conecte-se conosco




CRUZ DAS ALMAS

UFRB celebra convênio com a SEC-BA para a realização de estágios em escolas estaduais

Publicado

em

A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) assinou convênio com a Secretaria de Educação do Estado da Bahia (SEC-BA), nesta última sexta, dia 10, para a realização de estágios obrigatórios não remunerados para formação dos graduandos em cursos de Licenciatura da instituição.

Participaram do ato, o reitor da UFRB, professor Fábio Josué Santos, o secretário de Educação, Jerônimo Rodrigues, o coordenador de Programas e Projetos Estratégicos da SEC-BA, Marcius Gomes, e o coordenador de Articulação entre Educação Superior e Educação Básica para os Complexos Integrados de Educação (CIEs), Robson Costa.

A vigência é de cinco anos a partir da assinatura do convênio e vale até 2026, sendo possível a sua prorrogação por termo aditivo.

O objetivo do convênio reforça, principalmente, o compromisso institucional da UFRB com a formação de professores e a capilaridade geográfica dos cursos de licenciaturas, localizados nos Campi inseridos nos territórios de identidade Recôncavo, Vale do Jiquiriçá e Portal do Sertão.

O reitor da UFRB, Fábio Josué, disse que a ação chega para estabelecer uma relação ainda mais forte entre a universidade e as escolas. “Celebramos uma ação extremamente importante, que vai facilitar uma relação direta com os nossos cursos de graduação e escolas estaduais. Até então, a realização de estágio necessitava de um convênio específico com cada escola e, com esse instrumento, conseguimos fazer a parceria de forma única, celebrando a possibilidade dos estágios ocorrerem em todas escolas e isso facilita muito do ponto de vista burocrático”.

Para a pró-reitora de Graduação, Karina Cordeiro, o convênio, ora celebrado, amplia a segurança de aspectos formais para a atuação da comunidade discente nos estágios voltados à formação docente, afinal: “é preciso lembrar que aproximadamente 33% de nossos estudantes estão vinculados aos cursos de licenciaturas, o que demonstra a relevância desse ato interinstitucional que também caracteriza, pelo ineditismo, o elevado diálogo entre a UFRB e a SEC-BA, que tem viabilizado parcerias importantes com nossa Universidade”.

Para o secretário da Educação, Jerônimo Rodrigues, a iniciativa qualifica ainda mais a formação dos futuros professores e ajuda no desenvolvimento das comunidades escolares. “Estamos fortalecendo a relação entre a Educação Superior com a Educação Básica. Vale lembrar que uma não existe sem a outra. A formação base de nossos professores está nas universidades, então com este convênio a UFRB e escolas estaduais vai poder estreitar essa relação de forma alinhada e combinada”.

A concepção formativa e educativa do estágio nos cursos de Licenciatura da UFRB busca favorecer a aprendizagem pela práxis, articulando a educação oferecida nos cursos às diferentes possibilidades de formação disponibilizadas em campos de prática no mundo do trabalho, ou seja, as escolas, locais onde o aluno exercerá suas atividades na busca de enfrentamento do desafio de “aprender a fazer”.

Cursos atendidos

Em todos os Centros de Ensino da UFRB são ofertados cursos de licenciatura, o que evidencia o caráter institucional e a valorização da formação de professores como ação prioritária da Universidade. Em Cruz das Almas, no Centro de Ciências Agrárias, Ambientais e Biológicas (CCAAB) é ofertada a licenciatura em Biologia; e no Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas (CETEC) a licenciatura em Matemática na modalidade Educação a Distância.

Em Feira de Santana, no Centro de Ciência e Tecnologia em Energia e Sustentabilidade (CETENS) é ofertada a licenciatura em Educação do Campo com Habilitações em Matemática e Ciências.

Em Cachoeira, o Centro de Humanidades, Artes e Letras (CAHL) tem as licenciaturas em Artes Visuais, em Ciências Sociais e em História. Em Santo Amaro, o Centro de Cultura, Linguagens e Tecnologias Aplicadas (CECULT) oferta as licenciaturas em Música Popular Brasileira e Interdisciplinar em Artes.

