conecte-se conosco




CRUZ DAS ALMAS

UFRB discute impactos do desastre de óleo no litoral da Bahia

Publicado

em

A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) promoveu nesta terça-feira, dia 17, no campus Cruz das Almas, o Seminário “Os impactos do desastre do óleo no litoral da Bahia”, com a presença de pesquisadores, professores, técnicos administrativos, estudantes e integrantes de movimentos sociais.

Os palestrantes Miguel da Costa Accioly (UFBA); Francisco Kelmo Oliveira dos Santos (UFBA); Jorge Antônio Gonzaga Santos (UFRB); Sérgio Fernandes Freitas (ICMBIO); o defensor público da União, Vladimir Correia e a coordenadora da Articulação Nacional das Mulheres Pescadoras e mestre em Sustentabilidade, Elionice Conceição Sacramento (UnB), explicaram a situação e os impactos do desastre ambiental do óleo nas comunidades ribeirinhas do litoral baiano.

Segundo o pró-reitor de Pesquisa, Pós-Graduação, Criação e Inovação (PPGCI), Maurício Ferreira, a realização do seminário produz “um debate qualificado” sobre o tema, envolvendo as áreas de pesquisa e extensão, dentro dos territórios nos quais a UFRB está inserida.

O pesquisador e biólogo Kelmo Oliveira informou que desenvolve, desde 1995, uma pesquisa mapeando as espécies invertebradas nos recifes de corais nas praias do Forte, Itacimirim, Guarajuba e Abaí – uma extensão de vinte quilômetros. Segundo ele, o impacto do óleo nos recifes de corais fez com que houvesse uma redução de 46,88% no número de espécies invertebradas.

Outra consequência foi a perda de diversidade das espécies – de 88 para 47 indivíduos catalogados pelo Grupo de Estudos em Ecologia Marinha e Costeira (Geemco), liderado por ele. “Houve perda de patrimônio natural: redução no número de animais, redução na diversidade de animais e aumento as doenças/mortalidade dos corais”, informa Kelmo.

Compartilhe
CONTINUE LENDO

CRUZ DAS ALMAS

Contas de 2022 do prefeito Ednaldo Ribeiro são aprovadas por unanimidade pelo TCM

Em sua rede social, o prefeito Ednaldo Ribeiro comemorou a aprovação.

Compartilhe

Publicado

em

Foto: Divulgação

O Tribunal de Contas dos Municípios (TCM) aprovou por unanimidade as contas do exercício de 2022 da Prefeitura de Cruz das Almas, na gestão do prefeito Ednaldo Ribeiro, destacando a administração da cidade por sua eficiência e transparência fiscal.

Após a divulgação dos resultados, o prefeito expressou sua satisfação com a aprovação. “A aprovação do TCM é uma prova do nosso compromisso com a gestão responsável e transparente dos recursos da nosa cidade”, afirmou.

A aprovação unânime das contas pelo TCM é vista como um selo de boa administração, indicando que o prefeito não só cumpriu com todas as normas e regulamentos estabelecidos, mas também administrou os recursos públicos de maneira eficaz, com um planejamento responsável.

O prefeito também reiterou o compromisso de continuar a trabalhar com o mesmo rigor, priorizando sempre a transparência e o respeito pelo dinheiro público.

FORTE NA NOTÍCIA

Compartilhe
CONTINUE LENDO

CRUZ DAS ALMAS

Cruz das Almas: mulher é flagrada furtando mercadorias na Cofel

A mulher foi presa em flagrante pela Polícia Militar.

Compartilhe

Publicado

em

No início da tarde desta terça-feira, 30, uma mulher foi presa furtando produtos na loja Cofel no centro de Cruz das Almas.

De acordo com informações repassadas ao Forte na Notícia, essa não é a primeira vez em que a suspeita é flagrada furtando mercadorias no referido estabelecimento, que é considerado o maior em departamentos da região.

A mulher foi presa em flagrante pela Polícia Militar e encaminhada para a Delegacia Territorial.

FORTE NA NOTÍCIA

Compartilhe
CONTINUE LENDO

CRUZ DAS ALMAS

Terreno baldio que era utilizado pela 33ª CIRETRAN é atingido por incêndio em Cruz das Almas

As causas do incêndio são desconhecidas.

Compartilhe

Publicado

em

O terreno baldio que servia de depósito de veículos apreendidos da 33ª CIRETRAN, no bairro da Suzana, em Cruz das Almas foi atingido por um incêndio na tarde desta segunda-feira, 29.

De acordo com uma leitora do Forte na Notícia, por conta da densa fumaça provocada pelo fogo diversos moradores acabaram passando mal e alguns necessitaram de atendimento médico.

Uma equipe do Corpo de Bombeiros Militar foi acionada e conseguiu debelar as chamas que ameaçavam atingir as residências mais próximas. As causas do incêndio são desconhecidas.

FORTE NA NOTÍCIA

Compartilhe
CONTINUE LENDO

Mais Lidas