conecte-se conosco



MUNICÍPIOS

Decisão judicial libera ‘guerra de espadas’ em ruas de Senhor do Bonfim

A advogada dos espadeiros, Camila Machado, levantou questionamentos, que serviram para enaltecer a importância histórica da “guerra de espadas” para os moradores locais.

Compartilhe

Publicado

em

No Nordeste Brasileiro, a guerra de espadas é uma tradição e geralmente ocorre durante as festas juninas nas cidades do Recôncavo Baiano como Cruz das Almas, Muritiba e Governador Mangabeira. Nesta quinta-feira (23), adeptos do ritual junino poderão realizar a disputa em três ruas do município Senhor do Bonfim, localizado centro-norte da Bahia, após uma decisão do Tribunal de Justiça do Estado (TJ-BA).                                         

No texto apresentado nesta quarta-feira (22), o Juiz de Direito  1º substituto da Vara Criminal de Senhor do Bonfim, Tardelli Boaventura, ressaltou que “Ante o exposto, com fundamento no art. 649 do Código de Processo Penal, CONCEDO em parte a ordem requerida, para determinar que as autoridades policiais civis e militares se abstenham de prender em flagrante pessoas que estejam, no dia 23 de junho de 2022, portando ou empregando o uso do artefato conhecido como “espada” nas ruas que costumam ser palco do evento: ruas Costa Pinto, Júlio Silva e Barão de Cotegipe, na cidade de Senhor do Bonfim”.

Para justificar a necessidade da liberação do evento tradicional, a advogada dos espadeiros, Camila Machado, levantou questionamentos, que serviram para enaltecer a importância histórica da “guerra de espadas” para os moradores locais. “Como explicar às dezenas, talvez até centenas, de pessoas idosas desta cidade que aquela festa tradicional que elas e os filhos delas sempre participaram agora é crime? Seria possível, a partir de uma nova interpretação das normas legais, feita por alguns agentes do Estado, enquadrar um evento histórico desse como uma ação criminosa?”, perguntou Camila.

Compartilhe
CONTINUE LENDO

MUNICÍPIOS

SAJ: 60% dos testes de Covid feitos em laboratórios particulares dão positivo

O secretário de Saúde, Dr. Leonel, já havia comentado a possibilidade de aumento de casos após o São João, salientando que a secretaria estará pronta para qualquer eventualidade.

Compartilhe

Publicado

em

Foto: Reprodução / Blog do Valente

O fluxo de pessoas no Pronto Atendimento para Covid de Santo Antônio de Jesus, aumentou após o São João. A prefeitura, no entanto, ainda não divulgou o boletim oficial esta semana.

O Blog do Valente, parceiro do Bahia Notícias, fez um levantamento com três dos principais laboratórios particulares da cidade que informaram que em média de 10 pessoas que têm procurado os locais para teste, ao menos seis testam positivo. Os laboratórios informaram também que cresceu muito a busca por testes.

O secretário de Saúde, Dr. Leonel, já havia comentado a possibilidade de aumento de casos após o São João, salientando que a secretaria estará pronta para qualquer eventualidade.

“No São João vai ser uma aglomeração muito grande. Vamos receber pessoas de várias cidades, do Estado todo e até de fora do Estado. Mas não temos leitos da Covid ocupados e os casos estão leves. Isso está nos deixando de certa forma confortáveis. Mas estamos monitorando dia-a-dia. Testamos todas as pessoas que nos procuram, e seguimos as pessoas que dão positivo e matemos a vacinação constante”, disse em entrevista ao Blog do Valente no dia 2 de junho.

Dois dias após finalizar as festas juninas, o município de Elísio Medrado, por exemplo,registrou 37 novos casos, conforme boletim da prefeitura. É recomendado que infectados usem máscaras e álcool em gel, além de manter o isolamento.

Bahia Notícias

Compartilhe
CONTINUE LENDO

MUNICÍPIOS

Prefeitura de Muritiba realiza Censo Cultural 2022

O resultado deste mapeamento será usado como base para o desenvolvimento de políticas públicas.

Compartilhe

Publicado

em

A Prefeitura de Muritiba, através da Secretaria Municipal de Cultura, Esportes e Lazer, convida todos os artistas e fazedores de cultura a participarem do Censo Cultural de Muritiba 2022, em cumprimento ao Plano Municipal de Cultura (Lei 1.186/2021), agora de forma presencial.

O objetivo é saber quem somos, onde estamos, o que fazemos e como fazemos. O resultado deste mapeamento será usado como base para o desenvolvimento de políticas públicas e para atender ao Censo Cultural de Muritiba que é a primeira meta do plano Municipal de Cultura de Muritiba 2021-2031.

Nossa equipe estará percorrendo bairros e localidades de Muritiba para desenvolver este trabalho. Confira mais informações no card, e fique atento às nossas redes sociais para as datas e locais específicos do Censo Cultural.

ASCOM

Compartilhe
CONTINUE LENDO

MUNICÍPIOS

Engavetamento envolvendo 4 veículos é registrado na BR-101, em Gov. Mangabeira

Não houve feridos.

Compartilhe

Publicado

em

Um engavetamento envolvendo quatro veículos foi registrado na manhã desta terça-feira, 28, na BR-101, trecho que pertence ao município de Governador Mangabeira.

Por conta da batida, o trânsito ficou lento no local, mas patrulheiros da PRF foram acionados e orientaram os motoristas que trafegavam na região. Não houve feridos. As circunstâncias do engavetamento são desconhecidas.

FORTE NA NOTÍCIA

Compartilhe
CONTINUE LENDO

Mais Lidas

novo