Em Amargosa, o Centro de Formação de Professores (CFP) oferta as licenciaturas em Educação do Campo: Ciências Agrárias, em Educação Física, em Filosofia, em Física, em Libras/Letras/Língua Estrangeira, em Matemática, em Pedagogia e em Química.

Compartilhe

CRUZ DAS ALMAS

Cruz das Almas: após quase 2 meses paralisada, obra de requalificação do Espaço do São João é retomada

O local será completamente transformado.

Compartilhe

Publicado

em

Após quase 2 meses paralisada, a obra de requalificação do Espaço do São João de Cruz das Almas foi retomada neste sábado, 27.

Em entrevista ao Forte na Notícia, o prefeito Ednaldo Ribeiro afirmou que a empresa responsável pela obra vai trabalhar intensamente para entregar o espaço a tempo para a festa. “A empresa disse que vai triplicar o número de funcionários e estender o horário de trabalho. Eu tenho certeza que a gente vai conseguir entregar essa obra no período do São João”, disse.

O local será completamente transformado, recebendo melhorias significativas, acessibilidade, piso intertravado, estrutura de pergolado de madeira, arborização, bancos, estacionamento, parque infantil, área pet, área de convivência, paisagismo, entre outros, tornando-se um ponto de lazer permanente para a população.

FORTE NA NOTÍCIA

Compartilhe
CONTINUE LENDO

CRUZ DAS ALMAS

Cruz das Almas: mulher fica ferida após acidente com moto na Av. Getúlio Vargas

A mulher foi encaminhada para a Unidade de Pronto Atedneimtno (UPA).

Compartilhe

Publicado

em

Uma mulher, que não teve a identidade divulgada, ficou ferida após acidente com moto na manhã deste sábado, 27, na Avenida Getúlio Vargas, em Cruz das Almas.

De acordo com testemunhas, a motociclista acabou perdendo o controle da direção após a corrente da motocicleta soltar.

A mulher foi encaminhada para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA), onde permanece em observação médica.

FORTE NA NOTÍCIA

Compartilhe
CONTINUE LENDO

CRUZ DAS ALMAS

Prefeitura de Cruz das Almas vai substituir toda a iluminação da cidade por luminárias de LED

O investimento total, que será amortizado ao longo de cinco anos, será de pouco mais de 23 milhões.

Compartilhe

Publicado

em

Foto: divulgação

A Prefeitura de Cruz das Almas, por meio da Secretaria de Serviços Públicos, anunciou esta semana que dará um banho de luz em toda a cidade, abrangendo as áreas urbanas e rurais. O projeto inclui a substituição de toda a iluminação comum por luminárias de LED.

“A nossa cidade já merecia esse cuidado há muito tempo. Estamos trazendo mais modernidade para Cruz das Almas, que agora terá suas ruas, avenidas e comunidades rurais muito bem iluminadas. Estou muito feliz em executar mais esse compromisso do nosso plano de governo”, comemorou o prefeito Ednaldo, destacando ainda que o projeto contribuirá para a redução dos custos com o consumo de energia pública em cerca de 60%.

Segundo o prefeito, após a ordem de serviço, todo o trabalho de substituição das lâmpadas antigas por luminárias de LED e a instalação de novos pontos de iluminação pública deverá ser concluído em no máximo 90 dias.

O investimento total, que será amortizado ao longo de cinco anos, será de pouco mais de 23 milhões. Durante este período, a empresa responsável pelo serviço também se encarregará de toda a manutenção dos equipamentos, assegurando seu pleno funcionamento.

Atualmente, o município gasta, em média, 160 mil reais mensais com manutenção e pouco mais de 220 mil reais com a taxa de iluminação pública. Com o projeto, o município passará a pagar 300 mil reais mensais à empresa responsável pela implantação do projeto e reduzirá a conta de energia em mais de 60%. Após os cinco anos, toda a cidade continuará iluminada com luminárias de LED e pagará uma taxa de iluminação pública 60% mais barata. “Isso é planejamento, é trabalhar pensando no futuro, é trabalhar com responsabilidade e visando economia para os cofres públicos”, concluiu o prefeito Ednaldo.

ASCOM

Compartilhe
CONTINUE LENDO

Mais Lidas