conecte-se conosco




MUNICÍPIOS

Promessa do boxe de Conceição do Almeida alimenta esperança de ouro olímpico

Publicado

em

O interesse de Keno Machado pelo boxe surgiu despretensiosamente, mas se tornou coisa séria e lhe garantiu passagem para ir até o outro lado do mundo. O jovem pugilista criado em Conceição do Almeida, no Recôncavo Baiano, é um dos sete representantes do boxe brasileiro nas Olimpíadas de Tóquio. Ele irá competir na categoria até 81 quilos e pode fazer com que a Bahia, pela segunda Olimpíada seguida, ganhe uma medalha no esporte.

Também conhecido como Keno Marley, leva o segundo nome como referência ao famoso cantor de reggae, o que surgiu como uma ideia do irmão Diego. “Ele gostava muito de Bob Marley, da ideologia, e quando Diego sugeriu, minha mãe gostou do nome”, revela o atleta de 20 anos. Nascido em Sapeaçu, também no Recôncavo, e criado ao lado dos três irmãos mais velhos em Conceição do Almeida, Keno é atleta da seleção olímpica desde 2018, ano em que conquistou a medalha de ouro nos Jogos Olímpicos da Juventude. A trajetória no esporte começou alguns anos antes disso – uma década atrás, para ser mais específico.

Caminho até Tóquio

A influência dos irmãos na vida de Keno é evidente. Se um deles foi quem o batizou, outro foi diretamente responsável pela entrada no boxe. Em 2011, quando tinha 11 anos de idade, o baiano fazia parte do movimento escoteiro na sua cidade e foi chamado pelo irmão para assistir a uma aula de boxe. “Ele fazia as aulas e comentava, via filmes, trazia o assunto para dentro de casa, e aí foi despertando interesse”, conta. Depois de assistir, Keno participou de uma aula experimental e nunca mais parou.

Se a entrada no esporte foi despretensiosa, o caminho continuou sendo, segundo ele. Inicialmente, treinava sem visar a nenhum grande objetivo, mas as lutas internas na companhia começaram a surgir e Keno começou a tomar gosto. Em 2013, recebeu o convite para participar do campeonato paulista pela equipe Tony Boxe e saiu vencedor. O bom resultado no torneio ajudou na decisão de se mudar para a maior cidade do país no fim daquele mesmo ano.

Seleção olímpica

O baiano continuou a subir degraus na modalidade e foi conseguindo resultados cada vez mais relevantes. Em 2016, no campeonato brasileiro, foi campeão na categoria Cadete e começou a chamar atenção da comissão técnica da seleção brasileira olímpica. Foi em 2017 que veio a primeira convocação para a equipe juvenil e em 2018 a verdadeira consolidação.

“Tive um ano muito bom”, relembra o garoto. Em Buenos Aires, capital argentina, Keno subiu ao lugar mais alto do pódio nos Jogos Olímpicos da Juventude. Naquela altura, competia na categoria até 75kg e venceu o argelino Farid Douibi. Foi apenas o segundo brasileiro da história a conseguir tal feito (David Lourenço foi campeão em 2010).

Consolidando sua presença na seleção adulta, da qual faz parte desde aquele mesmo 2018, representou o Brasil nos Jogos Pan-Americanos de Lima, no Peru, em 2019. Com 19 anos, chegou à final da categoria 81kg, a que está até hoje, contra Julio Cesar La Cruz Peraza, cubano campeão olímpico em 2016. O experiente lutador saiu vencedor da luta, e o Brasil ficou com a prata da categoria.

A medalha é motivo de orgulho para o lutador baiano. “Sabia que poderia ter bons resultados. Passei para a classe adulta em 2018, estava muito bem preparado e, no Pan, tinha convicção de que poderia chegar na final”, afirma.

Com os bons resultados conquistados ainda com pouca idade, o pugilista não deixa de reconhecer suas valências. “Sou um atleta que visa muito a técnica, porque sou muito alto, o que é uma vantagem na categoria. Aspecto técnico vai aprimorando a cada treino e acho que, por isso, posso fazer sim a final olímpica”, projeta um dos sete representantes brasileiros da modalidade. A classificação para Tóquio veio após o cancelamento do Pré-Olímpico das Américas, e o ranking passou a determinar quem iria para os Jogos no Japão. Keno foi um dos contemplados.

Sem querer projetar uma profissionalização por enquanto, o que fez Robson Conceição após ganhar o ouro olímpico em 2016, Keno deixa claro que o objetivo do ano é a Olimpíada, e que novas metas serão pensadas depois. “Será uma Olimpíada diferente, até pelo momento que o mundo vive, mas o fato de estar lá é muito importante. É um sonho de todo atleta olímpico”, relata. “Estou vivendo um momento muito bom no (boxe) olímpico, tenho bastante tempo, quem sabe uma segunda, terceira Olimpíada”, completa.

