conecte-se conosco




CRUZ DAS ALMAS

São José Operário é oficializado como Padroeiro da Paróquia da Coplan

O anúncio foi realizado pelo Bispo Diocesano, Dom Antonio Tourinho Neto.

Compartilhe

Publicado

em

Foto: divulgação

A Paróquia São José, localizada na Coplan, em Cruz das Almas, passa a ser chamada de Paróquia São José Operário. O decreto de definição de padroeiro foi publicado na última segunda-feira, 1º de maio. O anúncio foi realizado pelo Bispo Diocesano, Dom Antonio Tourinho Neto, durante a Missa festiva celebrada na Igreja Matriz.

Segundo Dom Tourinho, a decisão foi tomada, considerando que a festa da Paróquia desde a sua origem é celebrada no dia 1º de maio, data em que a Igreja celebra o título de “Operário” atribuído a São José.

“A Igreja deu um cunho cristão ao dia do trabalho para proclamar o real valor do trabalho, aprovar e bendizer a ação das classes trabalhadoras na luta que, em alguns países, prosseguem para obter maior justiça e liberdade”, disse.

A Festa de São José Operário existe desde 1955, quando o Papa Pio XII instituiu a data para dar um protetor aos trabalhadores, uma vez que todas as nações celebram tal comemoração no dia 1º de maio.

“Com este título queremos que esta Comunidade Cristã seja modelo de evangelização e missão através do empenho pela justiça comum e igualdade para todos, e que os trabalhadores que frequentam a Paróquia encontrem socorro em meios às labutas e desafios que possam aparecer em suas atividades laborais”, finalizou o Bispo.

Sobre a Paróquia São José Operário

A Paróquia São José foi criada pelo Cardeal Dom Geraldo Majella Agnelo, em 10 de outubro de 2010, desmembrada da Paróquia Nossa Senhora do Bom Sucesso. O Pe. Antônio Rebouças Santana foi o seu primeiro pároco, onde permaneceu por 10 anos. Em 7 de abril de 2021, o Pe. João Carlos Pestana foi empossado como segundo pároco. A partir de 1º de maio de 2023, através da promulgação do decreto de Dom Antonio Tourinho Neto, Bispo Dioicesano de Cruz das Almas, a Comunidade passou a ser chamada Paróquia São José Operário.

Localização: Forania 1, Bairro Coplan, município de Cruz das Almas.

Dia do Padroeiro: 1º de maio.

Pároco: Pe. João Carlos dos Santos Pestana

Diáconos: Renato Santa Rita e Ricardo Santana Santos

Comunidades no território paroquial:

São José (Matriz); São Roque (Assembleia); São Cosme e Damião (Baixa Toquinha); Deus Menino de Praga (Itapicuru); São Paulo Apóstolo (Loteamento Garcia – Cajá); Nossa Senhora do Rosário (Vilarejo / Bugalha); São Roque (Bebe Água); São Benedito (Boca da Mata I); Nossa Senhora Aparecida (Boca da Mata II); Santo Antônio (Capivari); Nossa Senhora da Conceição (Embira); São Benedito (Engenho da Lagoa); Santo Antônio (Lagoa do Cedro); ; São Benedito (Lagoa Grande); Santa Rita (Lisboa I); Nossa Senhora da Ajuda (Lisboa II); São Pedro (Ponto Certo); Nossa Senhora Aparecida (Piabas); Bom Jesus (Ponto Certo); Nossa Senhora Aparecida (Pumba I); Senhor do Bonfim (Pumba II); Sagrado Coração (Rebouças); Nossa Senhora Aparecida (Tereza Ribeiro); Cristo Rei (Tiririca); Santa Teresinha (Umbaubeira).

PASCOM

Compartilhe

CRUZ DAS ALMAS

Cruz das Almas: após quase 2 meses paralisada, obra de requalificação do Espaço do São João é retomada

O local será completamente transformado.

Compartilhe

Publicado

em

Após quase 2 meses paralisada, a obra de requalificação do Espaço do São João de Cruz das Almas foi retomada neste sábado, 27.

Em entrevista ao Forte na Notícia, o prefeito Ednaldo Ribeiro afirmou que a empresa responsável pela obra vai trabalhar intensamente para entregar o espaço a tempo para a festa. “A empresa disse que vai triplicar o número de funcionários e estender o horário de trabalho. Eu tenho certeza que a gente vai conseguir entregar essa obra no período do São João”, disse.

O local será completamente transformado, recebendo melhorias significativas, acessibilidade, piso intertravado, estrutura de pergolado de madeira, arborização, bancos, estacionamento, parque infantil, área pet, área de convivência, paisagismo, entre outros, tornando-se um ponto de lazer permanente para a população.

FORTE NA NOTÍCIA

Compartilhe
CONTINUE LENDO

CRUZ DAS ALMAS

Cruz das Almas: mulher fica ferida após acidente com moto na Av. Getúlio Vargas

A mulher foi encaminhada para a Unidade de Pronto Atedneimtno (UPA).

Compartilhe

Publicado

em

Uma mulher, que não teve a identidade divulgada, ficou ferida após acidente com moto na manhã deste sábado, 27, na Avenida Getúlio Vargas, em Cruz das Almas.

De acordo com testemunhas, a motociclista acabou perdendo o controle da direção após a corrente da motocicleta soltar.

A mulher foi encaminhada para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA), onde permanece em observação médica.

FORTE NA NOTÍCIA

Compartilhe
CONTINUE LENDO

CRUZ DAS ALMAS

Prefeitura de Cruz das Almas vai substituir toda a iluminação da cidade por luminárias de LED

O investimento total, que será amortizado ao longo de cinco anos, será de pouco mais de 23 milhões.

Compartilhe

Publicado

em

Foto: divulgação

A Prefeitura de Cruz das Almas, por meio da Secretaria de Serviços Públicos, anunciou esta semana que dará um banho de luz em toda a cidade, abrangendo as áreas urbanas e rurais. O projeto inclui a substituição de toda a iluminação comum por luminárias de LED.

“A nossa cidade já merecia esse cuidado há muito tempo. Estamos trazendo mais modernidade para Cruz das Almas, que agora terá suas ruas, avenidas e comunidades rurais muito bem iluminadas. Estou muito feliz em executar mais esse compromisso do nosso plano de governo”, comemorou o prefeito Ednaldo, destacando ainda que o projeto contribuirá para a redução dos custos com o consumo de energia pública em cerca de 60%.

Segundo o prefeito, após a ordem de serviço, todo o trabalho de substituição das lâmpadas antigas por luminárias de LED e a instalação de novos pontos de iluminação pública deverá ser concluído em no máximo 90 dias.

O investimento total, que será amortizado ao longo de cinco anos, será de pouco mais de 23 milhões. Durante este período, a empresa responsável pelo serviço também se encarregará de toda a manutenção dos equipamentos, assegurando seu pleno funcionamento.

Atualmente, o município gasta, em média, 160 mil reais mensais com manutenção e pouco mais de 220 mil reais com a taxa de iluminação pública. Com o projeto, o município passará a pagar 300 mil reais mensais à empresa responsável pela implantação do projeto e reduzirá a conta de energia em mais de 60%. Após os cinco anos, toda a cidade continuará iluminada com luminárias de LED e pagará uma taxa de iluminação pública 60% mais barata. “Isso é planejamento, é trabalhar pensando no futuro, é trabalhar com responsabilidade e visando economia para os cofres públicos”, concluiu o prefeito Ednaldo.

ASCOM

Compartilhe
CONTINUE LENDO

Mais Lidas