu a região, e teve de ser adiada para depois da quaresma, em data não convencional. Foi então que, oficialmente, nasceu a micareta.

O adiamento da festa foi uma sugestão do coletor e criador de carros alegóricos Manuel da Costa Ferreira, o ‘Maneca Ferreira’ – que dá nome ao principal circuito da festa. Ele propôs a mudança da data da folia e teve apoio da população e dos organizadores.

O carnaval e a micareta coexistiram na cidade até 1944, quando a festa momesca deixou de ser realizada e saiu do calendário oficial de eventos do município. Com a construção da BR-324, na década de 20, uma das principais vias de ligação da capital com o interior, muitos grupos deixavam de curtir a festa em Feira para ir para a capital.

Desde que a micareta surgiu, o local de realização da festa já mudou quatro vezes. Até a década de 70, organizada com o dinheiro arrecadado pelos próprios foliões, a festa acontecia na Rua Direito, atualmente chamada de Rua Conselheiro Franco.

Depois, quando o município passou a gerir a festa, a micareta mudou para a Avenida Senhor dos Passos, onde aconteceu até 1982. No mesmo ano, a festa saiu da Avenida Senhor dos Passos e foi transferida para a Avenida Getúlio Vargas, onde ficou até o ano 2000. Desde então, a festa é realizada na Avenida Presidente Dutra.

Desde o seu surgimento e antes da pandemia da Covid-19, a micareta de Feira só deixou de ser realizada em duas ocasiões: a primeira na década de 40, durante a Segunda Guerra Mundial, da qual alguns soldados feirenses também participaram, e a outra em 1964, por causa do golpe militar.

Conteúdo G1

Compartilhe
CONTINUE LENDO

MUNICÍPIOS

Parte da estrutura de ponte quebra e deixa ferido em Nazaré

Acidente na ponte acabou deixando um ferido, que foi socorrido pela SAMU no local.

Compartilhe

Publicado

em

Foto: Reprodução/Redes Sociais

Na tarde desta terça-feira (30) uma parte da estrutura de uma ponte na cidade de Nazaré das Farinhas foi quebrada, causando um acidente no local. Trata-se da Ponte Eunápio de Queiroz, no centro do município.

Em vídeos obtidos pela reportagem do BNews, é possível ver uma pessoa ferida, sendo socorrida por equipes do Serviço de Atendimento Móvel (SAMU) e encaminhada para o Hospital mais próximo.

O BNews entrou em contato com a Prefeitura de Nazaré, que confirmou que o acidente na ponte deixou um ferido, mas seu estado de saúde ainda não foi revelado.

Ainda segundo a prefeitura, a ponte tem um limite de altura e, um motorista de um veículo de grande porte não respeitou a restrição, tentou invadir o local e isso fez com que a estrutura fosse quebrada, atingindo um homem que estava passando pelo local.

BNews

Compartilhe
CONTINUE LENDO

MUNICÍPIOS

Morador de Itaparica que estava desaparecido é encontrado morto na BA-001, em SAJ

O corpo da vítima estava no interior de um veículo que se envolveu em um acidente.

Compartilhe

Publicado

em

Foto: Ilha Notícias Bahia

Um homem identificado como Aleison Santos Ramos, morador do Mocambo, em Itaparica, que estava desaparecido desde a última sexta-feira, 26, foi encontrado morto na tarde de ontem, 29, na BA-001, em Santo Antônio de Jesus.

O corpo da vítima estava no interior de um veículo que se envolveu em um acidente e acabou descendo uma ribanceira, caindo em um córrego e ficando submerso.

Uma equipe do Corpo de Bombeiros Militar foi acionada e realizou o resgate do corpo, que em seguida foi removido por peritos para o Departamento de Polícia Técnica (DPT).

As circunstâncias do acidente são desconhecidas. O caso foi registrado na Delegacia Territorial.

FORTE NA NOTÍCIA

Compartilhe
CONTINUE LENDO

MUNICÍPIOS

SAJ: jovem é morto a tiros no bairro São Benedito

Publicado

em

Foto|: Blog do Valente

Um jovem foi assassinado a tiros na noite desta segunda-feira (29), na Praça do São Benedito, em Santo Antônio de Jesus.

A vítima identificada como Ezequiel Fernandes morreu no local. Uma guarnição do 14ºBPM isolou a área e realizou os primeiros levantamentos.

O Departamento de Polícia Técnica (DPT) também foi acionado e coletou provas que vão auxiliar na investigação do crime que tem sinas de execução.

Via Blog do Valente

Compartilhe
CONTINUE LENDO

Mais Lidas