FICHA
Nome: Keno Marley Machado
Idade: 20 anos
Modalidade: Boxe (categoria até 81 kg)
Cidade de origem: Sapeaçu/Conceição do Almeida
Olimpíadas disputadas: Nenhuma

Compartilhe
CONTINUE LENDO

MUNICÍPIOS

Gildo Baleia lança pré-candidatura a prefeito de São Félix

Baleia falou da alegria em sentir o calor da população que clama por mudança.

Compartilhe

Publicado

em

Foto: divulgação

Na última quinta-feira, 25, o empresário Gildo Baleia lançou a sua pré-candidatura a prefeito no município de São Félix pelo PSD.

O evento contou com a participação do deputado federal Diego Coronel, do deputado estadual Ângelo Coronel Filho, o prefeito de Cruz das Almas Ednaldo Ribeiro, vereadores, lideranças políticas e a população que lotou o espaço do Clube Renascer.

Com o apoio dos senadores Ângelo Coronel e Otto Alencar, recentemente Baleia anunciou uma união com o atual vice-prefeito Bartinho, que garantiram a população que “São Félix merece e precisa ser governada por um filho da terra e que mude o cenário de retrocesso que o município enfrenta”, pontuaram.

Baleia falou da alegria em sentir o calor da população que clama por mudança. “Em todas as comunidades que visitamos percebemos esse sentimento dos munícipes. Eles dizem que não aguentam mais enfrentar esse coronelismo que acha que a população é massa de manobra, que devem aceitar tudo. Vamos mudar essa história, vamos dar vez e voz a esse povo tão sofrido. Não me refiro apenas a Baleia e Bartinho, mas aos vereadores, as lideranças e cada cidadão sanfelixta que irá participar com a gente da gestão em caso da confirmação da nossa vitória”, finalizou.

Compartilhe
CONTINUE LENDO

MUNICÍPIOS

Acidente entre micro-ônibus e caminhonete deixa 20 feridos na BR-242, em Barreiras

Pelo menos 7 pessoas estão internadas, em estado grave, em unidades de saúde da região oeste do estado.

Compartilhe

Publicado

em

Foto: Marlon Ferraz/ Blog Braga

Vinte pessoas ficaram feridas em um acidente envolvendo um micro-ônibus e uma caminhonete na BR-242, em Barreiras, no oeste da Bahia. De acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), a batida aconteceu na manhã desta sexta-feira (26) e pelo menos cinco vítimas estão em estado grave.

O micro-ônibus saiu de Luís Eduardo Magalhães e trafegava sentido Barreiras, cidade que fica a 90,8 km de distância do município de onde partiu. Durante a viagem, o motorista perdeu o controle do veículo, invadiu a contramão e bateu de frente com a caminhonete. A pista estava molhada e, com o impacto, o ônibus tombou. Os dois veículos ficaram destruídos e atravessados na pista após o acidente.

Foram necessárias oito ambulâncias do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência de Luís Eduardo Magalhães para prestar socorro aos feridos. Eles foram levados para unidades de saúde da região:

Hospital do Oeste
Total de atendidos: 8
Estados de saúde: 4 em estado grave e 4 em estado moderado

Unidade de Pronto Atendimento Luís Eduardo Magalhães
Total de atendidos: 8
Estados de saúde: 3 pacientes em estado delicado e 5 com ferimentos leves

A PRF não deu informações sobre os outros quatro feridos, que não foram levados para o Hospital do Oeste, nem para a UPA de Luís Eduardo Magalhães.

Também não há detalhes sobre quantos feridos viajavam no ônibus e no carro no momento da colisão.

A pista precisou ficar interditada entre 8h20 e 10h20, quando os veículos foram retirados do local. Após a retirada, o trânsito voltou a fluir normalmente.

Conteúdo G1

Compartilhe
CONTINUE LENDO

MUNICÍPIOS

Van que transportava pacientes de Sapeaçu se envolve em acidente na BR-101

As causas do acidente são desconhecidas.

Compartilhe

Publicado

em

Um acidente envolvendo uma van foi registrado na madrugada desta sexta-feira, 26, na BR-101, entre os municípios de Governador Mangabeira e Muritiba.

De acordo com informações, o veículo transportava cerca de 10 pacientes do município de Sapeaçu para realizarem consultas médicas na capital baiana, quando acabou capotando e descendo em uma ribanceira às margens da rodovia.

Os feridos foram socorridos por equipes do SAMU e encaminhados para Unidades de Saúde da região. As causas do acidente são desconhecidas.

FORTE NA NOTÍCIA

Compartilhe
CONTINUE LENDO

Mais Lidas