conecte-se conosco




MUNICÍPIOS

Tradicional festa da Boa Morte começa neste sábado em Cachoeira

Evento é realizado há mais de dois séculos e volta a receber público após dois anos, por causa da pandemia de Covid-19.

Compartilhe

Publicado

em

Foto: Jomar Lima / Arquivo Pessoal

Começou neste sábado (13) e segue até o próximo dia 17 a Festa de Nossa Senhora da Boa Morte, uma das celebrações religiosas mais importantes da Bahia. Após dois anos sem público, por causa da pandemia, este ano a cidade de Cachoeira, no recôncavo baiano, volta a receber milhares de visitantes, de várias partes do Brasil e do mundo, ávidos por conhecer a tradição que já dura mais de 200 anos.

A Irmandade da Nossa Senhora da Boa Morte é uma confraria religiosa afro-católica que, na sua origem, e por muito tempo, foi responsável pela alforria de inúmeros escravos. Atualmente, a missão social do grupo é voltada para a educação, principalmente.

A festa da Boa Morte acontece sempre em agosto, mês dedicado à Nossa Senhora. O evento é considerado Patrimônio Imaterial da Bahia desde 2010.

A programação começa com uma missa, seguida pela saída do corpo de Nossa Senhora da Boa Morte da Capela de Nossa Senhora D’ajuda, em procissão pela cidade. O cortejo desta noite é composto por mulheres da secular Irmandade da Boa Morte, que percorrem as ruas segurando velas, vestidas em trajes de gala na cor branca – que representa uma passagem pacífica nas religiões afro-brasileiras.

A abertura é o considerada como o dia das “irmãs falecidas”. Na missa, as participantes lembram os nomes das ancestrais e incensam o ambiente em torno da imagem de Nossa Senhora morta. Depois, saem em procissão, carregando a imagem sobre um andor rumo à Igreja matriz de Nossa Senhora do Rosário.

No percurso, elas param apenas uma vez, em frente à casa “estrela”, de número 41, onde funcionou primeira sede da irmandade. Depois é servida uma ceia, com alimentos que não levam azeite de dendê, nem pimenta. Tudo que vai à mesa é branco, como arroz, pão e diversos tipos de peixe.

No domingo (14), elas participam de uma outra missa seguida de procissão, que representa o enterro de Nossa Senhora da Boa Morte. Nesta ocasião, as mulheres estão enlutadas e vestem peças nas cores preta e branca – exceto as “irmãs de bolsa”, que se vestem branco em todos os dias festivos.

Conteúdo G1

Compartilhe
CONTINUE LENDO

MUNICÍPIOS

Acidente entre micro-ônibus e caminhonete deixa 20 feridos na BR-242, em Barreiras

Pelo menos 7 pessoas estão internadas, em estado grave, em unidades de saúde da região oeste do estado.

Compartilhe

Publicado

em

Foto: Marlon Ferraz/ Blog Braga

Vinte pessoas ficaram feridas em um acidente envolvendo um micro-ônibus e uma caminhonete na BR-242, em Barreiras, no oeste da Bahia. De acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), a batida aconteceu na manhã desta sexta-feira (26) e pelo menos cinco vítimas estão em estado grave.

O micro-ônibus saiu de Luís Eduardo Magalhães e trafegava sentido Barreiras, cidade que fica a 90,8 km de distância do município de onde partiu. Durante a viagem, o motorista perdeu o controle do veículo, invadiu a contramão e bateu de frente com a caminhonete. A pista estava molhada e, com o impacto, o ônibus tombou. Os dois veículos ficaram destruídos e atravessados na pista após o acidente.

Foram necessárias oito ambulâncias do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência de Luís Eduardo Magalhães para prestar socorro aos feridos. Eles foram levados para unidades de saúde da região:

Hospital do Oeste
Total de atendidos: 8
Estados de saúde: 4 em estado grave e 4 em estado moderado

Unidade de Pronto Atendimento Luís Eduardo Magalhães
Total de atendidos: 8
Estados de saúde: 3 pacientes em estado delicado e 5 com ferimentos leves

A PRF não deu informações sobre os outros quatro feridos, que não foram levados para o Hospital do Oeste, nem para a UPA de Luís Eduardo Magalhães.

Também não há detalhes sobre quantos feridos viajavam no ônibus e no carro no momento da colisão.

A pista precisou ficar interditada entre 8h20 e 10h20, quando os veículos foram retirados do local. Após a retirada, o trânsito voltou a fluir normalmente.

Conteúdo G1

Compartilhe
CONTINUE LENDO

MUNICÍPIOS

Van que transportava pacientes de Sapeaçu se envolve em acidente na BR-101

As causas do acidente são desconhecidas.

Compartilhe

Publicado

em

Um acidente envolvendo uma van foi registrado na madrugada desta sexta-feira, 26, na BR-101, entre os municípios de Governador Mangabeira e Muritiba.

De acordo com informações, o veículo transportava cerca de 10 pacientes do município de Sapeaçu para realizarem consultas médicas na capital baiana, quando acabou capotando e descendo em uma ribanceira às margens da rodovia.

Os feridos foram socorridos por equipes do SAMU e encaminhados para Unidades de Saúde da região. As causas do acidente são desconhecidas.

FORTE NA NOTÍCIA

Compartilhe
CONTINUE LENDO

MUNICÍPIOS

Câmera de segurança flagra acidente entre carro e caminhão na BR-101, em Santo Antônio de Jesus

Acidente aconteceu na manhã desta quinta-feira, 25.

Compartilhe

Publicado

em

Na manhã desta quinta-feira, 25, uma câmera de segurança de um estabelecimento comercial flagrou o mmento de uma colisão envolvendo um caminhão e um carro de passeio na BR-101, trecho de Santo Antônio de Jesus.

Nas imagens é possível observar o momento em que o carro sai da área de um posto de combustíveis e acaba endo atingido pelo veículo de carga.

Uma pessoa ficou ferida e foi socorrida por uma equipe do SAMU para o Hospital Regional (HRSAJ), mas seu estado de saúde não foi revelado.

FORTE NA NOTÍCIA

Compartilhe
CONTINUE LENDO

Mais Lidas